2 de abril de 2017

BOLO DE MAÇÃS E AMÊNDOAS



São como as asas com que voa a liberdade,
é como um rio de água fresca e cristalina,
é uma onda de prazer que nos invade,
é como o riso inocente da menina...
É a carícia de um vento repentino,
é como a onda do mar, molhando a areia,
é como a luz do teu sorriso de menino,
é fascinante como o canto da sereia...
É como força e o poder da tempestade,
é como um raio, esse traço que ilumina,
é invisível ,como a eletricidade,
ela é humana, mas também quase divina.
Nós lutamos por ela, todo dia,
ela é desejo, mas também necessidade,
ela é a sensação que nos vicia,
ela é tão rara, essa tal felicidade...

As minhas noites de domingo são feitas de puro tédio, mas o tédio pode, também, ser uma fonte de inspiração. Hoje eu estou pensando muito na felicidade. Eu gosto quando eu compartilho  a minha felicidade, porque a minha felicidade é o meu  único tesouro que cresce, quando eu compartilho com você.. Rindo, eu estou pensando, também, sobre a sedução da maçã, e a má fama da serpente. Não é raro as pessoas desejarem morder a maçã, mas morderem a serpente. ...risos...
E por falar em maçã, o prato de hoje é um bolo de maçã. Esse bolo é tão delicioso, que eu acredito que ele seja uma definição comestível de felicidade. Boa noite para você, que é feliz! Boa noite para você que também anda correndo atrás da felicidade! Boa noite para você que compartilha felicidade! Boa noite para você que prefere compartilhar um bolo de maçã! Boa noite para você, que morde a maçã e recusa a serpente! Boa noite para você que morde as duas, desde que seja junto com um fatia de torta. ...muitos risos...
Essa receita é portuguesa, e eu agradeço muito a generosidade dos meus irmãos portugueses.


Ingredientes:
6 maçãs
70 gramas de farinha
70 gramas de açucar
20 gramas de margarina
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
100 ml de leite
Uma pitada de sal
Baunilha a gosto.

Gratinado de amêndoas:
100 gramas de amêndoa laminada
1 ovo
3 colheres(sopa) margarina derretida
80 gramas de açúcar

Modo de fazer: Preaqueça o forno a 200 graus C. Bata bem os ovos, adicione o açúcar, e bata até obter uma creme fofo e esbranquiçado. Junte o leite, a baunilha, a margarina derretida, a farinha misturada com o fermento e bata bem, com a batedeira, de preferência,  até obter uma massa homogênea, Descasque as maçãs, retire o miolo e fatie em fatias finas, juntando à massa, imediatamente, para que não oxide. Unte  e enfarinhe uma assadeira retangular média, despeje a massa, espalhe na assadeira, nivele com a espátula e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até  você perceber que as fatias de maçã estão começando a dourar.
Prepare então, o gratinado de amêndoa, batendo o ovo, o açúcar, e a margarina derretida por alguns segundos.Despeje a mistura sobre o bolo e salpique que amêndoas laminadas. Leve ao forno por mais 10 minutos, mais ou menos, para que as amêndoas fiquem douradas. Sirva frio. A textura macia e fresca das maçãs, em perfeita harmonia com o quente e crocante sabor das amêndoas, fazem desse bolo, uma tentação maior do que a maçã da Eva. ...risos...

Fonte e foto:  http://amoresabores.blogs.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário