6 de novembro de 2013

CANELONE DE MASSA FRESCA COM ABÓBORA E MASCARPONE

Deliciosa tarde, molhada pela chuva!
a paisagem toma banho, sem pudor,
as minhas mãos, inquietas, tiram a luva,
e  acariciam nosso  estranho amor...

Uma tarde cinzenta de chuva, merece o colorido deste prato. Dourado, este prato traz o sol  da toscana, para os sentidos. Delicado e lindo, este prato é uma celebração da primavera, escondida nesta cinzenta tarde. Rindo, eu me pergunto se você gosta deste prato, tão alegre e italiano, quanto a mesa do almoço, dos domingos da minha infância.
Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me, porque hoje o prato é mais que lindo, é mais do que delicioso. Ele é um pedaço da minha história.  Sozinho, este prato é uma refeição leve. Acompanhado de uma saladinha verde, uma taça de um delicado vinho branco e do teu sorriso, é uma celebração. ...risos...

Ingredientes
Massa 
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos 
1 pitada de sal
1 colher de sopa de água 

Recheio
350 g de abóbora
2 talos de alho-poró, somente a parte branca
1 dente de alho
sal 
folhas de manjericão rasgado, para ressaltar o sabor
Cobertura 
100 g de queijo mascarpone
2 colheres de sopa de leite
Pimenta-do-reino ralada e sal a gosto
Uma colher de sopa de manteiga (eu dispenso a colher e manteiga, para emagrecer a receita)

Modo de fazer: Faça um montinho com a farinha, abra um buraco no meio, coloque o sal e a colher de água fria, e vá adicionando os ovos, um a um, misturando do centro para as bordas. Amasse bem, até obter uma massa homogênea. Faça uma bola, passe uma gota de azeite ao redor e deixe descansar.
Corte a abóbora em cubos e lave bem com água corrente. Em uma panela , frite o alho com um talo de alho poró. Adicione a abóbora em pedaços e uma concha de caldo de legumes e cozinhe a abóbora, por cerca de 20 minutos até que esteja bem cozida . Corte o outro talo de alho e frite em uma colher de óleo, até ficar levemente dourado. Junte ao purê de abóbora, tempere com sal e pimenta e adicione algumas folhas de manjericão e reserve.
Abra a massa bem fina, com uma máquina de macarrão, de preferência, e corte em retângulos. Cozinhe esses retângulos em água fervente e um pouco de sal, e escorra bem. Se quiser, estenda os retângulos sobre um guardanapo limpo, para que a massa fique seca.
Espalhe um camada  de abóbora. Enrole, e disponha os canelones em um refratário untado com manteiga.
Coloque o mascarpone em uma panela, misture com uma concha pequena, de água do cozimento da massa e uma colher de manteiga em temperatura ambiente. Tempere com sal e pimenta a gosto e mexa até obter um creme homogêneo. Espalhe sobre os canelones e polvilhe com queijo parmesão ralado. Asse em forno preaquecido, a 180º C, por cerca de 10 minutos, até ficar levemente dourado. Sirva a seguir. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário