31 de março de 2013

FOLAR DOS VINHAIS

Fonte:Postado no facebook, por Luísa Fernandes
Meus olhos são molhados pelas chuvas de verão,
pelo águas do tempo, por uma indefinível tristeza e por um teimoso e insubordinado desejo de viver.
Meu olhos molhados, ele pedem socorro, eles falam de amor, eles desafiam com doçura e eles olham diretamente para dentro da tua alma. Meus olhos são molhados pelas águas tranquilas de um rio de planície, e exibem as prais brancas do Rio Tapajós. Meu olhos são molhados pelas nascentes do Rio São Francisco e saltam, indomáveis pelas suas cachoeiras. Meus olhos são molhados pelas águas da Fontana di Trevi e flutuam, nus, no reservatório de água da minha família, em Louveira. Meus olhos molhados de saudade, estão inundados e ele  transbordam um líquido e inebriante amor, um inexplicável amor...

Eu tenho muitos defeitos! Um dos piores deles , é que eu sou uma romântica sonhadora incurável, além de ser teimosa como uma mula empacada. Mas eu também tenho qualidade, pasmem! Eu tenho um irritante alegria de viver, eu vibro com cada  pequeno milagre que a vida nos oferece todos os dias, eu adoro uvas e vinhos e sou fascinada pelos pães. Fazer pão, para mim, é uma afrodisíaca tarefa! ...risos... Eu adoro sovar a macias, sedosas e elásticas massas dos pães, eu adoro apertar, esticar, amassar e sentir, nas mãos, o despertar dos fermentos. Outra coisa que me fascina no pão, é a trajetória desse alimento tão antigo, e as suas múltiplas e diversas  faces regionais. Aqui estou eu, meus queridos irmãos portugueses, uma brasileirinha,  garimpando as preciosidades da sua gastronomia, procurando manter a essência, embora adaptando para a linguagem e aos ingredientes disponíveis no Brasil. Hoje nós vamos para a cozinha felizes, porque a receita é portuguesa, com certeza. ...
Ingredientes:
2 kg de farinha
24 ovos
150 g fermento de padeiro
100 g de manteiga
250 ml  de azeite
100 g de banha de porco
250 ml de água morna
1 colher (sopa) de sal
Carnes de Porco cozidas e picadas: linguiças, chouriços, toucinho, etc

Modo de fazer: Coloca-se a farinha em um recipiente grande, uma masseira ou num tacho, e abra uma cova no meio da farinha onde se coloca o fermento, desfeito em água morna, mexendo bem de seguida, incorporando farinha, sempre do sempre para as bordas.  Comece a misturar, então, os ovos com o sal, levemente amornados,  em banho maria. Bata muito bem com as mãos juntando, em seguida, o azeite, a banha e a manteiga previamente aquecidos, até incorporar toda a farinha, continuando a amassar, até se obter uma massa mole e homogênea. Cubra a massa e deixe levedar em lugar protegido e agasalhado. Quando tiver dobrado de volume, cortam-se pedaços, calcam-se um pouco com as mãos untadas em azeite e coloca-se nas formas em camadas alternadas com a carne previamente cozida e partida em pedaços. Deixa-se levedar novamente até encher as formas; leva-se, em  seguida, para assa, preferencialmente em um forno a lenha. Mas, se você não tiver um, asse em forno preaquecido a 200 g, por cerca de 35 a 40 minutos, ou até que esteja cozido e bem dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário