5 de novembro de 2013

BOLO EMBRULHADO DE BRIGADEIRO

A tarde está dourada e fresca, com um céu de um azul arrebatador. Eu penso, sorrindo, no delicioso prazer de eu compartilhar com você esta tarde, com um cremoso bolo, que seduz a nossa boca. Eu penso no café cremoso, misturando-se na boca com o sabor do chocolate e o contraste do licor de limão, com sabor da Toscana  Eu penso na doce intimidade do tapete da sala, com os sons da primavera, coroando a tarde. Vamos para a cozinha, porque  hoje estamos celebrando a primavera, com o calor do verão!

Ingredientes:
Bolo
2 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de leite
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de maisena
3 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento

Recheio
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Calda:
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de licor de chocolate

Modo de fazer: Bata as claras em neve e reserve. Bata, na batedeira, as gemas, o açúcar e a manteiga, até ficar bem fofo. Misture a farinha de trigo, com o chocolate e a maisena, e vá adicionando, à mistura da batedeira, alternando com o leite, até obter uma mistura homogênea. Adicione, por último e delicadamente, as claras em neve e o fermento em pó. Despeje em uma forma untada e enfarinhada, de 25 cm x 35 cm, e leve ao forno preaquecido, até dourar.
Coloque todos ingredientes do recheio em uma panela, com fundo grosso de preferência, e leve ao fogo médio, até engrossar. Retire do fogo e reserve.
Prepare a calda, levando todos os ingredientes em uma panela, até ferver.
Corte o bolo ao meio, recheie com o brigadeiro e corte o em quadrados. Regue com a calda, passe em chocolate granulado, embrulhe em papel alumínio, e leve a geladeira, por 2 horas, no mínimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário