22 de maio de 2014

MANICARETTI COM MOLHO BECHAMEL E CHICÓRIA

 Está caindo uma chuva calma e deliciosa. Depois de tanto tempo sem chuva, este hipnótico som da água caindo no telhado, me traz uma imensa paz.
Enquanto a chuva  lava as ruas da cidade,
e quando o tempo esfria, ele acende o meu desejo,
eu me aqueço, em total felicidade,
no calor delicioso do teu beijo...
Rindo, eu confesso que eu sou uma incorrigível romântica. Eu me encanto com as coisas mais triviais, muitas vezes invisíveis ao olhos.
E assim eu vou vivendo de pequenas felicidades, conquistadas, a duras penas, todos os dias. Todos o dias eu mordo a maçã e a serpente. Todos os dias eu encontro, em teu delicioso sorriso, uma imbatível razão de viver. Você já sabe duas coisas sobre mim: eu gosto de fazer massas e eu adoro pratos que contam  uma boa história.
A origem desta receita,  é um livro de Beatrice Spagnoli, chamado "Bologna in cucina : 120 anni di ricette di famiglia”.  O livro relata as várias gerações que se seguiram ao longo dos anos , cheia de mulheres de temperamento forte e moderno, bem integrado no contexto histórico da cidade. Esta receita eu fiz do meu jeito , mas o conceito é o original. Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me, porque hoje tem festa italiana na cozinha, e esta festa inclui aquela deliciosa e quase sensual tarefa de amassar, apertar, esticar a maravilhosa massa deste prato. Sorria, você está sendo convidado para dividir comigo, momentos muito divertidos...

Ingredientes:
Massa 4 pessoas
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos médios
1 pitada de sal

Molho bechamel
500 ml de leite
1/2 cebola pequena picadinha
1/4 de cenoura picadinha 
1/2 talo de salsão picadinho
1/2 folha de louro
3 grãos de pimenta do reino
1 1/2 colher de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto

Recheio: 
1 colher de manteiga
1 cebola pequena bem picada
200 g de presunto cozido, bem picado
1/2 receita de molho bechamel
200 ml de creme de leite
1 maço de cebolinha escaldada em água fervente, para ficar flexível.


Modo de fazer:  Prepara a massa, fazendo uma monte com a farinha de trigo e abra um buraco no meio,
Coloque ali, uma pitada de sal e vá colocando os ovos, um a um, incorporando a farinha de trigo, de dentro para fora, até obter uma massa macia, elástica e homogênea. Faça uma bola, passe uma gota de azeite ao redor e deixe descansar por 30 minutos.
Prepare o molho bechamel, colocando os 6 primeiros ingredientes numa panela de fundo grosso, deixe levantar fervura em fogo brando. Retire do fogo e deixe descansar por 25 minutos, coe e dispense a parte sólida. Numa panela pequena derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 ou 2 minutos. Junte o leite aromático aos poucos, mexendo sempre. Deixe levantar fervura até engrossar e ficar homogêneo. Tempere a gosto.
Em uma panela pequena, coloque a manteiga, frite a cebola bem picadinha, junte o presunto e refogue por mais alguns momentos. Adicione a metade do molho bechamel e misture bem. O recheio deve ficar bem encorpado.
Abra a massa bem fininha, e corte quadrados com cerca de 8 cm de lado e cozinhe, al dente, em bastante água e um pouquinho de sal.  Coloque uma porção de recheio no centro de cada quadrado,  e feche como um pequeno pacote e amarre com uma cebolinha. Fica muito lindo! Coloque os manicaretti em um prato refratário, cubra com o molho bechamel e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido, por alguns minutos, para derreter o queijo, e sirva quente.
Variações: você pode salpicar os manicaretti, com chicória picada e refogada com alho antes de regar com o molho. A minha variação predileta merece outra postagem. Ele leva funghi e gorgonzola no recheio e o molho é um molho a bolonhesa, com creme de leite. Aguarde! É divino!

3 comentários:

  1. Manicoretti pode ser a melhor massa italiana de todos os tempos a criação é além da imaginação. #vivalatorta

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto rico em experiencias de vida(s) e pela receita cedida com generosidade e maestria. Wilson Massami Sakoda, Guarulhos - Sao Paulo - Brasil

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas palavras tão gentis. Eu amo e me sinto maravilhosamente recompensada, quando eu compartilho o pouco que sei.

    ResponderExcluir