19 de fevereiro de 2017

CORNETO ITALIANO





Andando pelos caminhos,
tudo transborda, em mim,
as uvas se tornam vinhos,
 as flores se tornam  jardim...
Enquanto  minutos se vão,
a vida se torna menor,
e ao som do meu coração,
tudo se cala, ao redor...
Bocas caladas com beijos,
silêncios deslizam em mim,
ondas trazendo o desejo,
amor no chão do jardim...
Na imensidão do universo,
no silêncio absoluto,
em meu mundo submerso,
é a tua voz que eu escuto...


Eu odeio fins de domingo, mas este está sendo especialmente ruim, apesar do maravilhoso calor, e da beleza desta noite. Eu estou em meu "modo tempestade", no qual nada parece ter graça.
Este calor, esta noite cheia de estrelas, elas favorecem o preparo de pães. Todo mundo sabe que eu adoro preparar massas. Eu acho divertido, estimulante e até sensual, apertar, esticar e amassar aquelas macias, sedosas e elásticas massas, que ao final se tornam pães.
O que mais me encanta na comida, é a carga de tradições, as delícias das diferença culturais. Eu sou muito apaixonada pela Itália, a terra dos meus ancestrais, e eu me encanto com os detalhes e os mistérios desta tão rica gastronomia. Tudo me fascina, e a minha fascinação começa com a primeira refeição, la prima colazione, com aqueles fantásticos cafés expressos ou cappuccino.
Para acompanhar esses encorpados e deliciosos cafés, um cornetto! O cornetto, um pãozinho folhado, é um parente mais magro, do croissant francês. Ah! Como eu adoro essas fofocas, essas disputas pelas origens ou pela excelência das comidas! Hoje, nós dois estaremos torcendo pelo cornetto, esse pãozinho charmoso, que pode ser sem recheio, recheado com geleia, nutella, creme. Um campeão!
Vamos para a cozinha, porque não existe nada mais delicioso, mágico, até sensual, do que preparar um cornetto, com uma técnica simplificada e até rápida. Mas, quando nós estamos felizes, o tempo não conta! Venha preparar comigo, a quatro mãos, um perfumado e fofinho corneto. Boa noite, para você que gosta de histórias! Boa noite para você, que gosta de competições! Boa noite para você, que gosta de um cornetto! 

Ingredientes:
Massa:

250 ml de leite levemente morno
20 gramas de fermento biológico fresco
120 g de açúcar
1 ovo
3 colheres de óleo vegetal
500 g de farinha (mais ou menos)
gotas de baunilha

Modo de fazer: Despeje o leite morno em uma tigela, e dilua o fermento. Adicione o açúcar, o ovo, o óleo, e junte a farinha, aos poucos, até obter uma massa macia e homogênea Amasse bem, faça uma bola, coloque na tigela polvilhada com farinha, e cubra com filme plástico. Deixe crescer por 2 horas, em lugar sem vento. Eu uso o forno elétrico desligado, que é fechado. Abra um disco com o rolo de massa de macarrão, e pincele
com manteiga derretida, e cubra com outro disco aberto com o mesmo tamanho e espessura do primeiro. Pincele o novo disco com manteiga, e repita a operação, até sobrepor 4 discos. O objetivo é fazer um folhado. Por isso, use o rolo para afinar os discos. Corte esse disco em 12 triângulos, coloque geleia na parte maior do retângulo, e enrole o pãozinho. Sele as pontas e puxe dar ao pãozinho, um formato de meia lua.
Pincele com uma gema batida, deixe crescer por cerca de 30 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180 graus C, por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourado.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu exclui o comentário por acidente. Obrigada Wanessa, por me avisar. Esqueci de quantificar a farinha de trigo. Já corrigi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada!! Sua receita está completa..só faltava o trigo RSS. As fotos são ótimas pra ajudar no processo de montagem...ajudam demais!

      Excluir
    3. Experimente o corneto salgado de pizza. É muito delicado, lindo, delicioso e autoral.

      Excluir