25 de maio de 2014

PÃO DE RICOTA COM PASSAS

Com os meus  olhos fechados, eu crio universos,
eu piso em estrelas, andando distraída,
e nado com você, em mundos submersos,
eu bebo, com você, o néctar da vida...


É a treva! Um fim de domingo é algo muito melancólico, mas um fim de domingo, com um céu encoberto, é algo que só pode ser salvo por uma boa companhia e pelo fascinante perfume de pão no forno. Rindo, eu me declaro salva deste sinistro fim de domingo. Eu tenho a tua companhia e o perfume deste pão de ricota no ar. Vamos celebrar a vida, porque a ela é feita de momentos felizes. Este momento, em que eu compartilho com você, as minhas sensações e a minha receita de pão, é um momento feliz. Vamos para a cozinha? A felicidade pode se esconder nos  mais improváveis lugares. ...risos...

Ingredientes:
Recheio: 
500 gramas de ricota fresca
200 framas de uvas passas sem sementes
2 ovos
1 colher de sopa de margarina
6 colheres sopa de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Massa: 
50 gramas de fermento biológico
1 xícara (chá) de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) açúcar
1 colher de sal
1 colher (sopa0 manteiga
500 gramas de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Modo de fazer:  Amassar a ricota e misturar bem todos os outros ingredientes do recheio, e reserve.
Prepare a massa, dissolvendo o fermento no leite morno, e acrescente os demais ingredientes. Vá acrescentando a farinha de trigo, amassando muito bem, até obter uma massa lisa, elástica e macia. Divida a massa em 3 partes, e abra cada uma dela, com 1 centímetro de espessura, espalhe 1/3 do recheio sobre cada parte da massa,  deixando uma borda para fechar para fechar. Enrole como um rocambole, e feche  bem, para que o recheio não fuja. Coloque-os em uma assadeira untada, com espaço para o crescimento.
Pincele com a gema e asse em forno quente, por 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário