9 de dezembro de 2021

CORNETTO - receita italiana





Ingredientes:

Para o fermento:
150g de farinha
150ml de água
150 g de levain ativo ou 1 g de fermento seco
.


Para a massa:
250g de farinha de Manitoba

100g de farinha 
50g de açúcar
6g de sal
7g de fermento seco
1 ovo
80ml de água morna
50g de manteiga amolecida.


Modo de fazer:
Prepare o fermento:  Misture o levain ( ou 1 g de fermento seco) a farinha com água, até obter uma pasta lisa e homogênea. Deixe descansar por 24 horas para ativar o fermento na geladeira.
Misture bem a farinha de Manitoba com a farinha, o fermento seco, o sal, o açúcar, acrescente  a água morna, o ovo, o fermento (à temperatura ambiente) e misture bem. Quando a massa estiver bem homogênea, misture a manteiga até incorporar à massa, que deverá ser compacta e elástica.
A incorporação da manteiga pode ser manual, mas é mais fácil e eficaz, quando incorporada na planetária com gancho. Quando a massa estiver no ponto, ela irá se agarrar e subir no gancho. Ela gosta de viver perigosamente! 
Muito embora não faça parte da receita original, eu faço 3 dobras com 20 minutos de espaçamento, e usei, para dar esse tom levemente dourado na massa, uma colher sopa rasinha de cúrcuma.

Faça uma bola com a massa e  deixe descansar 20 minutos,Abaixe um pouco a massa  com as mãos, formando um círculo e corte em 12 triângulos,enrole os triângulos começando pela base larga, sele delicadamente as extremidades e dê um leve formato de meia lua. Transfira para uma assadeira e deixe descansar por 1 hora. Pincele com ovo batido e leve ao forno preaquecido a 180 graus C, por 20 minutos, ou até dourar levemente.

ATENÇÃO:

Agora vem a minha intervenção na finalização da receita:
Para dar esse tom lindamente dourado, eu usei uma colher sopa rasinha de cúrcuma.
Eu divido a massa em oito parte, e faço uma bola com cada uma delas.
 Abro todas elas em círculos, esticando com as mãos ou usando um rolo.
 Passo manteiga sobre um círculo e cubro com o outro, abra um pouquinho mais com o rolo e corto em oito triângulos. 
Cada um deles dá um cornetinho.
 Faço uma parte recheada, colocando um traço de catupiry, ou pouquinho de mussarela e presunto picado, meia fatia fina de tomate e uma folhinha de majericão. Esses são melhores quentinhos. Os demais eu apenas enrolo, que são maravilhosos para comer com requeijão e geleia, salame, presunto, patê e ficam ótimos aquecidos na airfryer, ou um forno elétrico.
Depois de todos prontos, eu pincelo com gema de ovo e polvilho com queijo parmesão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário