LICORES E CAIPIRINHAS

LICOR DE LIMA DA PÉRSIA


Eu ando descalça, eu tomo banho no jardim,
eu me arrisco, eu enfrento o desafio,
a alegria é o melhor que há em mim,
e sempre, e apesar de tudo, eu sorrio.

Eu colho frutas, eu bebo água no rio,
eu luto, eu sinto desejo, eu sinto dor,
o meu destino, o meu caminho, eu mesmo crio,
com meu espírito inquieto e criador.

Com a minha alma sonhadora sempre ativa,
eu crio mundos com meus sonhos controversos,
Eu estou viva, escandalosamente viva,
como uma deusa contemplando o universo.

E sempre, e apesar de tudo,
eu canto, eu danço, eu me exponho,
porque o sonho é minha espada e o meu escudo,
e ao final de tudo, a vida é sonho. 


Eu me apaixono pela vida, todos os dias. Eu mergulho na fascinação e na alquimia dos perfumes e dos sabores das frutas, das flores, dos alimentos. Eu tenho me dedicado e me encantado com a extração dos perfumes e sabores das frutas, e os resultados tem sido maravilhosos. Abrir um vidro e sentir o sedutor aroma das limas, das pintangas, dos limões rosa, siciliano, das jabuticadas tem trazido uma sensação de poder. O poder de engarrafar a fabulosa experiência de colher frutas no pé.
Eu sei que você vai rir. Talvez eu tenha essa capacidade de encantamento com as coisas simples, mas eu posso afirmar que isto me torna mais rica. Como eu não sou egoista, eu compartilho com você, os meus tesouros. Aproveite e experimente mergulhar neste vasto universo dos sabores, embriague-se com os seus perfumes, mas beba com muita moderação. Celebre a vida com pequenos goles, degustando os seus sabores. Boa tarde para você que gosta da vida, para você que gosta de licores, para você que detesta fim de domingo, mas gosta de mim. ...muitos risos, muitos beijos... Eu te amo!


Ingredientes:
6 limas da pérsia bem frescas, lavadas e secas
500 ml de álcool de cereais a 95%
600 ml de água]
400 g de açúcar

Modo de fazer: Descasque as limas, retirando finamente apenas a parte verde, evitando a parte branca que amarga o licor. Coloque as cascas em um vidro com tampa, cubra com o álcool de cereais e tampe o vidro. Deixe em infusão por 7 dias, agitando o vidro diariamente, pelo menos uma vez ao dia. No sétimo dia, coe, e deixe escorrer bem, enquanto prepara a calda.
Leve a água ao fogo em uma panela, de preferência inox, e deixe a água ferver. Junte o açúcar e deixe a água ferver mais um pouco, até a água ficar transparente. Deixe esfriar completamente, e junte ao extrato de álcool e lima. Mexa bem, até ficar bem homogêneo. Engarrafe em vidros limpos e esterilizados. Eu esterilizo os vidros limpos, deixando-os por quarenta minutos em um forno elétrico a 100 graus. Deixe esfriar completamente, engarrafe e tampe bem com rolhas limpas e esterilizadas.
O licor estará pronto imediatamente, mas eu sempre o deixo "acalmando" por pelo menos 2 dias. O sabor do licor de lima é absolutamente maravilhoso, tanto no sabor, como no perfume. É como se você bebesse o perfume da lima. Pode ser mantido por pelo menos um ano. Bem conservado pode durar mais.








LIMONCELLO



Eu sinto toda a leveza,
 da brisa que vem do mar,
a luz do sol, sempre acesa,
meu corpo solto no ar...
Andando pelos caminhos,
tudo transborda, em mim,
as uvas se tornam vinhos,
 as flores se tornam  jardim...
Enquanto  minutos se vão,
a vida se torna menor,
e ao som do meu coração,
tudo se cala, ao redor...
A escuridão  me abraça,
meu grito fecha a garganta,
 e enquanto eu persigo a caça,
é o nosso que silêncio canta...
Na imensidão do universo,
no silêncio absoluto,
em meu mundo submerso,
é a tua voz que eu escuto...

Eeeebaaaaaaaaaaa!!!! Eu estou tão feliz! Hoje eu concluií o meu licor de limão siciliano, o meu limoncello genérico, mas com uma qualidade incrível.
O Limoncello original vem da região da Campânia, mas encanta o paladar do mundo inteiro. A exemplo do Champagne, só poderia ser chamado de limoncello, o licor feito com limões vindos  da área da costa de Amalfi entre Vico Equense e Massa Lubrense ou da ilha de Capri. A qualidade dos limões desta parte bonita do território italiano é devido ao aroma intenso e ao sabor inconfundível deste licor, muito fácil de fazer, mesmo em casa. Um bom jantar no sul da Itália termina em licor caseiro de limão. Como eu tenho uma grande afinidade com alimentos e bebidas polêmicos, o Limoncello também é disputado por Sorrentinos, amalfitanos e capreses. Afinal, tudo o que é bom sempre é sempre disputado. O Limoncello chegou ao Brasil, através do chef Giuseppe Gerundino que, a exemplo da sua família. acrescentava algumas folhas do limão, para acentuar o sabor e o perfume. 
Para mim, o limoncello tem o sabor, o frescor e o perfume da minha alma italiana. Vamos para a cozinha, dar início ao preparo dessa poesia líquida. Boa noite, para você, que também tem a alma italiana! Boa noite para você, que também se embriaga com o perfume e o frescor do limão! Boa noite para você, que aprecia uma taça de poesia líquida. Celebre a vida comigo!


Ingredientes:

5 limões sicilianos, sem uso de pesticida
500 ml de álcool de cereais, a 95%
400 g de açúcar
600 ml de água.

Modo de fazer: O ideal é colher o limão no pé, de preferência, na Toscana, mas vamos considerar os limões sicilianos comprados no mercado. Foi isso que eu fiz. Eu lavei o limão em água com algumas colheres de vinagre, deixei 15 minutos, e aí eu lavei em água corrente, e enxuguei com papel toalha.  Agora é com você! Retire somente a parte verde  das cascas do limões. Eu usei um descascador de legumes, e deu certo. Coloque as cascas em um vidro com fechamento hermético,  despeje o álcool sobre as cascas, feche, e deixe em infusão, pelo menos por seis dias, agitando pelo menos uma vez ao dia. Ao final do período, nos teremos um líquido com uma cor maravilhosa. Coe o líquido, em uma peneira fina, e reserve. Coloque o açúcar em uma panela. Eu prefiro uma panela inox. Acrescente 600 ml de água, e leve ao fogo, mexendo sempre, até que o açúcar derreta totalmente. Desligue, e deixe esfriar. Misture o extrato do limão e, voilá! Temos um maravilhoso licor, lindo, refrescante. Coloque em garrafas esterilizadas, e guarde bem vedada. Manter na geladeira, além de prolongar a vida do licor, ainda o deixa mais refrescante e maravilhoso. Cheers!!!

NOTA: O álcool ideal é o álcool de cereal, a 95% de pureza, mas pode ser usado o álcool etílico hidratado, a 95%. PELO AMOR DE DEUS, NÃO USE O ÁLCOOL 46%, PERFUMADO E USADO PARA LIMPEZA, QUE SE COMPRA EM SUPERMERCADO!





CAIPIRINHA



A caipirinha da foto foi feita depois de uma manhã na praia, com muito sol e banho de mar. Atrás está o bar, com um pedacinho da minha coleção de cachaças, que eu coleciono porque acho bonito.
Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, nasceu no interior do estado de São Paulo, tendo como origem um santo remédio para a gripe. Seu nome origina-se na palavra caipira, como são chamados os moradores do interior de São Paulo. Eu, por exemplo, sou uma caipirinha. Risos...
A mistura original de açúcar, limão amassado e cachaça, foi sendo incrementada com várias versões. Eu vou dar a minha. 



Ingredientes;
1 limão
1 colher de açúcar (eu gosto bem seca)
gelo
vodca

Modo de fazer: Lave o limão e corte-o, com casca, em fatias bem fininhas. Descarte as rodelas das pontas e coloque as demais no fundo de uma taça (eu adoro taças). Coloque sobre elas a colher de açúcar, encha a taça de cubinhos de gelo e complete com cachaça ou  vodka. Coloque um canudinho e um mexedor, no caso meu caso, essa haste de peixinho. Amasse os limões com a haste, perfurando as rodelas, mexa  e tome bem devagarinho...


Uma noite de chuva, ao teu lado,
é uma fogueira acesa, incandescente,
é um prato de prazer, incrementado,
com um delicado toque indecente...

É despertar um desejo inconsciente,
quando eu flutuo, perdida em teus abraços,
sou eu beijando a  tua boca, impunemente,
 e é você preenchendo os meus espaços.

E se eu ando sobre a linha da fronteira,
que separa o que é real do que é sonhado,
 tenho, em minha  mão, uma constelação inteira,
e o meu corpo em teu corpo, entrelaçado...


Eu escrevo desde quando era menina. Eu não aprendi ainda, mas isso não me incomoda. Eu escrevo com a inconsequência e a despretensão da menina que eu fui. Eu me comunico comigo mesma, quando eu escrevo, sem me preocupar com a métrica, a lógica ou a estética. Mas escrever não é a minha predileta paixão. Eu adoro mergulhar no unverso dos sentidos, me encantando com as cores, os perfumes e os sabores dos alimentos e das bebidas. Eu ando aqui, mergulhada, perdida nas poções mágicas dos licores, extraíndo das frutas e das ervas, as suas magias. Sinto-me um feiticeira, manipulando ervas de frutas, transformando-as em mágicos elixires. Se você tem, como eu, uma feiticeira ou um bruxo dentro de si, aproveite para  libertá-lo. Junte as ervas, faça a infusão, prepare o seu licor. Prove! Monte em uma vassoura, e voe! Você já terá atingido a sua graduação de feiticeira ou bruxo. ...muitos, muitos risos...
Eu estou rindo! Eu estou imaginando você, tão sério, compenetrado, tão austero, voando em uma vassoura. ...Eu te amo com muito, muito sabor e senso de humor.

Ingredientes: 

3 folhas de limão
3 folhas de sálvia
3 folhas de hortelã
3 raminhos de alecrim
3 folhas de hortelã
3 folhas de manjericão,
3 folhas de cebolinha
3 folhas de melissa
3 folhas de loro
3 bagas de zimbro
3 cravos da índia.
1 pau de canela,
1 baga de aniz estrelado
1 colher de chá de camomila
400 ml de álcool de cereal a 95º
400 gramas de açúcar, 
500 ml de água

Modo de fazer: Coloque todos as ervas em um vidro com tampa,  cubra com o álcool e feche o vidro. Deixe em infusão por 3 dias. Após o período de infusão, coe e reserve. 
Em uma panela, preferêncialmente de inox, misture a água com  400 ml de açúcar e leve ao fogo,
até o açúcar diluir. A água fica transparente e levemente dourada, quando o açúcar está completamente diluído. Deixe esfriar e misture com o álcool  de ervas. Misture e, viola, está pronto!
Coloque em vidros limpos e esterilizados, tampe bem e sirva após as refeições. É maravilhoso e digestivo, dizem. Eu não acredito muito, mas eu adoro mesmo sem crer.








LICOR DE JABUTICABA


Eu mando notícias de mim, tão só,
nesta manhã chuvosa de domingo.
A chuva cai, serena,  e em cada pingo,
eu vejo o triste olhar da minha avó...

Eu sinto saudade de quem fui, de quem eu sou,
porque eu  estou de mim tão afastada,
eu me perdi em você nesta jornada,
e você partiu de mim e não voltou...

Nos vidros embaçados da vidraça,
eu vejo o teu lindo sorriso refletido,
eu sinto, em mim, um desejo que não passa,
eu ouço, ainda, a tua voz em meu ouvido.

O vento fala de você,  e movimenta
as bandeiras e as plantas do jardim.
O vento passa e ele traz você para mim,

e ele me engana com as histórias que ele inventa.

Eu acredito que pode ser indigesto essa mistura de gastronomia com poesia, por isso eu corri para pesquisar e testar os licores, que são digestivos. ...risos...
Bem, a jabuticaba é uma maravilhosa fruta da nossa mata Atlântica, linda, deliciosa, e que  também proporciona muitos benefícios à saúde, pois é rica em vitaminas, especialmente B e C, aminoácidos, e minerais como cálcio, fósforo e ferro, mas, me diga com sinceridade: quem é que pensa nisso, quanto experimenta uma jabuticaba? Por ser uma fruta de temporada, nós tentamos conservar os seus sabores nas mais diversas formas. Geleias, molhos e, principalmente o licor. Aquele licorzinho que as nossas avós nós dava um pouquinho, escondida das nossas mães. Bem, para quem não teve a avó para ensinar, aqui estou eu, um aprendiz de alquimista, para dar a minha receita. Senta, que lá vem a história. Licor de jabuticaba é um elixir para dar cor e sabor para as nossas almas. É simples, é fácil, não requer prática ou habilidade. Basta juntar as coisas certas, no momento certo. Gargalhando, depois de tanto lugar comum, eu acho que você está precisando de uma dose de licor.  Vamos lá, minha gente! Preparar licor nos dá o status de feiticeiros. ...mais risos...

Ingredientes:

1 kg de jabuticaba
500 ml de álcool de cereais a 95º
400 g de açúcar
500 ml de água

Modo de fazer: Lave as jabuticabas e deixe escorrer bem. Faça um corte em cada uma das jabuticabas, coloque em um vidro limpo e adicione o álcool. Tem gente que não corta as jabuticabas, mas eu vou falar aqui da minhas experiência. O álcool deve cobrir as jabuticabas.  Deixe uma semana em infusão, agitando o vidro  diariamente. Ao final da semana, coe em um  escorredor e aperte as jabuticabas para liberarem o suco. 
Coe novamente em uma peneira fina de nylon.
Coloque o açúcar e a água em uma panela, e leve ao fogo, mexendo até o açúcar dissolver completamente. Quando o açúcar está completamente dissolvido, ele fica transparente e levemente dourado.
Deixe esfriar completamente, e misture ao Deixe esfriar completamente, e misture ao extrato da jabuticaba. Mexa bem, e está pronto. Guarde em garrafas limpas e esterilizadas. Melhor servir apos 2 dias, mas já fica delicioso na hora.

Nota: Eu sempre messo o líquido após coar, e eu mantenho a proporção da calda de 400 g de açúcar e 500 ml de água,para cada 500 ml de extrato da jabuticaba, para manter o padrão de qualidade.
Para esterilizar as garrafas, eu as coloco no forno elétrico, por 40 minutos, em uma temperatura de 100 graus.  Eu engarrafo o licor quando as garrafas estão frias.


LICOR DE PITANGA



O amarelo é de pitangas vermelhas não totalmente maduras, o laranja é feito de pitangas vermelhas e maduras,
e o vermelho maravilha é feito com pitangas vermelhas e pretas.



Eu agradeço a luz do sol de todo dia,
o vento azul que revolve os meus cabelos,
o batalhão de estrelas que me guia,
e a pulseira que me enfeita os tornozelos...
Eu agradeço as pequenas maravilhas,
os meus tesouros, que ninguém mais pode ver,
a luz e sombra que enfeita as minhas trilhas,
e a minha louca alegria de viver...
Eu agradeço a brisa fresca e perfumada,
que faz voar as cortinas das janelas,
a tua presença que me faz sentir amada,
e o teu amor que me faz sentir mais bela.
Eu agradeço, e tudo em mim e gratidão,
é uma benção bem maior do que eu mereço,
é um tsunami que me invade o coração,
e essa alegria tão incrível, não tem preço.

Eu tenho muitas paixões, mas poucas são maiores do que a minha paixão por pitanga. Para mim, a vida tem sabor de pitanga. Como a pitanga é uma fruta silvestre que produz uma única vez por ano, eu resolvi captar e engarrafar o sabor dessa frutinha maravilhosa, para eu poder sentir o sabor e o cheiro sedutor da pitanga. Eu preparei algumas receitas do licor de pitangas, e cada uma se tornou uma maravilha com suas próprias cores. A primeira receita foi feita com pitangas vermelhas ainda não totalmente maduras, a segunda foi feita com pitangas bem maduras, e a terceira, com uma mistura de pitangas vermelhas e pretas. O resultado foi avassalador. Eu nunca vi cor mais linda. Finalizar uma refeição com uma tacinha de licor de pitangas vermelha e pretas, é um celebração. O licor também tem o perfume e o sabor da vida. Brinde comigo! Sorria! Você está bebendo um pouquinho de vida. Boa tarde para você, que gosta do gosto da vida! Boa tarde para você que gosta de pitangas! Boa tarde, para você, que gosta de mim. ...muitos risos...


Ingredientes: 
1/2 litro de pitangas maduras. Não ria! É isso mesmo. Enche aquele medidor múltiplo de meio litro e pronto.
500 ml de álcool de cereais 95%
300 g de açúcar
500 ml de água.

Modo de fazer: Escorra bem as pitangas, coloque-as em um vidro com tampa, e cubra com o álcool de cereais. Deixe em infusão por 7 dias, agitando todos os dias, pelo menos uma vez.  Após 7 dias, escorra o álcool em um coador bem fininho de nylon. Eu costumo amassar as pitangas para retirar bem o suco, mas é preciso decantar antes de engarrafar, porque deixa um pouco de borra no fundo. Se descartar as frutas sem amassar, o licor pode ter um pouco menos de sabor, mas fica mais transparente. Deixe as frutas escorrendo, enquanto prepara a calda. A cor do licor de pitanga pode variar, de acordo com o grau de maturação das pitangas, e a variedade. A mistura de pitangas negras e as vermelhas dá um licor com um deslumbrante cor, que eu chamo de maravilha.
Leve a água ao fogo em uma panela, e deixe ferver. Adicione o açúcar e deixe ferver mais um pouco, até ficar transparente. A água fica transparente e dourada. Deixe esfriar completamente, e misture ao extrato da fruta. Mexa bem, e está pronto. Melhor consumir após 2 dias. Engarrafe em garrafas esterilizadas, bem fechadas. Eu tenho algumas informações, segundo as quais o licor atinge o seu ponto alto com seis meses, e a durabilidade confiável é de um ano. Mas eu tenho notícias de licores perfeitos mesmo após uma ano. Na dúvida, consuma com calma. Quando acabar, acabou. Sirva gelado. Ou não! ...risos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário