25 de outubro de 2014

BOLO DE NOZES COM CALDA DE CAFÉ - DIABETES

Amanhã o Brasil irá eleger o seu presidente, e eu nunca vi uma disputa tão acirrada e tão brutal, com golpes abaixo da cintura, com um candidatos dividindo o país, e incitando uma metade contra a outra. De repente, o cidadão ser mais educado ou ter uma melhor situação financeira, se tornou um defeito de caráter e ser pobre e ignorante de tornou uma virtude. Um estadista une os cidadãos   para governar para todos, um populista os  divide,  para se perpetuar no poder, pregando o medo. Por favor, não ria! Eu estou muito politizada hoje! ...risos...
Amanhã e estarei viajando e eu não vou votar, portanto. Talvez por esse singelo motivo, eu esteja me manifestando politicamente hoje.
Para eu manter o equilíbrio e a serenidade, eu acho melhor nós irmos para a cozinha, cultivar a doçura. Que tal um bolo de nozes com calda de café e recheado de doce de leite? E tudo sem açúcar? Doçura sem açúcar é tudo de bom! 

Ingredientes
9 ovos
2 xícaras (chá) de adoçante
250 ml de leite desnatado
50 ml de óleo de cozinha
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
200 g de nozes trituradas
1 lata de doce de leite diet

Calda
1 colher (sopa) de café solúvel
1/2 xícara (chá) de leite desnatado quente
2 colheres (sopa) de creme de leite light

Modo de fazer: Coloque os ovos na batedeira com o adoçante e bata por 15 minutos, até obter uma espuma densa. Ainda batendo, coloque o óleo em fios, lentamente, até incorporar. Desligue a batedeira, e vá adicionando a farinha de trigo peneirada, alternando com o leite, e mexendo delicadamente, de baixo para cima, sem bater, para não eliminar a aeração da massa. Adicione com cuidado,  o fermente em pó e as nozes, mexendo até incorporar à massa. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido, por 35 minutos.
Prepare a calda, dissolvendo o café no creme de leite e misture bem. Eu gosto de reduzir a gordura das receitas, por isso eu prefiro diluir o café no leite. Para não tornar a receita muito magra (risos), eu coloco uma colher de creme de leite.  Depois de assado, corte o bolo ao meio, regue com a calda e recheie com a metade do doce de leite. Cubra com o resto do doce de leite e decore a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário