8 de março de 2022

PÃO DE CENOURA COM CHOCOLATE






Brincando com raios de sol, como se  eu fosse menina,
eu faço café na cozinha e a luz do sol me fascina...
Eu penso, por um momento, mas não tenho muita fé.
Se eu pusesse a luz do sol,  na caneca de café,
eu ficaria dourada, eu seria mais feliz?
Eu não sei! 
O sol não responde e a ciência nada diz.
Mas eu  tenho as minhas certezas,
porque eu cultivo as belezas,
das coisas que ninguém vê:
se eu estou iluminada,
(eu posso estar enganada),
mas eu ilumino você.

Eeebaaaa!!! Eu adoro essa deliciosa aventura de explorar sabores e texturas, essa magia de misturar os mesmo ingredientes e obter resultados tão diversos. Na cozinha, a ordem dos fatores altera o produto.
A receita é do Chef Willian Pereira, de quem eu sou fã pela criatividade e jeitão competente e descontraído de ensinar a fazer pão. Eu adorei a receita! Não é um pão doce! É um pão levemente adocicado, com aquele sabor de infância do clássico bolo de cenoura.
Eu descrevi o processo, conforme a minha experiência.
Fofinho e lindo, ele é muito sedutor!
Vamos experimentar juntos?
Pegue o teu avental e vamos para a cozinha, porque é lá que a magia acontece.
Bom dia, para você que gosta desafiar o seu paladar!
Bom dia, para você, que gosta de pão!
Bom dia, para você, que gosta de tudo!
Bom dia, para você, que não gosta de nada! Quem sabe um dia!
Bom dia, para você que gosta de mim! ...muitos risos...

O crescimento não foi perfeito, porque eu não calculei o tempo e assei de madrugada. Ainda assim, ficou muito bom! Ah! Eu dividi a receita e fiz dois pães!


Ingredientes:
Pão:
400g de trigo
50ml de água
70g de açúcar
1 ovo
200g de cenoura crua
100g de levain
10g de fermento biológico fresco
5g de sal
70g de manteiga
20g de óleo

Recheio:
100g de chocolate
50g de manteiga
60g de açúcar
35g de cacau 100%

Modo de fazer: 

Lave bem, pique as cenouras e bata em um liquidificador ou processador, com um ovo e 50 ml de água, até ficar bem liquefeito. O liquidificador liquefaz melhor. Junte o açúcar e a manteiga e bata novamente. É normal obter uma aparência um pouco talhada. Adicione o óleo e bata.

Junte a farinha com o sal, misture bem, abra um buraco no centro e adicione a mistura de cenoura e o levain. Bata na planetária por 10 minutos, até começar a soltar do gancho. Faça uma bola com a massa, cubra e deixe crescer em ambiente sem vento. Eu sempre uso o forno elétrico ou micoondas DESLIGADO, CLARO! Como há duplo fermento, deixe crescer a vontade. Eu não meço pelo tempo, mas sim pela evolução da massa, que deve dobrar ou até até triplicar.

Recheio

Prepare o recheio, colocando o chocolate, a manteiga e o açúcar em banho-maria, até dissolver bem. Acrescente 35 g de cacau 100% e bata com um batedor aramado, até obter uma pasta bem encorpada. Reserve e deixe esfriar.

Montagem: 
Retire um pouco do ar da massa, e estique a massa com as mãos, dando uma forma retangular. Espalhe o recheio sobre a massa, alise o melhor que puder e enrole como um rocambole e sele bem as pontas e as emendas. Corte pela metade, trance grosseiramente, coloque na forma do bolo inglês untada com manteiga e enfarinhada.



Deixe crescer por cerca de uma hora, e asse em forno preaquecido a 180º C, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar em uma grelha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário