7 de março de 2022

CUCA DE BANANA



Felicidade é fugaz,
não pode ser agarrada,
é tudo o que a gente faz,
e muitas vezes  é nada.
É como o perfume da flor,
a brisa que move a cortina,
começa com luz e cor,
explode, e logo termina
Felicidade é gostosa,
tem o azedo de limão,
tem o perfume da rosa,
tem o gostinho do pão.
Com esse cheiro gostoso,
que atravessa a cidade,
eu digo, cheia de gozo,
bom dia, felicidade!!!


Depois de um período sabático, me aventurando com o pão e o fermento natural, eu estou retornando a minha divertida missão de exporar os sabores e as histórias das comidas, sem nenhuma fronteira ou preconceito. Hoje eu experimentei uma receita da minha "ídala", a maravilhosa Rita Lobo.
As cucas são ícones do sul do Brasil, e hoje eu experimentei e amei, de paixão, a cuca de banana.
Acompanhada de um maravilhoso chá de capim santo, colhido no jardim.
comer uma fatia de cuca, ao som da uma chuva de verão, tem gosto de felicidade.
Bom dia, felicidade, que eu vi nos olhos de alguém, 
é uma onda que me invade e eu nem sei de onde vem.
Bom dia, felicidade, tão rara, tão demandada, e pode ser encontrada nas coisas mais simples,
como uma fatia de cuca e um sorriso teu.
Vamos para a cozinha, porque é lá que a magia acontece!

Ingredientes: 

Farofa


6 bananas nanica maduras
3/4 de xícara (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
50 g de manteiga gelada
1 colher (chá) de canela em pó








Massa:


2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 assadeira untada e enfarinhada de 32 x 22 cm

Modo de fazer: Comece preparando a farofa. Misture em uma tigela, a farinha, o açúcar e a canela. Corte a manteiga gelada em cubinhos, e misture tudo, com a ponta dos dedos, até obter uma farofa homogênea. Use-se a ponta dos dedos para não aquecer e derreter a manteiga da farofa. Reserve e comece a massa.

Bata a manteiga, em ponto de pomada, com o açúcar por 2 minutos, até obter uma farofa úmida. Adicione um ovo de cada vez, batendo a cada adição. Bata mais 2 minutos, até obter um creme bem aerado e esbranquiçado. Diminua a velocidade da batedeira, e adicione a farinha em três etapas, alternando com o leite. Ou seja, divida a farinha em três partes, e adicione uma parte cada vez, aternando com o leite, batendo a cada adição. Desligue a batedeira, e adicione o fermento royal, mexendo delicamente, até incorporar totalmente. Transfira a massa para a assadeira e nivele bem.
corte as bananas em rodelas de 1 cm, e distribua sobre a massa, sem sobrepor. Pegue pequenas porções  de farofa nas mãos e amasse levamente, formando pequenos discos, e disponha sobre as banana, Polvilhe o restante da farofa cubrindo tudo. A alternancia da cobertura em pó e dos discos mais compactos aumenta a sensação de crocância.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus C, por 40 minutos. Retire a cuca do forno e deixe esfriar completamente. Quando fria, ela fica mais crocante! Que delícia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário