3 de novembro de 2014

RISOTO DE QUEIJO COM CAMARÃO NA TIGELA DE PARMESÃO

Eu estive em Fernando de Noronha, e esta foi uma inesquecível experiência. É um o mais lindo lugar que eu já vi. Eu creio que nenhuma palavra pode descrever as sensações em Noronha. As cores do mar, a cristalina água, a fantástica fauna marinha, a paz dos ninhais, os golfinhos rotadores, as flores do Mulungu, o desafiador e deslumbrante relevo. Tudo me fascinou. A gastronomia à base de peixes e frutos do mar, também me encantou. Agora, tudo é saudade, informação e fotografias, muitas e lindas fotografias. Eu fiquei muito bem impressionada com a conservação do parque, com os cuidados e o controle de acesso ao locais mais sensíveis, como os recifes de coral. Eu fiquei preocupada com o futuro de Noronha, já que a energia é gerada e a água é dessalinizada com a queima de 600 mil litros de óleo diesel, apenas uma pequena parte do esgoto é tratado e não há coleta de lixo seletivo. Há enfim, boas e más notícias vindas do paraíso. Eu vou investir nas boas notícias. Lá eu fiquei encantada com este prato. Quer sentir o gostinho? Vamos para a cozinha. Aproveite para dar uma espiadinha na ilha, também. Boa noite, para você que, como eu, também gosta de boa comida de lugares lindos. Vamos juntos! Sozinho, este prato é uma refeição, acompanhado de uma taça de um bom vinho branco, de uva Chardonnay ou Sauvignon Blanc, é uma festa. Ao lado da pessoa amada é um celebração. Vamos celebrar a vida, as maravilhas deste mundão de meu Deus, e ao amor, que dá cor e sabor à vida.
Ingredientes
Receita para 4 pessoas
Camarão

500 g de camarões grandes e limpos
500 g de camarões médios limpos
1 dente de alho
suco de meio limão siciliano pequeno
pimenta do reino a gosto
1 pitada de gengibre ralado
1 pitada de casca de limão ralado

Risoto
500 g de arroz arbóreo
2 colheres de óleo
1 dente de alho picado
1 litro de caldo de legumes
1/2 copo de vinho branco seco
1 fatia grossa de queijo blue cheese
100 g de queijo grana padano
2 colheres de manteiga sem sal
salsinha picada a gosto

Para a tigela de parmesão
500 g de queijo parmesão ralado grosso
1 tigela rasa, para molde.

Modo de fazer: Prepare o tempero, juntando o alho espremido, a pimenta do reino ralada na hora, as raspas de limão e gengibre. Junte o suco do limão e tempere com o sal necessário para salgar todos os camarões. Tempere os camarões separados, mas com o mesmo tempero, e reserve.
Prepare as tigelas de parmesão, aquecendo um frigideira média.
Abaixe o fogo e espalhe 1 quarto do queijo parmesão ralado, até fundir, como um tapioca. Retire ainda quente e e forre a tigela, para modelar. Deixe esfriar, até ficar firme. Repita a operação, até obter 4 tigelas de parmesão e reserve.
Prepare os camarões, enquanto o risoto cozinha, utilizando duas frigideiras. Uma para fritar os camarões grandes, outra para os pequenos. Aqueça as frigideiras com uma generosa porção de azeite e de manteiga. Frite os camarões pequenos separados dos grandes. Os pequenos cozinham em menos tempo. Doure todos os camarões de todos os lados, Esse é um procedimento rápido, porque o camarão cozinha muito rápido. Cerca de 2 minutos cada lado. Retire do fogo reserve em um lugar aquecido.
Prepare o risoto, levando uma panela ou um wok ao fogo, com o azeite. Frite o alho bem douradinho e adicione o arroz arbóreo. Frite por alguns momentos e adicione o vinho. Quando o vinho evaporar, adicione uma concha do caldo de legumes, e vá mexendo até incorporar. Junte mais uma concha de caldo, e sempre que ela for incorporada ao arroz, repita a operação. O arroz deve ficar úmido, macio, mas "al dente". Junte, então, os queijos e a salsinha e mexa até incorporar bem. Adicione a manteiga e mexa até ficar brilhante. Por último, junte os camarões pequenos fritos, e misture. Está pronto para servir. Coloque uma tigela de parmesão em cada prato de servir, coloque um porção do risoto dentro dela, e 1 camarão grande sobre tudo. Decore o prato a gosto e sirva com um maravilhoso vinho de uvas Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Isto é divino! Faça, para impressionar você mesmo. coma para impressionar os teus sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário