9 de setembro de 2022

MINI TORTA DE ABÓBORA




Desde muito pequena, eu me encanto com as coisas naturais e triviais,
que se repetem todos os dias, todos os meses, todos os anos.
 A renovação do amanhecer, o por dos sol, as flores da primavera, o sol do verão
, os dias azuis do inverno. Tudo me encanta.
 Mas nada me encanta como o nascer de uma lua cheia. 
Eu ainda me sinto como uma menininha, sentada na porta de cozinha,
 abraçada aos joelhos e olhando fascinada para a lua. 
A minha avó me disse, que um guerreiro mora na lua. 
Desde os meus 4 anos de idade, eu sou apaixonada por esse guerreiro que mora na lua.
 É uma mistura de sentimentos tão densa e intensa que me obriga a fechar os olhos e viajar para lugares distantes, onde eu nunca estive, mas onde está a minha alma ...
Bem, nesta noite de lua cheia, eu estou sugerindo uma torta que lembra a lua cheia,
 só que não tem um guerreiro dentro, mas é muito gostosa e cheia de nuances dos sabores das especiarias. Venha comigo para a cozinha! V
amos celebrar a vida, com doçura. A magia está no ar!
As abóboras não tem um papel tão relevante em nossa cultura  gastronomica,
 como tem na americana, na qual a torta de abóbora é um ícone e faz parte da mesa nos festejos de Ação de Graças e Halloween.
Aos poucos, a abóbora está ganhando o seu espaço está ganhando espaço em nossas mesas, em pratos doces e salgados. Há algo na torta de abóbora que chama pela primavera. Talvez sejam as cores, os perfumes, os quentes sabores das especiarias, e a cremosidade do recheio.
Seja qual for o motivo, a torta de abóbora é um sedutor prato que encanta pelo colorido e pelo sabor.
Para tornar o prato ainda mais primaveril, a torta adquiriu a forma de flor. São minitortas que enfeitam qualquer mesa. Você sabe que eu adoro comida gostosa e linda.
 Essa receita cumpre os pré requisitos!
Uma homenagem a você e ao povo americano, vamos para a cozinha, porque hoje tem festa, e tem torta de abóbora com cara de flor. Viva a torta! Viva você! Viva eu! Viva tudo!

Tempo total
35 minutos


Ingredientes:
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2/3 de xícara (chá) de manteiga]
6 colheres (sopa) de água gelada
1 pitada de sal.

Recheio
300 g de abóbora
350 g de leite condensado
½ colher de chá de sal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de fazer: 

Prepare a torta, diluindo o sal na água gelada. Misture a farinha com a manteiga, amassando com a ponta dos dedos.
Adicione a água até obter uma massa homogêna, sem amassar. O uso da ponta dos dedos tem como objetivo não aquecer a massa. 




Faça uma bola, envolva em filme plástico e coloque na geladeira por 30 minutos, pelo menos.









Prepare o recheio, cortando a abóbora em cubos de 5 cm, coloque em uma forma, cubra com papel alumínio e asse por cerca de 30 minutos, ou até que esteja bem macia.






Deixe esfriar, coloque no liquidificador e bata com o leite condensado, o sal, os ovos e as especiárias,
até obter um creme homogêneo.



Montagem: Unte as forminhas para muffins, abra a massa com cerca de 0,5cm de espessura, corte com um cortador de biscoitos em forma de flor, com cerca de 9 a 10 cm de diâmetro e  a massa, deixando as pétalas da flor planas sobre a forma. Preencha 2/3 da forminha com o recheio, pincele as bordas com gema e leve ao forno aquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos ou até as pétalas estarem levemente dourada. Desenforme fria e coma sorrindo...





Nenhum comentário:

Postar um comentário