26 de fevereiro de 2017

CORNETO ITALIANO SALGADO DE PIZZA


Felicidade!

São como as asas com que voa a liberdade,
é como um rio de água fresca e cristalina,
é uma onda de prazer que nos invade,
é como o riso inocente da menina...

É a carícia de um vento repentino,
é como a onda do mar, molhando a areia,
é como a luz do teu sorriso de menino,
é fascinante como o canto da sereia...

É como força e o poder da tempestade,
é como um raio, esse traço que ilumina,
é invisível ,como a eletricidade,
ela é humana, mas também quase divina.

Nós lutamos por ela, todo dia,
ela é desejo, mas também necessidade,
ela é a sensação que nos vicia,
ela é tão rara, esta tal felicidade...
Um lindo dia de sol com perfeita temperatura, em pleno carnaval, aqui estou eu,
divagando sobre a felicidade. Rindo, eu acho que eu encontrei a receita dessa tal felicidade.
Felicidade é um corneto quentinho, saindo do forno, felicidade é o sol iluminando o meu jardim, é o perfume espalhado no ar. Felicidade é a única coisa que cresce, quando é compartilhada. Para eu tornar concreta a ideia de felicidade, eu inventei esse corneto salgado, saboroso e levinho.
 Eu acho que ele tem o gosto da felicidade. ...risos...
Como eu já disse na receita anterior, o corneto é um primo magro e italiano do
gorducho e francês croissant. Todo mundo sabe que eu adoro trabalhar com as massas.
Eu adoro amassar, esticar, apertar essas sedosas, macias e elásticas massas, eu gosto de sentir quando elas crescem em minhas mãos. Fazer pães é quase sensual. Não ria! Eu estou falando
com pureza de alma! ...muitos risos...
Vamos para a cozinha? Tente, experimente! É muito divertido e gratificante! 
É um pouco de felicidade que se come!
Bom dia, para você que também já descobriu a receita da felicidade!
Bom dia, para você que ainda não tentou. Ainda dá tempo!
Bom dia para você que acredita que felicidade é felicidade e pão é pão mas que dá para misturar as duas!


Ingredientes:
massa:

500 g de farinha de trigo (mais ou menos)
200 ml de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco)
ou 150 g de levain
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 ovos
4 colheres de azeite
Manteiga em temperatura ambiente para folhear
1 gema para pincelar
Parmesão para polvilhar

Recheio
50 g de queijo tipo catupiry
100 g de mussarela de búfala fatiada
100 g de presunto magro
1 tomate fatiado bem fininho
Algumas folhas de manjericão

Modo de fazer: Despeje a água morna em uma tigela

e dissolva o fermento. Adicione o açúcar e misture algumas colheres de  farinha para formar um mingau. Junte os ovos, o sal, o azeite, bata bem e vá adicionado a farinha até obter uma massa macia, mas não dura. Eu tenho uma técnica. Eu vou adicionando a farinha e mexendo com uma colher, até que a massa adquira uma consistência que não dá mais para amassar a colher. Aí eu coloco em uma superfície enfarinhada e amasso com gosto, até obter uma massa macia, elástica, linda e que não grude nas mãos. Faça uma bola, coloque na tigela enfarinhada, cubra com um filme plástico, e coloque em um lugar sem vento, para levedar por duas horas, mais ou menos. Eu coloco dentro do forno elétrico desligado.


Enquanto espera, pique o presunto e a mussarela. Eu enrolo as fatias e pico fininho. Pique o tomate bem maduro, em fatias fininhas, lave o manjericão e reserve. A massa já está crescida. Tire da tigela e retire o excesso de ar, abrindo a massa com dedos, formando um círculo. Corte este círculo em oito partes, e faça oito bolinhas. Abra cada uma delas, com o rolo de macarrão, formando círculos. Pincele cada círculo com a manteiga levemente derretida, e sobreponha, repetindo a operação até obter dois círculos com quatro camadas. Use o rolo de macarrão, abrindo um pouco mais cada um dos dois discos, para afinar as folhas. Corte cada um dos círculos em 8 triângulos. Coloque o recheio sobre a parte mais larga, da seguinte forma: faça um traço com o catupiry, coloque uma boa porção de presunto e queijo picados, a fatia de tomate e uma folha de manjericão. Se gosta, polvilhe com orégano seco.  Enrole da parte mais larga para a mais estreita, sele as pontas com os dedos. disponha em assadeira untada, pincele com a gema batida e polvilhe com queijo parmesão ralado.
Deixe cresce por cerca de 30 minutos, em lugar abrigado de vento. Depois de crescido leve ao forno preaquecido a 180 graus C, por cerca de 30 minutos. Sirva e arrase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário