17 de janeiro de 2021

MOLHO BORDELAISE





É como um tsunami que chega de repente,
invadindo o meu peito, como uma inundação,
é a onda que me leva com a força da corrente,
nas silenciosas praias da grande solidão...
É quase uma tristeza que vem à superfície,
são os meus olhos perdidos na infinita planura,
são os meus pés pisando no branco da planície,
é o meu  coração, que insano te procura...
É um buraco imenso aberto em minha alma,
é como se faltasse a água, a luz  e o ar,
é uma grande dor que só você acalma,
é só o seu abraço que pode me salvar...

A minha poesia é como a minha comida. Ela reflete o meu estado de espírito,
as minas inquietações, os meus desejos. Só que a minha comida é melhor que a minha poesia.
Juntas, elas expressam quem eu sou: um espaço vazio entre a comida e a poesia.
Não ria! É sério! Eu acho melhor nós irmos para a cozinha,
porque é lá que a magia acontece.
Todo mundo sabe! A vida precisa de molho. Sem molho a vida não tem graça.
O molho Bordelaise é um clássico da cozinha francesa, um saboroso e aveludado molho a base de vinho, capaz de transformar um reles bife em um prato memorável. Como em todo clássico, sempre aparece um abelhudo para dar o seu pitaco, a sua versão. Muitas versões são uma busca de inovação, outras são adaptações locais, quando não há disponível os ingredientes da receita original. Para evitar confusão, eu vou postar uma receita adaptada e simplicada, como ingredientes disponíveis em nossos mercados, e também uma receita original francesa. A receita apresentada nas fotos é a francesa, sem o tutano. Eeebaaaaaaaa!!!! Lá vamos nós para a cozinha. Escolha qual receita você vai preparar, mas não dispense uma boa companhia. Eu? Obrigada! Você é muito gentil! ...muitos risos... 
Nenhum molho é completo e perfeito sem risos.



Receita adaptada:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de cebola picadinha

1 colher de salsinha picadinha
1 folha de louro
1/4 de colher de chá de tomilho seco, em pó
1 1/4 de xícara de caldo de carne
1/4 de xícara de vinho tinto
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Numa panela, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e deixe dourar ligeiramente. Acrescente a cebola bem picadinha ou ralada, a salsinha, o louro, o tomilho o sal e a pimenta do reino. Junte aos poucos, o caldo de carne e o vinho tinto, mexendo sempre. Deixe cozinhar, até que a mistura esteja grossa e homogênea. Retire a folha de louro.

RECEITA FRANCESA:


 Ingredientes:
60 g de tutano de boi
1 copo de vinho tinto tipo bordeaux
200 ml de caldo de vitela
2 chalotas *
50 g de manteiga
1 ramo de tomilho,
1 folha de loro, 
sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: Descasque e pique finamento as chalotas. Frite a cebola em uma panela com um pouco de óleo, sem escurecer. Adicione o vinho tinto e leve para ferver. Flambe e abaixe o fogo. Cozinhe por 15 minutos. Adicione o caldo de carne, e continue cozinhando em fogo baixo, até reduzir o molho a 3/4, adicione o tomilho e o louro e continue cozinhando pela segunda vez, até obter um molho denso, aveludado  e que envolva a colher. O ponto do molho é quando você envolve a colher, passa o dedo e o molho não se junta, como na foto abaixo. Junte a manteiga cortada em cubinhos e mexa até obter um creme liso e homogêneo. Adicione o tutano de boi picado grosseiramente, acerte o tempero e cozinhe mais 5 minutos. Sirva bem quente como acompanhamento para carnes.




*Nota: 
Chalota ou echalote é uma espécie de cebola de nariz empinado, de origem asiática e muito usada na culinária francesa. É uma cebola pequena, com um gosto adocicado e mais parecido com o sabor do alho.



7 comentários:

  1. Que linda receita!! Parabéns!! Estou fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Não seja por isso! Agora tem a receita francesa.

      Excluir
    2. A primeira receita é realmenete muito adaptada, mas aí vai uma receita francesa. Voilà!

      Excluir
  3. Só agora vejo a data da postagem. Pessoas poderiam buscar a culinária francesa: muito linda e saborosa 👏👏👏👏

    ResponderExcluir