11 de dezembro de 2012

EFÓ

Você traz luz, para as minhas sombras,
Você é  fonte da minha doçura,
Você é mão que me mantém de pé,
Você é o sorriso que acaricia e cura.

Você é o sentimento que me faz melhor,

Você é a minha alegria preferida,
Eu vejo o céu, pelas íris dos teus olhos,
Você me vê, iluminando a tua vida.

O efó é um prato típico da culinária baiana.  O estado da  Bahia é conhecido pelas especiarias de sua culinária, marcadamente influenciada pelos costumes africanos, que lhe conferiram sabor exótico inconfundível, todos preparados com dendê, óleo extraído de uma palmeira originária da África.  Na crença do candomblé, Nanã, a rainha das águas doces, quando escolhe, pede um bom efó de língua-de-vaca: língua-de-vaca, verdura muito comum na Bahia. Quando a língua de vaca não está disponível, usa-se a taioba, a bertalha ou o espinafre.
Ingredientes

2 maços lingua de vaca,  taioba, bertalha ou espinafre
1/2 kg de camarão seco, defumado e descascado
200 g de amendoim torrado
100 g de castanha de caju torrada
1 cebola média
1 pimenta malagueta
1 1/2 xícaras de azeite de dendê
suco de 1/2 limão
sal a gosto

Modo de fazer: Cozinhe as folhas de verdura, escorra bem e pique bem. Passe pela máquina de moer, o camarão, o amendoim, a castanha de caju, a cebola e a pimenta. Coloque numa panela os ingredientes moídos e o azeite-de -dendê. Junte o suco de limão, o sal e a verdura. Leve ao fogo para refogar, abaixe o fogo e deixe cozinhar durante 30 minutos. Se estiver muito seco, junte um pouco de água. Sirva acompanhado de arroz branco e farofa de dendê

Nenhum comentário:

Postar um comentário