ERVAS E ESPECIARIAS








Minha horta de temperos! Amooooo!!!!




Eu amo  as ervas aromáticas e eu as cultivo em meu jardim, com um grande prazer.
Usá-las é uma ciência e uma arte. Nem mais, nem menos! 
A dose é a diferença entre o remédio e o veneno.
Tem que ser usada na quantidade certa e no lugar certo. 
Aos poucos eu vou melhorar esta página, que está muito pobrinha em sem função prática.
 Aguarde uma revolução! 
A revolução das ervas aromáticas! 
Bem... mais ou menos um revolução. ...risos...
Além dos aspectos organolépticos (risos), eu quero que você conheça um pouquinho da história e, se você nunca provou o sabor, eu quero indicar alguma receita para que você possa provar. Eu fui conhecendo, aos poucos, os perfumes e os sabores da ervas e das especiarias. Eu me apaixonei por algumas, outras eu torci o nariz, mas eu sempre me senti feliz pelo conhecimento. É uma delícia quando nós podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que nós gostamos disto e não gostamos daquilo.
As ervas aromáticas tem, muitas vezes, funções diversas, como uso ritual ou medicinal. A nossa abordagem será sempre o uso na gastronomia. Eu espero que você dê mais sabor e cor à tua curiosidade.
A vida me torna ácida, mas plantar me torna doce,
e colher me torna zem!







AÇAFRÃO




Características: O açafrão, é constituído dos estames da flor Crocus sativus, com uma coloração laranja escura, aroma forte e sabor agradável, ligeiramente amargo. .O açafrão em pó resulta de um processo artesanal de separação dos pistilos das pétalas da flor da planta açafrão. São necessárias 70.000 flores para se ter um quilo de açafrão.É considerado, há séculos, como o rei das especiarias, e a ele são atribuídos efeitos afrodisíacas. É muito empregado na gastronomia mediterrânea.O uso do açafrão remonta à mais alta antiguidade.Ele foi citado por historiadores, tais como Homero, Plínio ou Virgílio, e são mencionado em manuscritos. Os egípcios e os hebreus usavam açafrão não somente para aromatisar ou colorir seus alimentos com também em festas e cerimonias religiosas, como ocorreu na India e na Pérsia.
Pesquisas e documentações indicam que o açafrão tem orgiem nos pés das Montanhas de Zagros, no Irã. 

Usos: É usado em pratos à base de peixes, aves, frutos do mar, além de pães, biscoitos e massas. É usada na paella, como em outros pratos à base de arroz.

EXPERIMENTE:

CESTINHAS SARDAS DE RICOTA E AÇAFRÃO

RISOTO DE CAMARÃO COM AÇAFRÃO




ALECRIM
Características: O alecrim,Rosmarinus officinalis, é uma planta arbustiva comum na região do Mediterrâneo, ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no comorosmarinus, que em latim,  significa orvalho do mar. Com um aroma intenso e um sabor refrescante, deve ser usado em pequenas quantidades.

Usos: É usado em pratos a base de carnes, aves e peixes, em recheio, em pães, sopas e alguns tipos de molho.

ANIS ESTRELADO
Característica: O anis estrelado, Illicium verum, é uma planta originária da China e do Vietnam. Embora mais forte, o anis estrelado possui o mesmo sabor do anis, originado no mesmo óleo essencial.
A vagem do anis-estrelado tem a forma de uma estrela irregular com oito pontas e mede até 3 centímetros de lado a lado. São duras e de cor ferruginosa. Os carpelos, em forma de canoa, são mais aromáticos, do que a semente, lustrosa e frágil.

Utilização: O anis-estrelado é um  ingrediente essencial ao "pó de cinco especiarias", e é usado na culinária chinesa em sopas, caldos e marinadas para carne de porco, pato e frango. Na cozinha vietnamita é cozido em caldos e no pho (sopa de macarrão e carne). Na Índia, o anis-estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato.

EXPERIMENTE:

PEIXE TROPICAL AO MOLHO DE LARANJA COM PURÉ DE BANANA DA TERRA

LOMBO DE PORCO COM ESPECIARIAS



CANELA
Características: A canela,Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum, é uma pequena árvore, com aproximadamente 10 a 15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, ao sul da Ásia. A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. Conhecida desde a antiguidade, era tão valorizada que era utilizada como presente para Reis e outros dignatários.  A canela foi citada na bíblia e, em Provérbios 7-17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Foi citada, também, por Heródoto e outros escritores clássicos. Foi trazida do Ceilão, no início do século dezesseis, pelos comerciantes portugueses, quando era paga a peso de ouro. Dizia-se que era possível sentir o seu aroma, a oito léguas de distância. O delicioso aroma da canela vem do cinamaldeído.

Usos: É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolates, licores, em doces de frutas e compotas.

EXPERIMENTE:

COXA DE PERU ASSADA COM LARANJA E CANELA

TORTINHA DE MAÇÃ

PÃO DE DOCE DE MANDIOQUINHA




CARDAMOMO

Características: É muito comum que espécies botânicas diferentes, seja designadas com os mesmo nomes. Assim o nome cardamomo é usado para designar espécies, de três gêneros diferentes das Zingiberaceae, a Elettaria, Amomum e Afromomum. Nativas das florestas úmidas do sul da Índia, Sri Lanka, Malásia e Sumatra, tem se notícia do seu uso, no ano 700 dC, e sua chegada à Europa, lá pelo ano 1.200. É uma especiaria largamente usada na Coreia, Vietnam e Tailândia.

Usos: Com um aromo forte e doce, o cardamomo é utilizada  em pratos de origem indiana, picles, pão, biscoitos, sobre saladas de frutas ou maçãs assadas. Pode ser utilizado, também, para dar sabor e aroma à cachaça


CRAVO


Característica: É constituído pelos botões de flores de uma árvore, o craveiro da índia ou Syzygium aromaticum), nativa das ilhas Molucas na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e Granada

Usos: Usado em doces, compotas, pratos salgados à base de carne, relishes, picles, pães e biscoitos




COENTRO

Características: O coentro, Coriandrum sativum, originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal, e a ele eram atribuídas propriedades digestivas, calmantes e, além de possuir efeito afrodisíaco. Rindo, eu estou imaginado que esta informação irá reduzir, drasticamente, a resistência de algumas pessoas ao coentro.
Parecido com a salsa, tem um sabor e um odor muito característico, que pode ser amado por algumas pessoas e odiado por outras.

Usos: As folhas frescas do coentro são utilizadas para temperar e adornar pratos de peixe, aves, feijão, legumes, sopas, arroz, massas, molhos e saladas. Elas acrescentam sabor e frescor a pratos de diversas culturas, como na cozinha mexicana, portuguesa, brasileira, indiana, chinesa, entre muitas outras. O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região Norte. Em Portugal, é muito utilizado, por exemplo, na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País, e é praticamente ignorado no Norte. No Brasil ele é muito utilizado em moquecas, em molhos de camarão. As sementes têm sabor adocicado, cítrico, picante e intenso, diverso das folhas. Elas perfumam e dão sabor a  pães, biscoitos, carnes, linguiças, salsichas, saladas, picles, licores, cervejas de trigo, etc. As raízes também são aproveitadas na culinária, em especial a chinesa.

EXPERIMENTE:

MOQUECA CAPIXABA

AZUL MARINHO




COMINHO

Características: O Cominho, Cuminum cyminum, é uma planta herbácia anual, muito antiga, utilizada por várias civilizações, desde os Celtas, passando pelos Romanos e chegando aos Árabes. Era também utilizada no Egito, e foram encontradas suas sementes em tumbas, datadas de 3700 aC, mas foram os árabes que trouxeram para a América, o hábito de colocar o cominho em receitas.

Usos:  Suas sementes, com um forte e característico odor, pois contêm óleo essencial e aldeídos. São utilizadas moídas, em receitas de licores, bebidas, queijos, salsichas, pães, conservas, aperitivos.

CARNE COM BANANAS DA TERRA

GODÓ DE BANANA E CAMARÃO

MEDALHÕES DE CARNE SUÍNA COM COMINHO E ACELGA





CÚRCUMA
Características: O açafrão-da-terra conhecido também como cúrcuma, açafrão-da-índia, ou gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Índia e Indonésia. Seu nome provém do sânscrito cuncuma, ou do árabe, curcum, ou do hebraico, carcom.  Dela se obtém uma especiaria homônima que é o principal componente do Caril, Da raiz seca e moída, obtém-se o pó de cor amarela e brilhante chamado de cúrcuma, ou simplesmente açafrão da terra. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.

Usos: Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvido em um caldo quente antes de ser incorporado a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

EXPERIMENTE:

VOL-AU-VENT DE CAMARÕES AO CREME DE CURCUMA

CHUTNEY DE MAÇÃ








ENDRO DILL



Características: O endro, Anethum graveolens, é também conhecido por aneto ou dill, é uma erva aromática,  da mesma família botânica da cenoura e da salsa. É originária da região entre o Cáucaso e do crescente fértil, que engloba Israel, Jordânia, Líbia, e parte da Síria, do Iraque e do Egito, irrigadas  pelos Rios Jordão, Tigre, Eufrates e Nilo. Usada, tradicionalmente, no Oriente Médio e no Leste Europeu, foi introduzida na Escandinávia, sendo usa como erva aromática, tanto as folhas, quanto as sementes.
O endro era usado, na antiguidade, pelos egípcios e gregos, como erva medicinal e tinha, também, significado religioso, e era chamado, como erva-de-deus, pelos armênios.

Usos: O endro é usado para marinar e temperar vários peixes, mariscos e também molhos. É usado, também, para temperar couve, guisados de favas e lentilhas, para temperar picle de pepino. As sementes, que tem um leve cheiro de anis, são utilizadas para temperar marinadas, conserva e vinagre, bem como no preparo de pães e bolos.  É usado, também, para aromatizar queijos, molhos, manteiga, grelhados, risotos e saladas de batatas, além de patês. Eu estou sem fôlego! Eu creio que o endro tempera até namoro! ...risos...


ERVA DOCE

Característica:  O anis ou erva-doce (Pimpinella anisum, tem um sabor aromático forte e um odor  poderoso. A semente de anis também é usada em alguns caris e pratos com frutos do mar, contra mau hálito e como ajudante digestivo.

Usos: É usada na culinária, em chás,  bolos, biscoitos, pães, pratos a base de peixes e no preparo de certos tipos de lingüiça





EXPERIMENTE:

BOLINHO DE FUBÁ COM GELEIA E ERVA DOCE


ESTRAGÃO
Característica: A Artemísia dracunculus, o estragão, é uma das espécies mais conhecidas e difundidas pela culinária francesa, cujas raízes lembram o dragão.  O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente

Usos: De sabor acentuado, as folhas de estragão são excelentes no preparo de molhos, vinagres, saladas, peixes e omeletes. É usado na composição dos  molhos franceses béarnaise, tartare e hollandaise.


EXPERIMENTE:
GENGIBRE

Característica: O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha d e Java, da Índia e   da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do . O aroma é adocicado e penetrante e o sabor é forte

Usos: É usado no preparo de doces e salgados, especialmente peixes, nas compotas e em bebidas, a exemplo do quentão






EXPERIMENTE:

ALCATRA AO GENGIBRE





GERGELIM

Características:  O Sesamum indicum, ou  o gergelim, para brasileiros, e sésamo, para os portugueses, é uma planta anual herbacia, originária do Oriente. As suas sementes  oleaginosas, pequenas, e de variadas cores, são cultivadas na Ásia tropical, de onde provém 50%  do óleo e do azeite, confeccionado de sementes cruas e aquele de sementes previamente torradas resultam em dois produtos distintos, sendo o último mais utilizado como condimento em pratos orientais.
 As sementes de gergelim, ricas em manganês, cobre, cálcio, vitamina B1 e vitamina E, são consideradas antioxidante, além de conter fitoesterois que bloqueiam a produção de colesterol.

Usos:  O gergelim é utilizado no preparo de bolos, pães, biscoitos  e pratos chineses ou sírio-libaneses. A espécie preta, mais forte, é usada no preparo do gersal (gergelim e sal), um dos temperos básicos da cozinha macrobiótica. A semente clara depois de tostada e moída dá origem a uma farinha que se transforma em uma pasta conhecida como tahine. 
Experimente:

BRIGADEIRO DE GERGELIM E PIMENTA




HORTELÃ

Característica: Planta medicinal com propriedades digestivas e aromáticas, de sabor fresco e ligeiramente amargo.

Usos: Muito usado pelos árabes, no preparo de quibes, tabule, carneiro, saladas, sobremesas, para aromatizar chocolates e refrescos.





KUMMEL ou Alcarávia:

Características: Alcaravia é uma planta herbácea da família das umbelíferas, cujas sementes contêm óleo essencial, têm uso em medicina e culinária, e ela recebe vários nomes, tais como Algaravia, cominho-armênio, kümmel ou cominho de pão.
Com o óleo que é extraído dos grãos da alcaravia é preparado o famoso licor Kümmel, muito apreciado em países nórdicos. É originária da região compreendida entre o centro da Europa e a Ásia e tem-se conhecimento de seu uso pelos povos romanos.As  folhas parecem com as da cenoura, suas flores são brancas, seus frutos são pequenos, parecidos com os da erva-doce. As sementes são picantes e levemente adocicadas e lembram o sabor de erva-doce. O kummel e utilizado na culinária nórdica, para aromatizar queijos, pães e vários preparados salgados, como “pretzels”, Característico da culinária Alemã e Austríaca, no preparo dos licores, aguardentes e no queijo tipo “Tilsit”.

Usos:  O kummel ou alcarávia,  harmoniza bem com carnes, salsichas, sopas, queijos, pães, biscoitos, maçãs assadas. Indispensável para dar sabor ao chucrute alemão, e ao curry indiano. Para mim, é indispensável no fondue de queijo. Amooooo!!!! Suas folhas podem ser usadas em saladas.


LOURO

Característica:  Laurus nobilis, originária da região mediterânea, era uma planta consagrada ao deus Apolo. Na antiguidade era  símbolo de glória.

Usos: Usado na grande cozinha brasileira, em marinadas, assados, ensopados, conservas e feijão













MACIS
Características: Macis é um a casca da noz-moscada, depois de seca, por alguns meses. O produto final obtido, possui uma cor avermelhada. O aroma é semelhante ao da noz-moscada, porém mais intenso.
Na cozinha medieval, era usado em conjunto com o açúcar e o mel

Usos: O macis é utilizado em pratos da culinária Índia e China, em pratos doce e salgados. Na Europa é utilizado em purê de batatas e, na culinária italiana, em massas e pratos de carne. É utilizado principalmente em bolos, biscoitos, pães, peixe assado, no recheio de frango para raviolis, sopas, molho para salada, prato de ovos queijos e legumes. Combina muito bem com chocolate.


MANJERICÃO

Característica: O  Ocimum basilicum , com folhas grandes e o o Ocimum minimum,  com folhas pequenas,  ou manjericão, alfavaca, basilicão ou quioio, como é conhecido na Bahia, está muito presente na culinária mediterânea  e italiana , apresenta  variações de cor, tamanho e sabor sempre fresco e penetrante. É uma planta perene que mede aproximadamente 60cm de altura, sendo originária da Ásia e África, com galhos com bastantes ramificações, em que as suas folhas são opostas, com um formato oval, e verde clara.
O manjericão chegou ao Brasil, através da imigração italiana, com suas receitas de pesto, pizza marguerita.
Uma das ervas mais populares da culinária internacional, o Ocimum basilicum L., popularmente conhecido como manjericão, alfavaca, basilicão ou até quioiô (Bahia), chegou ao Brasil por intermédio da imigração italiana, cujas receitas mais populares são o pesto e pizza marguerita. Os diferentes tipos de manjericão cultivados no território nacional, no entanto, comumente causam grande confusão. Acredita-se, por exemplo, que o  o manjericão italiano, seja o manjericão legítimo, por excelência, em detrimento, do manjericão-comum, de folhas menores e com aroma mais forte, que é relegado a uma condição de erva de segunda ordem.
As duas plantas, entretanto, pertencem a mesma espécie, sendo apenas variedades, assim como tantas outras que compartilham o mesmo nome, como, o manjericão folha-de-alface, ou toscano, cujo aroma adocicado lembra o anis, e o manjericão roxo e o manjericão de folhas menores.

Usos: Usado com tomates, tanto nos molhos como nas saladas, nas aves, peixes, carnes vermelhas, sopas e pizzas,  massas em geral  e omeletes.

EXPERIMENTE:

PESTO ALLA GENOVESE

CANELONE DE MASSA FRESCA COM ABÓBORA E MASCARPONE


MANJERONA


Característica: Origanum majorana de cheiro penetrante, sabor quente e levemente picante, era a erva preferida de Afrodite, a deusa do amor. Originária da África e Oriente médio, foi adotada amorosamente pela região mediterrânea, fazendo parte das ervas da provence.

Usos: Usada em pratos à base de peixes, carnes, aves e legumes e sopas, especialmente no minestrone

EXPERIMENTE:

TRUTA AO MOLHO DE GRAPA

GNOCCHI DE QUEIJO ROQUEFORT

FILÉ DE FRANGO COM ERVAS FINAS E CREME DE ASPARGOS







MOSTARDA

Característica: As mostardas, do gênero Brassica e Sinapis, cujas sementes são utilizadas como condimento, depois de moídas e adicionada de água, vinagre e outros líquidos.

Usos: Usada em molhos, recheios para peixes, aves, carnes e legumes . Muito usado em sanduíches







NOZ MOSCADA


Características: Myristica fragans, originária das ilha Molucas, na Indonésia, já era usada no tempo dos romanos. E o fruto de uma árvore de grande porte, e o consumo humano de 6 g pode causar intoxicação grave.

Usos: Usada em recheios, molhos tipos bechamel, legumes, como a batata e o espinafre, em pratos à base de ovos, na confecção de bolos


PIMENTA DO REINO
Característica:  Conhecida no Brasil como pimenta do reino, a pimenta-preta, Piper nigrum,  é uma das mais antigas especiarias conhecidas.   "Tem um sabor forte e levemente picante, e é usado na culinária de diversos países. A Piper nigrum,  de origem asiática, um uma planta trepadeira que produz pequenas bagas que, quando imaturas apresentam a cor verde. Adquirem a cor vermelha, com a maturação, mas podem ter diversas colorações, de acordo com o grau de maturação e a tecnologia de produção. As pimentas verde, vermelhas, brancas e negras são obtidas através destas variáveis. A pimenta-rosa, de características e sabor totalmente diferentes, são os frutos secos da aroeira, Schinus molle, tem um sabor adocicado, com uma suave ardência.
 As especiarias são utilizadas e valorizadas desde tempos imemoriais, elas foram uma das principais causas da expansão e apogeu do império português, no Oriente, quando 60 kg de pimenta do reino chegou a valer 52 g de ouro.As pimentas eram trazidas do subcontinente indiano, de onde eram trazidas por mercadores muçulmanos, para o Ocidente, onde eram distribuídas por genoveses e venezianos. O seu valor era tão alto, que a pimenta chegou a ser utilizada como moeda de troca. Conta-se que Alarico I, o visigodo, exigiu de Roma pago em ouro, prato e pimenta. A Índia é o maior produtor mundial de pimenta do reino.

Usos: A pimenta branca, moída ou inteira, é utilizada em pratos que não permitem ingredientes que alterem sua cor,como molho branco e conserva de legumes. Utiliza-se em grãos para molhos picantes e temperos; para a carne de frango e coelho. Nas sopas de carne, feijão, ovos, frutos do mar ensopados ou cozidos, salsicha, linguiças, ela é usada moída e na mortadelas, é usada inteira. Usada ainda para temperar assados, cabrito, ovelha, caças, porcos, grelhados, patês,manteigas aromatizadas e molho de macarrão. Seu óleo essencial é utilizado em perfumaria. É um dos ingredientes do "curry".




SEMENTE DE PAPOULA

Características:  A Papoula, Papaver somniferum, é uma das várias espécies do gênero Papaver que fazem parte da família Papaveraceae.  Muito embora a flor seja a matéria prima de várias drogas, como o ópio e a morfina, as sementes da papoula não apresentam esses princípios ativos e tem larga utilização na gastronomia. São minúsculas sementes,
de coloração cinzento-azulada, com um suave e delicado aroma, que lembra o cheiro das nozes, e uma grande concentração de gordura, cerca de 50% do volume. São necessárias cerca de 3.300 sementes para formar um grama.

Usos: As sementes são utilizadas na confecção bolos, pães doces ou salgados, recheios de torta, molhos para salada, cremes e sobre queijos.

BOLO DE LIMÃO SICILIANO COM SEMENTES DE PAPOULA


SALSA
Características: A salsa,Petroselinum crispum, também conhecida como salsinha ou perrexil, é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Nativa da região mediterrânica central,   é cultivada e consumida em toda a Europa. A salsa é cultivada há mais de trezentos anos, sendo uma das mais populares ervas aromáticas da gastronomia mundial. No cultivo, a salsa é subdividida em vários grupos, dependendo da forma da planta, que é relacionado a seu uso final. Os dois grupos principais de salsinha usados como ervas são as de folhas crespas e folhas lisas. Alguns preferem cultivar a salsinha de folha lisa por ser mais fácil, sendo mais tolerante a chuva e sol. A salsa de folha lisa tem o sabor mais forte, enquanto a salsinha de folhas crespas é preferida por outros devido à sua aparência mais decorativa. Um terceiro tipo, cultivado no sul da Itália, tem galhos grossos, parecidos com o salsão.  A variedade de salsa grande, possui uma raiz  engrossada, que se consome como hortaliça, crua ou cozida. Esta variedade tem folhas maiores e mais rugosas que a salsa comum, mais semelhantes à espécie silvestre.

Uso:  A salsa tem um largo uso culinário, sendo utilizada em molhos, refogados, saladas, carnes, peixes, pratos ensopados, além do largo uso decorativo. O suco da salsa fresca é rico em vitaminas e a sua celulose ajuda o movimento intestinal. É uma boa fonte de antioxidantes, tais como o ácido fólico, a vitamina C, 


SÁLVIA

Característica: A sálvia, Salvia Officinalis, é uma erva de um verde prateado, aveludada e maravilhosamente saborosa. É uma das ervas que compõem as famosas Herbes de Provence. Além do uso na gastronomia, ela apresenta várias aplicações medicinais. Seus princípios ativos incluem a cânfora, terpenos, substâncias estrogênicas, vitaminas A, C e B1 e os minerais cálcio, magnésio, potássio, fósforo, cobre, etc. Mas, aqui, o nosso interesse está focado em seu sabor.
Usos:  A sálvia é usada na composição das Herbes de Provence, em pratos à base de carnes, como o Saltimboca Alla Romana, massas, aves, queijos, peixes, recheios e pães.

SEGURELHA

Características:  A segurelha já era usada, há mais de dois mil anos, como tempero. É um arbusto perene, nativo dos terrenos incultos da Europa, nos declives das encostas ensolaradas do Mediterrâneo, como esta planta gosta. Goza de reputação de planta afrodisíaca, já que se pensa que o nome Satureja se deve a Plínio,  e teve origem em Sátiro, que na mitologia grega era um animal metade homem, com um fogoso apetite sexual e que se alimentava nos campos de segurelha. Rindo, eu já estou vendo os estoques de segurelha acabarem, rapidamente.

Usos: É excelente com favas, feijão branco, sobre saladas, marinadas e molhos. Pode ser muito bom, também, pratos a base de frango, carne, arroz, ovos e legumes.


ORÉGANO

Características: O orégano, Origanum vulgare, é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. Muito semelhante à Manjerona, o Orégano tem um sabor um pouco diferente, por causa dos seus compostos fenólicos existentes em seus óleos. A presença de ácido fenólico e compostos flavonoides, dão ao orégano, uma alta atividade antioxidante.

Usos: Onipresente na culinária italiana, utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carnes e pizza, ele faz uma dupla dinâmica e dá personalidade à culinária italiana. Ele aparece, também,  em menor medida, nas cozinhas espanhola,
francesa, mexicana e grega.



TOMILHO

Características: hymus vulgaris,o tomilho é nativo das encostas ensolaradas do Mediterrâneo, e as colinas da Grécia Seu uso data de cerca de 3000 AC, quando os Sumérios usavam-no como anti-séptico. Uma das ervas mais úteis na cozinha, tem suas folhas verdes em formato de coração e flores delicadas

Usos: Indicado para carnes, aves, legumes, molhos, sopas, pratos com
ovos e peixes

EXPERIMENTE:

MEIA LUA DE PARMESÃO E TOMATES SECOS

BATATAS ASSADAS COM TOMILHO

Características:  O Zimbro, Juniperus communis, é a única especiaria oriunda das coníferas. É um primo-irmão do mirtilo, e tem sido usado como especiaria, desde tempos imemoriais, particularmente na cozinha do noroeste europeu, especialmente na Escandinávia e nas regiões bálticas, e também na cozinha dos índios americanos.
Bagas de zimbro foram encontrados em túmulos do antigo Egito, incluindo a tumba de Tutankamun. O romanos também faziam uso do zimbro, como foi citado por Plínio, o Velho, em sua História Natural. Na Grécia Clássica, o zimbro era utilizado em eventos esportivos, já que os gregos acreditavam que ele aumentava a resistência física. Com um aroma que lembra coisas doces e envelhecidas, o zimbro apresenta um sabor com uma leve picância e amargor, excelente para temperar assados e conferir um exótico sabor aos pratos. As bagas pode ser utilizadas, também, em diversas bebidas destiladas, entre as quais os gins.A utilização culinária restringe-se, em geral, às bagas maduras, sendo preferidas as de cor negra, enquanto na utilização para preparação de bebidas destiladas,são preferidas bagas com desenvolvimento completo mas ainda imaturas. Na preparação dos gins, o sabor e aroma é dado por bagas já completamente crescidas mas que ainda retêm a cor verde típica das bagas imaturas.
Como as camadas externas da baga são relativamente pobres em sabor, elas são ligeiramente maceradas, quando são utilizadas como condimentos, na culinária, ou como aromatizante em bebidas. As bagas podem ser utilizadas frescas ou secas, mas a intensidade do a secagem e o reduzem o aroma e o sabor, razão pela qual, o zimbro é utilizados fresco e,sempre que possível, imediatamente após a colheita.
Utilização: O zimbro é utilizado em pratos de carne, especialmente de aves selvagens, como o tordo, o melro e a galinhola, e nas carnes de caça, como o javali, o gamo e o veado, para dar um sabor claro e nítido.
É utilizado, também, para temperar carne de porco, couves e outros vegetais de folha, especialmente o chucrute. O zimbro tempera, ainda, pratos noruegueses, suecos, austríacos, húngaros e alemães. No Tirol do sul, também a cozinha italiana utiliza as bagas do zimbro.

PIMENTAS


Para mim, somente as uvas são podem ser mais belas, sedutoras e instigantes do que as pimentas, isto porque eu sou uma apaixonada confessa pelas uvas e pelos vinhos.  As pimentas, com variadas formas, cores e sabores, que vão do doce até a mais  insuportável picância, são absolutamente lindas. Nós vamos falar das pimentas, com despretensiosa informalidade, sem nenhuma pretensão de elaborar um tratado ou esgotar o assunto.
Vamos convocar as mais notáveis pimentas, para o nosso time. Sejam elas porque são muito saborosas, muito ardidas, muito lindas ou muito populares. Você já percebeu que para entrar em nosso time, a pimenta tem que ser a mais notável em algum requisito, seja ele o paladar, a intensidade da ardência ou a aparência.
As pimentas fazem parte da dieta americana, há mais de 7.500 anos. Rindo, eu concluo que o ser humano vive perseguindo emoções fortes.
Vamos começar pela pimenta mais ardida do mundo, e também uma das mais lindas. Ele se parece com um pequeno pimentão com celulite (risos), porque a sua superfície é rugosa. Ela tem um ápice alongado, lembrando o ferrão de um escorpião. Quando madura, ela seduz, com um exuberante vermelho-alaranjado. Depois de 4 anos de testes, o americano Ed Currie, registrou a sua Carolina Reaper, como a pimenta mais ardida do mundo, no Guiness Book.  A Carolina Reaper atingiu 1.569.300 unidades na escala Scoville, a medida que mede a intensidade da ardência da pimenta, mas nos testes, chegou a picos de 2.200 mil, na escala Scoville. Para efeito de comparação, a pimenta malagueta, uma das mais populares no Brasil, que pode atingir 100 mil, na escala Scoville.
Para quem gosta de fortes emoções e picantes experiências, aí vão as cinco pimentas mais ardidas do mundo:


Carolina Reaper – Com uma pungência de 1.569.300,  na escala Scoville, pode atingir picos de 2.200.000, concentração semelhante ao gás de pimenta. Muita gente se sente mal, depois de prová-la.  Ela não é apenas a mais ardida, mas também a mais linda do mundo.







Trinidad Scorpion Butch T – Com  uma pungência de 1.107.000, na escala Scoville, deve ser manipulada com luvas e outros equipamento. É matéria-prima utilizada para molhos e gás de pimenta.






Bhut Jolokia – Também conhecida como pimenta fantasma, tem uma pungência de 1.001.000, na escala Scoville. Prefere climas quentes e precisa ser manipulada com proteção. Eu produzo a Bhut Jolokia no jardim. Um dia, depois de manipular a pimenta com as mãos, eu toquei em meus olhos. Eu quase desmaiei. Eu fiquei cega, e a ardência e a dor provocaram vômito. Foi uma experiência aterrorizante.

7 Pot Barrackpore – Com uma pungência de 987.000 Scoville, é uma variedade obtida do cruzamento de híbridos e tem origem em Trinidad Tobago.




Moruga Laranja –  Com uma pungência de 981.000 Scoville, a Moruga Laranja é semelhante a um pequeno pimentão e também tem origem em Trinidad e Tobago. É muito consumida na forma de molhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário