26 de outubro de 2012

TUCUNARÉ AO MOLHO ESCABECHE

Fonte; Encantos de Santarém 
Eu estou voltando das margens de um mar doce e azul, onde a minha alma se encontra com a tua e
onde somos apenas uma pequena folha flutuando num mar de água doce.
Nas  brancas praias sem fim, do Rio Tapajós, nós compreendemos que não estamos sós. Há um ser maior construindo belezas e nos entregando, generosamente, um mundo incrivelmente belo.
Alter do Chão rima com paixão, mas ela toca todos os nossos sentidos, com a sua beleza e seus perfumes.
Eu estou voltando do Pará e estou postando um prato que comi em Ponta de Pedras. Vamos para a cozinha. Mas antes, um abraço cheio de saudade. Sorria, eu voltei! ...risos....



Ingredientes: 

Imagine o tamanho da frigideira, para fritar este tucunaré!
1 kg de tucunaré em postas (ou inteiro, se você tiver uma frigideira grande pra fritar)
3 tomates médios
3 cebolas médios
1 maço de cheiro-verde (cebolinha, coentro, ou ervas a gosto)
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
suco de 3 limões
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de molho de tomate
trigo para empanar o peixe

Modo de fazer: Corte o tomate e a cebola em rodelas e pique a cebolinha. Tempere o peixe com o limão, sal e pimenta do reino. Depois de deixar o peixe "pegar" o tempero, enxugue e passe no trigo. Frite em óleo bem quente. 
Após fritar escorra o excesso de óleo do peixe. Em outra panela refogue a cebola e o tomate no azeite. Coloque o molho de tomate e uma xícara de água. Quando reduzir um pouco, acrescente o peixe frito, o cheiro verde, a cebolinha e o colorau Deixe apurar e depois de uns 5 minutinhos vai estar pronto pra servir.
Sirva com arroz branco, uma farofa e, se desejar, com salada crua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário