9 de abril de 2013

CUCA DE NATA

Eu quero ser uma estrela colorida,
brilhando, linda, no céu da tua mente.
mas eu não quero ser estrela, simplesmente:

eu quero ser a tua estrela preferida!

Eu quero ser a tua mais querida estrela,
aquela que orienta o teu voo peregrino,
que faz você sorrir, de alegria, ao vê-la,
com a felicidade louca de um menino...

Eu quero ser a tua estrela mais amada,
brilhante e sedutora, com um rosto feminino,
que acorde você, em plena madrugada,
e que misture com o teu, o me destino...


Uma técnica alemã, trazida pelo colonizadores alemães, para Blumenau e região, misturou-se a ingredientes brasileiros e fez nascer a cuca, um bolo que é a marca da gastronomia do Vale do Itajaí. O nome é uma adaptação da palavra alemã kuchen, que significa bolo, mas a cuca, como nós a conhecemos, só existe aqui, embora haja receitas semelhantes na Alemanha. A cuca catarinense, é muito versátil e pode receber as mais diversas cobertura, como maçã, goiabada, avelãs. As coberturas mais queridinhas, entretanto, são as de nata e de banana. Vamos para a cozinha?

Rende 1 cuca
Ingredientes
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 xícara de leite
1 xícara de água morna
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de margarina
Canela em pó a gosto
Raspas de limão a gosto
500 g de farinha de trigo

Cobertura
400 g de nata
1 ovo inteiro
1/2 xícara de açúcar
Canela em pó e açúcar a gosto

Modo de fazer:  Em uma tigela, junte o açúcar, o fermento, o leite e a água morna e deixe descansar por alguns minutos. Acrescente o ovo, a margarina, a canela e as raspas de limão. Por último, adicione a farinha de trigo e misture até que a massa desgrude dos dedos e fique úmida. Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada, com cerca de 26 cm e deixe crescer.

Cobertura: Despeje a nata em uma tigela, acrescente  o ovo e a xícara de açúcar e misture até ficar cremoso. Quando a massa já estiver crescida,  cubra com o creme de nata e polvilhe com açúcar e canela, a gosto.Leve ao forno pré-aquecido a 220 °C, por cerca de 25min.

2 comentários:

  1. Olá boa noite
    O que posso substituir a nata ? Aqui no Rio não encontro .Grata

    ResponderExcluir
  2. Eu já substituí por creme de leite fresco.

    ResponderExcluir