23 de novembro de 2022

RISOTO DE PERA, GORGONZOLA E NOZES



Perdida na imensidão,
sentindo frio nas entranhas,
eu sinto o meu coração,
preso em teias de aranha.
Nenhuma luz no caminho,
não ouço nenhuma voz,
nem canto de passarinho,
parce que estamos sós...
Nesse momento sombrio,
sou dona do mundo inteiro,
indomável como um rio,
sou bruxa, sou feiticeira...



É Halloween e eu resolvi exercitar o meu lado feiticeira, porque comida boa
é magia, e magia é coisa de feiticeira.
Para acompanhar um reles filé com molho de pimenta, eu
resolvi promover um namoro auspicioso em um queijo marrento como o gorgonzola,
com a doçura das frutas, e o resultado foi um casamento de conto de fadas.
A doçura das frutas suavizaram o gogonzola e o resultado foi um sabor
maravilhoso, suave e equilibrado.
Além de Halloween, hoje é dia de eleição, uma eleição decisiva,
que vai nos apontar para onde estaremos indo. Eu ainda tenho
dúvidas, mas acho que não faz diferença, se caimos no abismo da esqueda ou da direita.
Por isso, democraticamente, eu convido você para a minha linda e saborosa mesa, 
que acolhe todas as correntes ideológicas.
Boa tarde para você que é da esquerda, da direita, do contra, a favor!
Vamos tocar o barco, seguir em frente, fazer o certo, o legal e o moral, porque
o mundo começa a mudar com cada um de nós.
Rindo, eu peço desculpas pela minha filosofia de botequim,
mas ela expressa o que eu realmente penso.
Boa tarde, também, para você que prefere ser feliz a ter razão,
boa tarde para você que gosta de comida gostosa e caprichada,
boa tarde para você que quer começar a experimentar 
novos sabores, novos pontos de vista, novos horizontes,
novos sonhos, novos amores! Estamos juntos!
Eu posso ajudar com os sabores! ...risos....

Ingredientes:




1 colher (sopa) rasa de manteiga
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 pera madura cortada  em cubos
1 cebola picada
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
120 ml de vinho branco
3 xícaras de água fervente
100 gramas de gorgonzola ralado
30 gramas de nozes torradas e picadas
Sal a gosto

Modo de fazer: Aqueça a manteiga em uma frigideira, junte a pera, polvilhe com o açúcar e refogue em fogo brando mexendo de vez em quando até dourar/caramelizar. Reserve.






Coloque a manteiga em uma panela de fundo grosso, de preferência, refogue a cebola, até murchar. Junte o arroz e refogue demoradamente. Junte o vinho branco e mantenha no fogo até evaporar.






Usando sempre fogo brando, acrescente ao arroz 1 concha cheia de água fervente. Cozinhe misturando de vez em quando até o líquido evaporar. Repita  a operação, adicionando uma concha de água quente, até o arroz ficar macio, mas ainda "al dente"





Quando o colocar a última concha de água, acrescente ¾ do  queijo gorgonzola e reserve o restante para decorar. Misture bem até o queijo desmanchar por completo.
Junte a pera reservada e retire do fogo, e acerte o sal. Cuidado, porque o gorgonzola é muito salgado. Polvilhe com gorgonzola reservado e salpique com as nozes levemente torrada e picadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário