3 de abril de 2014

SOUFLÊ DE QUEIJOS E LEGUMES

Noite! linda e perfumada  noite. Um exército de estrelas marcha pelo céu, em formação, e a noite se rende, sem resistência.
Quem sou eu, perdida nesta imenso céu, a tua procura. Quem sou eu, se nesta estrada escura,
eu me perco em minha inquieta mente,
e nada me prende, nada me segura,

quando eu vejo o teu sorriso, em minha frente....
Boa noite para você, que olha para o céu e não vê nada, boa noite, para você que olha para o céu e viaja. Vamos para a cozinha? Ai! Que fome! O prato de hoje é um sedutor e leve souflê de legumes e queijo. Vamos comer souflê, entre uma constelação e outra, porque nós, os seres humanos,  nós não nos  alimentamos apenas de comida...

Ingredientes:
2 batatas cortadas em cubos
1 cenoura corta em cubos
1 xícara (chá) de vagem picada
2 xícaras (chá) de mussarela em cubos

4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
5 gemas
5 claras batidas em neve
1 colher (café) de fermento em pó químico (royal)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado.
sal a gosto.

Modo de fazer: Descasque e pique as batatas e a cenoura em cubinhos, corte as vagem em pedaços de 1 cm. Cozinhe  os legumes, em água e sal, até ficarem macias, mas não moles de demais. Escorra e deixe amornar. Adicione os cubinhos de mussarela e reserve. Em outra tigela, bata as gemas com o óleo e adicione o leite. Adicione a farinha  peneirada com o fermento em pó, aos poucos, batendo até obter uma massa homogênea e acerte o sal junte os legumes e reserve.  Bata as claras em neve, com picos firmes, e adicione, delicadamente à massa. Divida a massa em formas refratárias individuais, untadas com óleo de cozinha, e polvilhe com queijo parmesão. Coloque as forminhas em uma assadeira grande, e leve ao forno preaquecido, em temperatura média, por 20 minutos. Sirva em seguida, fofo e quente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário