ARROZ NOSSO!

Os cereais estão ligados à alimentação humana, desde o início da civilização. Dentre os cereais, o arroz está entre os mais consumidos, sendo superado apenas pelo trigo. Com cerca de 8 mil variedades, o arroz
alimenta cerca de 2/3 da população humana. Sem data e local precisos de nascimento, os indícios apontam  a Ásia Sul Oriental, que inclui a China, a Índia e Indochina,  como possível local de nascimento (informação quase precisa. ...risos....).
Assim como em boa parte do mundo, o arroz ocupa um lugar de destaque na alimentação dos brasileiros, associado ao feijão, e frequenta mesas de pobres e ricos, independente de credo, ração ou religião. Esse cereal tão versátil e tão querido, não se constrange com o seu papel acessório, nas mesas e nos pratos do mundo. Na impossibilidade de falar de todas as variedades, citaremos apenas os mais consumidos

ARROZ BRANCO -  É  o arroz mais consumido no Brasil, normalmente a variedade agulhinha, fino, comprido e polido.




ARROZ BASMATI - Basmati, em sânscrito, significa perfumado, cheiroso. Os grãos são médios-longos e muitos compactos. É um arroz muito aromático, perfume de castanhas torradas e cultivado no Paquistão e na Índia.





ARROZ ARBÓREO - De origem italiana, tem grãos curtos, grossos, arredondados, brancos e de textura cremosa e cozimento rápido. Assim como o Carnaroli, o Roma, o Vialone nano, todos de origem italiana, é usados em risotos ou arroz doce.




arroz "vermelho" brasileiro
ARROZ VERMELHO - O arroz vermelho autêntico, de grãos longos e finos, são originários da Tailândia e do Butão. Devem ser cozidos em bastante água e depois escorrido. É perfeito para saladas. Há, no Brasil, uma variedade rústica e produzida artesanalmente, da qual é retirada apenas a casca, dando um tom avermelhado ao grão. Está na categoria de integrais.






ARROZ JASMIM - É um arroz muito aromático, de grão alongado e textura macia, que mantém boa umidade e ligadura, especialmente quando cozido no vapor. É proveniente dos campos da Tailândia, onde é conhecido com Hom Mali.






ARROZ BOMBA - É um arroz rico em amido, de grãos curtos e brancos e é o preferido pelos espanhóis na produção de paellas.

ARROZ PRETO - De origem chinesa, onde é conhecido como arroz-proibido. Tem um aroma que lembra as castanhas e pinhões e é utilizado em paellas, risotos e doces. A cor da muita beleza aos pratos.







ARROZ PARA SUSHI - De grãos brancos e curtos, devem ser cozidos no vapor, preferencialmente, e depois temperado com vinagre de arroz, sal e açúcar. Há vários tipos, mas os principais são o Sasanishiki, o Koshihikari e o Hatsunishiki.


ARROZ SELVAGEM - Sãos as sementes de uma gramínea da América do Norte e muito usada na alimentação dos nativos.É, portanto, um falso arroz, com um sabor que lembra a amêndoa, e o seu cozimento é um pouco mais longo. Pode substituir o arroz branco, ser mesclado a ele ou ser servido em saladas de folhas verdes.








ARROZ PARBOILIZADO - É um arroz, cujos grãos, ainda inteiros, são submetidos  a um processo de fervura e permanecendo um período em água fervente. O procedimento favorece a retirada da casca e seu valor nutricional é superior ao do arroz  polido comum.

ARROZ INTEGRAL - Há diversas variedades que se enquadram nessa classificação, dentre eles o cateto, o vermelho e o agulha. Quando o grão é beneficiado, a casca é retirada, preservando a película e os nutrientes, que ficam intactos e mantém o alto poder nutritivo. Seu cozimento é mais demorado, e o seu sabor mais rústico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário