10 de setembro de 2022

BOLO TIRAMISSU


Reflexos na superfície,
o céu  espelhado no lago,
as coisas que eu nunca disse,
o amor, o beijo, o afago...
O voo, o mergulho da águia,
o desejo de voar me invade,
teus olhos me servem de guia,
e eu vago pela cidade.
Como as aves migratórias
meus sonhos exibem asas,
mas o rumo e as trajetórias,
me fazem andar sobre brasas.
Leve, feliz, desatenta,
eu ouso, eu peco, eu perdoo,
com a fé que me sustenta,
eu tento o primeiro voo...
Sou uma estranha criatura,
conquistando a liberdade,
sem ter medo da altura,
eu busco a felicidade...

O tiramissu é quase uma divindade da cozinha italiana. O Tiramisù, ou Tiramissu e a sobremesa italiana por excelência, a mais amada, a mais famosa e cheia das mais criativas versões. Esta é uma versão estilizada. Embora as origens desta sobremesa famosa não sejam lá muito claras, porque há disputas entre as regiões de Veneto, Friuli Venezia Giulia, Piemonte e Toscana, ainda é uma pedra angular da cozinha italiana preparada sem distinção de norte a sul.
A sua origem ou inspiração, vem dos cafés da manhã preparado pelas nonas, que quebravam um ovo fresco em uma caneca, batiam com açúcar e misturavam café com leite, para as crianças, e os mais velhos adicionavam um pouco da marsala ou de aniz. E é dessa mistura inspiradora, que nasce o creme de mascarpone do tiramisù. Há muitas variações. No Brasil, como o mascarpone é caro e não muito fácil de achar, há receitas que usam o cream cheese, adicionam o chantilly. Esta é uma receita é quase abrasileirada, porque usa produtos disponíveis em qualquer mercado. Vamos para a cozinha? Amanhã você pode acordar com um maravilhoso tiramisù na geladeira, prontinho para ser degustado. Isso é muito tentador, não é? Boa noite, para você que cedeu à tentação do Tiramusù,! Boa noite para você que está achando este sábado meio desanimado! Estamos juntos neste barco furado. ...muitos risos...
Vamos para a cozinha, porque é lá que a magia acontece!

Ingredientes:

Bolo

4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
180 g de açúcar
1 colher (chá) essência de baunilha
100 g de farinha de trigo
100 g de maisena
2 colheres (chá) de fermento

Calda
100 ml de café bem forte
2 colheres (sopa) de Baileys

NOTA: Na receita original, a calda é feita com 100 g de açúcar, 150 ml de água e 3 colheres (sopa) de café solúvel. A mistura é levada ao fogo até diluir bem e, ao final, é completada com 2 colheres de Baileys café. Eu, entretanto, achei que esse xarope deixa o prato exageradamente doce. Sem açúcar, ficou mais leve, com um sabor perceptível do café. Eu prefiro menos doce, mas a escolha é sua.

Cobertura

200 g de queijo cremoso (cream cheese tipo philadelphia)
100 g de açúcar
2 colheres (chá)  de essência de baunilha
2 colheres (sopa) e Baileys café
200 g de creme de leite
1 colher de suco de limão
Cacau em pó a gosto.

Modo de fazer: Pré aqueça o forno a 180º C, unte e enfarinhe uma forma alta de 20 cm de diâmetro e reserve.

Bata os ovos com  as  colheres e água quente, usando a batedeira elétrica em velocidade máxima durante 1 minuto, até a mistura formar uma espuma bem espessa. Adicione o açúcar e a baunilha e bata mais 2 minutos. Misture a farinha de trigo com a  maisena, fermento em pó e incorpore delicadamente com um batedor de arame
Distribua a massa na forma e asse por cerca de 20 minutos, ou até estar totalmente assado. Use o teste do palito, para ficar mais seguro. Deixe esfriar completamente

Calda de Café:

 Prepare 100 ml de café bem forte na cafeteira, ou dilua 2 colheres (sopa) de café solúvel na água fervendo. Deixe esfriar e adicione o licor. Se preferir o xarope adoçado, basta misturar tudo e levar ao fogo para dissolver o café e o açúcar.

Bata o açúcar com a baunilha e o queijo cremoso, até obter uma mistura homogênea.Adicione o licor de café e bata mais um pouco. Bata o creme de leite com suco de limão, até ficar em ponto de chantilly firme, e misture ao creme de queijo. Reserve na geladeira.
Montagem: 
Corte o bolo em duas metades (corte paralelo à mesa). Coloque metade do bolo no prato de servir, e pincele com o xarope de café. Distribua uma grossa camada do creme, e polvilhe generosamente com cacau em pó. Cubra com a outra metade, e repita o processo, cubra totalmente o bolo e polvilhe com cacau. Colocar na geladeiro por pelo menos 3 horas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário