22 de setembro de 2022

QUEIJO VEGANO DE CASTANHA DE CAJU



Eeebaaaa!!! Eu sempre vibro e comemoro, quando eu encontro a solução para um problema,
especialmente quando essa solução envolve as pessoas que eu amo.
A minha norinha é intolerante ao lei de vaca, e isso restringe alguns prato que eu gostaria que ela provasse. Esse queijo vegano trouxe algumas soluções, e eu estou feliz em compartilhar.
Ele é versátil, e pode ser cortado ou usado como requeijão.
Eu vou testar na pizza, no camarão na moranga, em sanduiches e depois eu conto o resultado.
Eu estou ansiosa para fazer massas recheadas.
Como você pode perceber, eu sou uma cozinheira mergulhada no encantamento
dos novos sabores, nos largos horizontes dos novos usos para produtos conhecidos,
no calor e na paixão de uma nova harmonia no prato. Ah! Vem comigo
nessa florido caminho das descobertas!
Leve, feliz, desatenta,
eu ouso, eu peco, eu perdoo,
com a fé que me sustenta,
eu tento o primeiro voo...
Sou uma estranha criatura,
conquistando a liberdade,
sem ter medo da altura,eu busco a felicidade...



Ingredientes:
3 xícaras de castanha de caju crua e sem sal 
(eu usei crua, mas talvez a torrrada dê um sabor mais quente);
3 xícaras de água quente;
Suco de ½ limão;
1 colher de sopa de mostarda (eu usei Dijon);
2 colher de sopa de polvilho doce;
2 colher de sopa de polvilho azedo;
1 colher de sopa de levedura nutricional
 (opcional, mas dá diferença no sabor);
1 colher de café de sal;
Pitada de noz moscada.

Modo de fazer: 




Esquente a água e cubra as castanhas em um recipiente, deixando de molho por 30 minutos.

Escorra a água do molho e bata as castanhas com 2 xícaras de água
filtrada, até obter um creme homogêneo.
Acrescente o restante dos ingredientes, misture bem, despeje em uma panela, leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e formar bolhas. Certifique-se de estar cozido. Como a massa é densa, às vezes as bolhas não dão segurança de estar cozido.





Unte o fundo da forma de modelagem do queijo com azeite e, se quiser, salpique com ervas. Eu usei orégano e pimenta do reino moída.








Você pode fazer uma peça única, mas eu prefiro fazer dois queijos pequenos, como na foto.
Leve à geladeira  por 2 horas, pelo menos, e vai dar um queijo de corte, mas, amassando, você pode obter uma textura de ricota ou requeijão e, quando grelhado, dá uma casquinha crocante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário