15 de dezembro de 2021

ROSAS DE CREME



Eu ando descalça, eu tomo banho no jardim,
eu me arrisco, eu enfrento o desafio,
a alegria é o melhor que há em mim,
e sempre, e apesar de tudo, eu sorrio.
Eu colho frutas, eu bebo água no rio,
eu luto, eu sinto desejo e eu sinto dor,
o meu destino, o meu caminho, eu mesmo crio,
com meu espírito inquieto e criador.
Com a minha alma sonhadora sempre ativa,
eu crio mundos com meus sonhos controversos,
Eu estou viva, escandalosamente viva,
como uma deusa contemplando o universo.
E sempre, e apesar de tudo,
eu canto, eu danço, eu me exponho,
porque o sonho é minha espada e o meu escudo,
e ao final de tudo, a vida é sonho.


Eu peço desculpas a você, mas eu sempre começo a minha jornada com um pouco de poesia. É hereditário! O meu pai, semi analfabeto, escrevia e declamava as suas poesias até depois dos noventa,
e eu herdei a sua  sina. Mas você pode passar reto, até correndo pelos meus versos, e ir comigo para a cozinha. Lá, a gente faz poesia comestível. Rosas de creme! Tem gente que gosta de rosas com perfume, mas eu prefiro com creme. Essa receita é de comer rezando. É italiana, e eu a adaptei para o uso do levain. Alterei também o creme. Quando o creme é feito apenas com amido de milho (maizena), ele some na massa. Por isso eu faço o creme com uma parte de farinha de trigo. A harmonia entre a massa macia com raspas de limãos e o creme de baunilha é de comer rezando. Eu espero que a nossa  tribo aproveite essa linda e deliciosa receita, com carinha de Natal. Mãos à massa, literalmente! Aliás, eu tenho um confessa paixão por essas massa macias, elásticas e sedosas, que crescem entre os nossos dedos, e ganham tantas formas e tantos sabores. Feliz Natal a todas as tribos, mas um especial para a tribo do levain. Aproveitem! Essa receita oferece opção: você pode usar o levain ou o fermento seco.

Ingredientes:
Creme



2 ovos
500 ml de leite
80 g de açúcar
10 g de maizena (1 colher de sopa)
30 g farinha de trigo (1/4 de xícara de chá)
1 baga de baunílha, ou uma colher de sopa de extrato de baunilha

Massa:
150 g levain ativo ou 12 g de fermento seco
500 g de farinha de trigo (eu usei Venturelli)
80 g de fécula de batata
1 colher (chá) de fermento seco
200 ml de leite
80 g de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos em temperatura ambiente
raspas de 1 limão
70 g de manteiga em temperatura ambiente

Modo de fazer: Faça o creme, levando o leite ao fogo para ferver, enquanto bate os ovos  com o açúcar e o amido de milho (maizena). Assim que o leite levantar fervura, retire a panela do fogo, pegue uma concha com o leite e misture aos ovos batidos, mexendo rapidamente para não cozinhar ou formar grumos. Repita uma operação, até que o creme de ovos estejam bem diluído. Inverta o jogo, agora, misturando os ovos batidos e diluídos ao leite fervente da panela, derramando aos poucos e mexendo vigorosamente fora do fogo. Coloque a baga de baunilha aberta ou o extrato de baunilha, mexendo até o creme estar bem homogêneo. Volte ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Depois de cozinhar alguns minutos, retire do fogo e deixe esfriar. O creme pode ser feito de véspera, e pode ficar na geladeira, coberto com filme plástico. Para manter uma textura mais agradável no receita, eu coloco uma colher de creme de leite e misturo bem.

Para preparar a massa:
Prepare 150g de levain, na proporção habitual, sempre lembrando de deduzir a água colocada no levain da quantidade de leite. Se você usar a mesma proporção que eu, compense a água do levain, retirando 50 ml da quantidade de leite.  Eu usei 1.1.1 e espere dobrar de volume
Bata os ovos com as raspas de limão, o açúcar, o sal e o leite em temperatura ambiente (TA)

Como essa  massa é enriquecida, eu adiciono 1 colher (chá) de fermento seco à farinha de trigo, para dar uma força ao levain.

Nota: Se você vai usar apenas fermento seco, faça uma esponja retirando a parte do leite e da farinha total da massa, e deixe dobrar de tamanho. O resto segue tudo igual.

Misture a farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento seco (se você usar a receita só com fermento seco, não precisa colocar esse reforço) e a fécula de batata.  Abra um buraco no centro da mistura seca, coloque lá o levain (ou uma esponja feita com o fermento seco), despeje a mistura dos ovos e vá misturando com a farinha, do centro para as beiradas, até incorporar bem e obter uma massa consistente,  mas não dura. Essa massa é deliciosamente macia.

Sove bem, até obter uma massa bem macia e homogênea e deixe descansar, em temperatura ambiente, por 1 hora. 
A receita original não pede, mas eu faço 3 dobras com intervalos de  20 minutos.
Descanso de 30 minutos, e eu divido a massa em três partes, porque faço rosas pequenas para adequado ao tamanho da família, mas você pode dividir em apenas duas, ou até fazer em uma única assadeira sem buraco no centro.
Abra as massas em retângulos com cerca de 1 cm de espessura. Eu abro com as mãos, mas pode usar um rolo.
 Coloque o retângulo de massa sobre um filme plástico e divida o creme frio, de acordo com a divisão da massa, espalhe o creme com a ajuda de uma colher ou espátula e enrole com a ajuda do filme. Coloque em uma assadeira e deixe no freezer até que o rocambole fique firme suficiente para cortar. Corte em rodelas e arrume em assadeiras com buraco no meio, em forma de coroa. Eu gosto de polvilhar um pouco de coco ralado. Eu cortei com cerca de 5 cm de espessura. Cubra como assadeiras e coloque em lugar abrigado de vento para crescer.  Asse em forno preaquecido a 180º, por cerca de 35 minutos.É importante assar em temperatura média, para não desidratar o creme. Decore com fitas de figo e cerejas e, se quiser dar um ar ainda mais festivo, amarre ao redor uma linda fita vermelha. Feliz Natal!


Logo após amassar, a massa
 parece uma velhinha.

Quando a massa está pronta,
parece um fantasminha😆














Um comentário: