7 de outubro de 2017

TORTA FELIZ DE FRUTAS VERMELHAS




Talvez eu não seja entendida, porque eu falo português.
Talvez eu não seja compreendida, porque eu falo de amor.
Eu busco, então,  me expressar numa linguagem morta,
num estranho idioma, onde o silêncio é o mais eloquente dos símbolos.

O dia está chuvoso e triste, e eu estou calada e pensativa.
Hoje de manhã eu saí para colher amoras ao lado da linha do trem. Não havia muito. O vento e a chuva da noite derrubaram as mais bonitas e madura. A manhã estava chuvosa, e enquanto eu colhia, passaram por mim dois homens drogados e um trem com 40 vagões. Os trem passando me lembrou da minha infância, quando a passagem dos trens  era o meu relógio. Bem, e já que eu estava la na minha infância, eu me lembrei, também, de uma torta de frutas vermelhas que eu aprendi com a minha mãe, a minha mãe aprendeu com a minha avó, e a minha avó aprendeu com a avó dela. Quando eu voltei para a minha casa, eu fui procurar a receita, em minha antigas anotações. E eu achei! Na velha folha de papel pautado, escrita com a minha letra miúda de menina, lá estava a receita, e aqui está a torta. Maravilhosa e fresca, como sempre! Se você quer experimentar o gosto da minha infância, basta comer um pedaço da minha torta. Boa noite para você, que também faz essas viagem ao passado! Boa noite para você que também colhe amoras! Boa noite para você que também adora tortas de frutas! Vamos para a cozinha? Essa base é o que dá personalidade e identidade a essa torta. 



Ingredientes:
Massa:
1 ovo
4 colheres de água
1 colherinha de café e sal
1 colher (chá) de fermento em pó royal
1 colher de café de raspas de casca de limão,
4 colheres rasas de farinha de trigo.

Recheio: 
2 xícaras de morangos picados
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres de maisena diluídos em
250 ml de água.

Cobertura:
 200 ml de creme de leite gelado, ou chantilly.
1 colher de açúcar
frutas vermelhas: amoras, morangos, framboesas.

Modo de fazer: Bata o ovo com a colherinha de sal, na batedeira, até obter uma espuma densa.
Bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão, e adicione, delicadamente, ao ovo batido. Adicione a farinha de trigo e o fermento, de baixo para cima, até obter a consistência de bolo.
Às vezes 3 colheres, outras 4, dependendo do tamanho do ovo.
Despeje em uma assadeira de fundo removível, untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido, a 200 graus C, por cerca de 15 a 20 minutos.
Prepare o recheio: adicione o suco de limão e o açúcar  aos morangos picados, e amasse levemente. Misture a maisena diluída na água, e leve ao fogo para cozinhar, até obter um creme transparente.
Deixe esfriar.
Bata o creme de leite com o açúcar, ou bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly.
Cubra a massa com o recheio de morangos, espalhe o creme de leite ou o chantilly, e decore com frutas frescas, amoras, morangos, framboesas.
Leve ao refrigerador por cerca de 3 horas e sirva. É muito bom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário