18 de novembro de 2022

FAGOTINI DE RICOTA E CAMARÃO COM CREME DE BRÓCOLiS


Eu falo de amor e de  esperança,
dessas coisas que ninguém mais acredita,
eu não sei se essa magia te alcança,
quando eu sussurro e a minha alma grita.
Eu falo de cheiros e perfumes,
daqueles sons, que aceleram o coração,
da paixão,  que a palavra não resume,
e do fogo que acende o lampião.
Eu falo desta vida, tão incerta,
eu falo do que eu sinto, com certeza,
eu falo do meu medo sempre alerta,
e da chama da esperança,  sempre acesa.
....

Eu também falo de comida boa e bonita, dos prazeres e das emoções compartilhadas ao redor da mesa,
de memórias afetivas, dos desafios de explorar novos sabores. Mistura de ingredientes, uma espécie de magia, que a gente morde com os dentes, e a alma sente alegria. Comida é mais que alimento, é algo que nos sacia, ela envolve sentimentos, comida é quase poesia. É assim que eu me relaciono com a comida! É uma relação de paixão e respeito. O prato de hoje, é uma adaptação da receita de um Chef italiano que ganhou um sotaque brasileiro. Embora  o creme de brócolis tenha dado um toque inovador
ao prato, eu acho que um bom molho bechamel pode tornar o prato mais saboroso. Eu gostaria de saber 
a tua opinião. Vamos experimentar juntos! Eeeeebaaaa !


Massa clara:

1 xícara rasa de farinha de trigo
1 ovo

Massa verde:
1 xícara rasa de farinha de trigo
1 ovo
3 ramos de brócolis

Recheio:
100 g de ricota peneirada
5 camarões médios
1 dente de alho
30 g de pecorino romano ralado
1 ramo de manjerona fresca
1 gr casca de limão ralada fino
molho de camarão a gosto
sal e pimenta a gosto

Molho: 
1 brócolis pequeno
1 ramo de manjerona
30 ml de azeite de oliva
40 ml de leite de arroz

Modo de fazer: Amasse a farinha com o ovo até incorporar bem e obter uma bola de massa. Envolva em filme plástico e reserve.
Para a massa verde, bata o brócolis cozido al dente com o ovo, até obter uma creme homogêneo. Misture à farinha e amasse até obter uma bola de massa. Envolva em filme plástico e reserve.

Prepare o recheio: Lave e descasque bem os camarões e corte-os em pedaços pequenos. Aqueça o azeite e o alho, e refogue os camarões rapidamente por cerca de 1 minuto. Adicione o camarão à ricota. Tempere o recheio com folhas de manjerona, pecorino ralado, sal e pimenta a gosto. raspas de limão finamente raladas. Misture tudo bem e coloque o recheio um saco de confeitar.

Prepare o molho, batendo o brócolis com o azeite e o leite de arroz até obter um creme liso. Tempere com sal e pimenta a gosto. 

Para  modelar a massa no formato de rabanete, faça um cordão com a massa branca, abra a massa verde em um retângulo e envolva o cordão. Corte em fatia e abra cada fatia em círuculos. Eu começo a abrir com o rolo de macarrão e termino na máquina, na espessura 5 da Marcatto, mas essa modelagem de massa tem uma virtude: dá para fazer usando apenas o rolo de macarrão.

Corte o círculo pela metade

Recheie cada semicírculo e dobre, como na figura abaixo. Sele bem a lateral


Marque a extremidade verde com um garfo. Usando 2 palitos em forma de pinça, aperte até obter o "pescoço", como demonstrado abaixo. Eu esqueci de fotografar essa fase. Na próxima receita eu fotogrado. Explicando nos mínimos detalhes. Você pode usar um par de palitos para comer comida japonesa ou dois palitos de churrasco. A ponta mais grossa no limite da massa verde, dos dois lados, e vai apertando, devagar para não rasgar a massa, até o obter esse pescocinho elegante. Concordo que as fotos falam mais claro. ...risos...

Montagem: Preaqueça os pratos de servir. Cozinhe os fagotini al dente em água fervente e levemente salgada. Escorra e reserve. Coloque uma porção do molho em cada prato, e disponha os fagotini. Polvilhe com queijo pecorino ralado. Enriqueça o prato com azeitonas pretas e alguma gotas de óleo de  pimenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário