9 de dezembro de 2012

TORTA TOSCANA DE MAÇA E RICOTA

Fonte: Ma toscane.com

Eu falo de amor em tempos de barbárie, 
eu cultivo a doçura, em tempo de amargura.
Eu tenho fé, em tempo de descrença,
 Eu me importo, em tempo de indiferença.

Eu procuro, quando tudo está perdido,
Eu sonho, em meio ao pesadelo,
Eu sorrio,  para eu secar a lágrima,
Eu espero em pleno desespero.

Eu não desistirei de construir um mundo melhor para mim e para você. Por menores que sejam as chances, por maiores que sejam os obstáculos, nós poderemos viver a felicidade possível em nossos mundos paralelos. Hoje é domingo e o sol está entrando pela sala, sem pedir licença. Bom dia ao sol, bom dia a você que eu amo, a você que gosta de cozinhar e a você que gosta de comer.  Hoje é dia de sobremesa. Uma deliciosa e tenra torta de maçã toscana.

Ingredientes:
300 g de ricota
2 maçãs vermelhas
300 g de farinha
3 ovos
250 g de açúcar
1 colher rasa (sopa) de fermento em pó
Uma pitada de sal
Licor para dar sabor à ricota (opcional e à escolha) Eu gosto do Strega.

Modo de fazer: Amasse a ricota com o açúcar, em uma tigela. Se gostar, dê  sabor à mistura, com um licor da sua preferência. Em seguida, adicione as gemas, uma a uma e mexa delicadamente, com uma  colher de pau. Bata as claras em neve com 1 pitada de sal e adicione, mexendo delicadamente, para não perder a aeração. Misture, com o mesmo cuidado, a farinha de trigo e o fermento em pó. Eu reservo uma parte das claras em neve para adicionar depois das maçãs, para sustentar a aeração. Por último adicione as maçãs descascadas e picadas em fatias muito finas. Misture bem, despeje em uma  assadeira de 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e asse, em forno preaquecido, por cerca de 45 minutos. Sirva fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário