15 de abril de 2018

BACALHAU AO FORNO COM BATATAS AO MURRO




Nada é tão precioso quanto o ar!
É o mais sagrado dos direitos,
preencher de ar o nosso peito,
para  podermos livremente respirar...

Até mesmo um  anjo entristece
quando uma criança envenenada,
não resiste, e morre sufocada,
quando um ataque químico acontece.

É claro que é indigesto misturar ativismo político com as maravilhas do paladar,
mas é inevitável, às vezes. Eu me curvo, em silêncio, pelas vítimas do ataque químico, na Síria.
Isso posto, vamos para a cozinha, porque a minha cozinha é sempre um lugar seguro, onde todos são recebidos como amigos, e onde ninguém morre envenenado. ...risos...
Falando sério, agora!
Vamos falar de comida. O prato de hoje tem sotaque português.
É um maravilhoso bacalhau assado, acompanhado com batatas a murro.
Eu sempre digo que uma boa comida pode ser um boa refeição,mas quando uma boa comida e bem acompanhada por uma taça de vinho, uma boa comida pode se tornar uma celebração.
É certo, e nós já concordamos, que a harmonização dos vinhos com os alimentos, vai além dos parâmetros sacramentados pelos especialistas. Ela deve considerar, essencialmente, o nosso gosto pessoal. Mas é claro que impossível gostar de um casamento, entre alimento e o vinho, onde um confronte o outro, ou um destrua o outro, mas é inútil um conceituado sommelier argumentar que determinado vinho acompanha melhor um prato, se o seu gosto diz o contrário.
Então está combinado! Eu vou aglutinar algumas harmonizações, para este peixe considerado "difícil", e você escolhe a sua predileta.
Quando nós pensamos na harmonização com peixes, nós pensamos, invariavelmente, em vinhos brancos, mas, como dizem os portugueses, bacalhau não é peixe. Bacalhau é bacalhau. E assim sendo, o bacalhau tem as suas próprias regras de harmonização com o vinhos.
É certo que a preparação de um prato é um importante fator na escolha do vinho que o acompanha. O bacalhau não é diferente. Um bacalhau preparado com azeite, alho e azeitonas, pode ser muito bem acompanhado por um vinho tinto, mais intenso. As preparações mais típicas da culinária portuguesa, são melhores acompanhados por vinhos portugueses, da região do Alentejo. São cristalinos, de coloração rubi, com taninos bem equilibrados e prolongados no final. Os taninos servem para equilibrar com a força e o sal do bacalhau. 
Algumas uvas se destacam, como a Trincadeira, Aragonês e a Castelão. 
O ideal é um vinho encorpado, mas não demasiadamente alcoólico.
Isso posto, sente-se à mesa, pegue a tua taça de vinho, e compartilhe comigo,
esse maravilhoso momento, esse fabuloso encontro de sabores.
Boa noite, para você que gosta da gastronomia portuguesa! Boa noite para você, que
também acha que bacalhau é bacalhau e não um peixe. Boa noite para você, que gosta
de boa comida! Boa noite para você, que gosta de celebrações!



Ingredientes para o Bacalhau:
02 Postas de Bacalhau 
03 dentes de alho picado 
50 ml de Azeite 
01 folha de louro
Tomilho fresco a gosto
01 colheres de café bem cheia de Colorau 
Pimenta do reino a gosto Salsa picada a gosto
Azeitonas Pretas a gosto

Batatas a muro:
8 batatas pequenas
50 ml de azeite
06 dentes de alho picados
01 colher de café bem cheia de colorau
Alecrim e pimenta do reino
Sal grosso

Modo de fazer:  Ferva água numa panela, quando a água ferver coloque as postas de bacalhau tampe a panela, apague o fogo e deixe por 08 minutos. Retire,com cuidado e jogue água fria para interromper o cozimento. Faça uma mistura com o azeite, o tomilho, o alho picado, o louro e colorau. Espalhe por cima das postas de bacalhau e leve ao forno alto, na parte de cima, apenas para dourar as postas. Retire e espalhe o Alecrim por cima.
 Prepare as batatas.Lave bem e cozinhe com as casca, até ficarem ao dente. Eu costumo cozinha no microondas. Depois de lavadas, eu coloco em um pirex fundo, com um dedo de água, e cozinho por 10 minutos, em máxima potência. Depois de cozidas enxague em água fria. para interromper o cozimento. Dê um ligeiro e leve murro de maneira que elas apenas abram. Na receita original, em uma frigideira,  coloque o azeite e refogue o alho picado. Junte o colorau e mexa bem para dilui-lo no azeite, coloque as batatas misturando bem, mas com cuidado para não desmancha-las. Tempere com sal e pimenta do reino. Prove e corrija o sal. Deixe até ficarem douradas sempre mexendo com cuidado para que o tempero se espalhe por toda batata. Ao invés de usar a frigideira, após dar o murro e abrir as batatas, eu as coloco em uma assadeira, rego com a mistura de azeite, alho picado, colorau e alecrim, e polvilho com o sal grosso. Levo ao forno quente, até que elas dourem.
Nesta receita, eu usei o bacalhau dessalgado e congelado Dessalgar o bacalhau em água gelada por 48 horas na geladeira trocando a água duas a três vezes ao dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário