21 de novembro de 2022

FAGOTTINI DE ABÓBORA E GENGIBRE


.....
Longe é um lugar perdido no passado,
onde eu andei cantando entre os vinhedos,
onde, um dia, nós andamos abraçados,
e por amor, até o sol nasceu mais cedo.
Longe é o caminho onde anda o pensamento,
é onde eu danço com você, de madrugada,
é onde a alma voa livre como vento,
onde você me  faz sentir que eu sou amada.
Longe é o lugar onde eu irei, por certo,
onde você me esperará, impaciente,
longe é o lugar onde estarei  mais perto,
e onde você me encontrará em tua mente.

Muito embora o Halloween não faça parte da nossa cultura, 
aos poucos ela vem ganhando espaço,
com suas fantasias mórbidas e as abóboras.
Como o meu foco é a gastronomia, e não o folclore,
aqui estou eu, a boa samaritana, para dar um nobre destino 
às abóboras. Sim, nós vamos fazer uma mistura cultural aqui,
fazendo um fagottini alla zucca e zenzero,
ou seja, um prato italiano, com um sotaque americano.
É um prato cênico, lindo e, acredite, delicioso.
Eu testei sem muita expectativa, e me deparei com um prato
saboroso, rico em sabores e em textura.
O gengibre fresco, finamente ralado no recheio, dá uma nota pungente que harmoniza bem com a doçura da abóbora, umedecendo-a e tornando as trouxinhas muita equilibradas. 
É maravilhoso o encontro dos sabores, coroados com as 
texturas. A base recheada é macia e saborosa, e o topo da trouxinha é
deliciosamente crocante.
Se você gosta do Halloween, aproveite! Se você gosta de boa comida, experimente
o meu fagottini, mas se você gosta de boa companhia e dos prazeres à mesa,
você está no lugar certo! ...muitos risos...

Ingredientes:

5 folhas de lasanha fresca com 10 cm x 20 cm
350 g de abóbora cabotiã
70 gr de manteiga
30 g de queijo parmesão ralado
2 ramos de manjerona fresca
2 cm de raiz de gengibre fresco
azeite extra virgem
sal
Pimenta preta

Modo de fazer: Descasque a abóbora e corte em cubos. Na Itália, eles recomendam a abóbora Mantuan, no Brasil, eu uso a abóbora Cabotiã, que é cremosa e tem menos água. 
Coloque a manteiga em uma panela e, quando estiver espumando, coloque as abóboras, e refogue por cerca de 20 minutos, até que a abóbora fique macia. 
Eu uso uma técnica alternativa: eu refogo na panela, mas depois eu passo para uma assadeira, untada com azeite, e asso a 200ºC, por 20 minutos. A diferença entre as técnicas, e que ao assar, a abóbora ganha um sabor caramelado, além de ficar com menos água.




Retire do forno, amasse ou esprema em uma espremedor, adicione as folhas de manjerona, o gengibre ralado, o queijo parmesão e a pimenta do reino. Acerte o sal e misture bem, até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe esfriar.





Abra as folhas de massa. Eu uso bem fininha, no número 7 da máquina de macarrão. Corte a massa em retângulos, e cozinhe rapidamente em água fervente levemente salgada, retire e coloque sobre um guardanapo limpo, para secar.








Coloque uma noz de recheio no centro da massa, feche como uma trouxinha, e amarre com um barbante. Coloque as trouxinha em uma assadeira forrada com papel manteiga.
pincele-os com azeite de oliva e asse em forno pré-aquecido a 180° por 10 minutos, e depois por mais 2 minutos sob a grelha. Eu deixo 15 minutos, porque eu gosto do topete mais crocante. Dá um contraste fabulolo do crocante do topo, com a maciez e cremosidade da base.





Depois de assado, retire o barbante e amarre com fios de cebolinha escaldados na água fervente, e sirva imediatamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário