11 de abril de 2014

MEIA LUA DE RICOTA DE BÚFALA E RASPAS DE LIMÃO-SICILIANO

 Um por de sol maravilhoso! O sol mergulha em um dramático e vermelho horizonte de Dourados. São largos horizontes, onde o meu olhar se perde.
Eu estou sentindo uma certa tristeza. Parece-me que estou distante de tudo, porque eu estou longe de você. Mas, nenhuma melancolia resiste a uma massa, tão delicada, tão saborosa e tão perfumada. Vamos para a cozinha? Vamos preparar  massa, esta deliciosa e sensual tarefa, onde a alegria complementa o sabor. Boa tarde para você que gosta de massa, boa tarde para você, que gosta de mim. ....risos...


Ingredientes:
4 porções

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos brancos
1 pitada de sal

Recheio
300 g de ricota de búfala
100 g de raspas de limão-siciliano
30 g de parmesão ralado
5 g de açúcar
sal a gosto.

Molho de tomate
1 kg de tomates débora ou italiano maduros e sem pele;
1 cabeça de alho cortada ao meio;
100 ml de azeite de oliva extravirgem;
50 g de manjericão;
sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer:  Em uma superfície plana e seca, despeje a farinha, faça um buraco no centro, coloque a pitadinha de sal,  e vá adicionando os ovos, uma a um, e incorporando a farinha de trigo, de dentro para fora, até obter uma massa lisa, macia e homogênea. Se necessário, coloque algumas colheres de água. Faça uma bola com a massa, cubra com um filme plástico e deixe repousar por 30 minutos.
Prepare o recheio, misturando muito bem,  todos os ingredientes. Reserve.
Abra cerca de 300 g de massa com ajuda de um rolo, até atingir a espessura de 1 mm.Coloque a massa aberta em uma superfície lisa e seca, polvilhada de farinha de trigo, e corte em círculos de 8 cm com um cortador de massas. Coloque 1 pequena porção de recheio no centro de cada círculo, umedeça as bordas com água e feche a massa, com as pontas dos dedos, formando uma meia-lua. Reserve.
Prepare o molho, retirando a pele e as sementes dos tomates. Descarte a pele e bata o miolo dos tomates no liquidificador, coe e reserve o líquido. Corte a polpa dos tomates em cubinhos. Aqueça o azeite numa panela, doure a cabeça de alho cortada ao meio e acrescente o manjericão. Retire do fogo, deixe esfriar e coe, devolvendo o azeite à panela e adicione a polpa e o líquido das sementes processadas. Deixe cozinhar por 15 minutos, em fogo baixo, até reduzir pela metade. Ajuste o sal e, se precisar, corrija a acidez com açúcar. Coloque o molho em um processador e bata rapidamente. Coloque uma panela no fogo, com bastante água e um pouco de sal, até ferver. Enquanto cozinha as meias- luas na água fervente, por 3 minutos, aqueça o molho e divida em quatro pratos fundos. Escorra as meias-luas, depois de cozidas, e divida em quatro partes, colocando-as sobre o molho. Decore com folhinhas de manjericão, regue com um fio de azeite e regue com um fio de azeite. Sirva em seguida, e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário