1 de abril de 2013

CARCAÇA - PÃO PORTUGUÊS

Tarde linda de outono, com cara de verão. Tarde azul, com um deslumbrante sol e temperatura perfeita.
Sorrindo, eu penso que a vida é sempre surpreendente e maravilhosa. Nós podemos encontrar a felicidade, nas mais incríveis situações. Um mal entendido, pode nós levar a sentir as mais deliciosas sensações, que jamais ousamos sequer sonhar. Obrigado à vida, que me deu um lindo presente!


Eeeeba! vamos para a cozinha, porque hoje tem lua e tem pão. Todo mundo sabe que eu adoro preparar pão. Este, pão, simples e lindo, é uma receita portuguesa. Obrigado a Portugal que nos presenteia com simples delicias e complexas maravilhas. Pegue o teu avental e siga-me, por que hoje tem romance na cozinha... Muitos risos....

Ingredientes:

1 kg de farinha
4 colheres de sopa de azeite
50g de fermento biológico
2 copos de água morna
1 pitada de sal
Farinha para polvilhar

Modo de fazer:  Amorne a água e dilua  o fermento de padeiro e mexa até dissolver. Coloque a farinha em um monte, juntamente com um pitada de sal, e faça uma cavidade ao centro. Vá adicionando o azeite e a água com o fermento, ao poucos, incorporando a farinha, do centro para as beiradas, até obter uma massa macia, homogênea e flexível. Amasse por cerca de 10  minutos, até que a massa desprenda das mãos. Coloque depois a massa numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte ligeiro em cruz, tape com um pano e deixe levedar, em local morno, até que fique com o dobro do tamanho.
Ligue o forno a 180°, divida a massa em pedaços, enrole-os em forma de bolas. Coloque as  bem separadas, em tabuleiros polvilhados com farinha , ou com uma folha de papel manteiga, e deixe levedar mais 15 minutos. Asse em forno preaquecido,durante aproximadamente 40 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos por cima. Retire e sirva.

5 comentários:

  1. Lindo Blog! Parabéns.
    Eu sou padeiro artesão e moro em Porto Alegre.
    E também um super- hiper apaixonado por pães do mundo todo.
    Meu blog:fermentonatural.blogspot.com
    padeirogaucho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!o fermento pode ser biológico seco?

    ResponderExcluir
  3. Sim,mas use a metade do fermento. Quando eu uso fermento seco, eu sempre faço uma pre fermentação, usando parte da água e da farinha. Eu faço um mingau e deixou dobrar de volume. Depois uso o mesmo procedimento.

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE A FARINHA E TIPO 55 OU 65 E POR FAVOR MEDIDA DOS COPOS AGUA MUITO OBRIGADO TENHAM UM BOM DIA

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer adoro cozer pão o pior é engordar

    ResponderExcluir