1 de setembro de 2022

BOLO DE CHOCOLATE COM CAFÉ

Minha versão!

Não tem  cheiro e nem sabor a solidão!
Eu gosto mais é do azedo do limão,
do gosto doce  e intenso que esquenta,
como o ardido urticante da pimenta...
Eu gosto mais do sabor do teu sorriso,
gosto de menta, e também de chocolate,
Eu gosto do cheiro do lugar aonde eu vivo,
e do vermelho da maçã e do tomate...
Eu gosto mais do perfume da colheita,
cheiro das uvas maduras, no quintal,
gosto da lua distraída que se deita,
sobre  as roupas perfumadas do varal.
Eu adoro sentir cheiro de flor,
da flor da vida que floresce no canteiro,
porque a vida tem perfume e tem sabor,
porque a vida, tem teu gosto e tem  teu cheiro....

Eu adoro mergulhar no mar de cheiros e perfumes,
 cores e sabores da vida, mas, provavelmente poucas coisas são tão sedutoras,
 perfumadas e deliciosas do que um bolo do chocolate.
Bolo de chocolate com café!
Esse bolo me conquistou, e eu fiquei completamente apaixonada.
 A técnica de elaboração tem um toque diferencial que torna a massa leve,
 fofinha e úmida ao mesmo tempo.
Após o processo normal de preparo da massa,
entra uma xícara de água fervendo que faz a mágica.
 É um bolo maravilhoso, com uma doçura equilibrada e é difícil ficar na primeira fatia.
 Para você, que gosta de bolo de chocolate, aí vai o meu convite: vamos para a cozinha!
 Fazer bolo tem gosto de festa. Eeebaaaa! Viva eu! Viva você!
Viva o meu bolo de chocolate com café!
 Uma receita portuguesa, com um doce toque de brasilidade!

Ingredientes:

Bolo:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá)  de açúcar
¾ xícara (chá) de cacau em pó sem açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de pó de café expresso
1/2 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo vegetal
2 ovos
2 colheres (chá)  de essência de baunilha
1 xícara  (chá) de água fervente


Cobertura e recheio 1, receita original:
1 lata de leite condensado de chocolate 
2 ovos
100 ml de leite
1 colher de chá de amido de milho

Cobertura e recheio 2, minha versão:
Purê de damasco
Purê de ameixa preta
1 receita de brigadeiro mole


Modo de fazer: Pré-aqueca o forno a 180º.
Num recipiente misture a farinha com o açúcar, o chocolate, o fermento, o bicarbonato o sal e o café e misture bem.
 Coloque  o leite, o óleo os ovos e a essência de baunilha e bata bem com a batedeira em velocidade média. 
Diminua a velocidade e junte, aos poucos, a a farinha com os demais ingredientes, até obter uma massa homogênea. Não precisa bater, apenas misturar.
Despeje sobre a massa a xícara de água fervendo, e bata em velocidade alta por cerca de um minuto.
Coloque em assadeira com furo no meio untada e enfarinhada, e asse em forno preaquecido, por 40 minutos. Uma vez assado deixe esfriar por 10 minutos, e posteriormente, retire da forma até esfriar completamente. 

Recheio receita original: Leve todos os ingredientes numa panela ao fogo baixo,  até engrossar e obter a consistência cremosa. Deixe esfriar completamente.

Montagem 1: Corte o bolo em 3 lâminas e coloque a primeira base bolo num prato de servir. Espalhe uma camada generosa de recheio, repita a operação com a outra parte, cubra com a terceira e cubra com o recheio restante sobre todo bolo. Decore a gosto!

Recheio 2, minha versão:
 Purê de damasco
100 g de damasco
100 g de açúcar
150 ml de água
Leve tudo ao fogo, e ferva até os damascos ficarem macios.
Leve ao liquidificador e bata até ficar homogêneo. Pode, também, usar um processador e deixar os damascos mais pedaçudos.

Purê de ameixa preta:
100 g de ameixa preta  sem semente
100 g de açúcar
150 ml de água.
Leve tudo ao fogo em uma panela, ferva até as ameixas ficarem macias e bem hidratadas.
Leve ao liquidificador e bata. Como no caso dos damascos, pode ser processado para ficar mais pedaçudo.

Brigadeiro: Coloque 350 ml de leite condensado, 1 colher de manteiga e duas colheres de cacau em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo. Utilize assim que começar a engrossar.

Montagem 2:
Corte o bolo em 3 lâminas, coloque a primeira no prato de servir e espalhe uma generosa porção de purê de ameixa. Cubra com a segunda parte e cubra com um generosa porção de purê de damasco. Cubra o bolo com brigadeiro e deixe esfriar. Decore com raspas de chocolate e frutas vermelhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário