6 de dezembro de 2021

CÚRCUMA OU AÇAFRÃO DA TERRA



Mistura de ingredientes,
 uma espécie de magia,
que a gente morde com os dentes,
e a alma sente alegria.
Comida é mais que alimento,
é algo que nós sacia,
ela envolve sentimentos,
comida é quase poesia

De repente, estava eu, com uma bandeja de raízes sobre a mesa,
imaginando como usá-las para fazer pão.
O meu espírito de porco ficou fazendo conjecturas das
mais divertida, imaginando como ficaria o pão
com uma raiz daquela no seu miolo.
Mas a razão me chamou, e lá fomos nós estudar
como utilizar as raízes de Curcuma longa no pão.
O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, cujo nome científico é Curcuma longa, é uma espécie herbácia da família do gengibre, cujo lindo nome de Zingiberaceae.
É chamada de açafrão devido à sua cor dourada,
e de cúrcuma, que é o seu gênero botânico, mas é a mesma espécie.
Bem, deixando isso bem clarificado, vamos aos fatos:
Eu tenho visto maravilhosos e dourados pães, utilizando o açafrão da terra ou cúrcuma.
Como uma bióloga curiosa, que adora aprender coisas,
eu resolvi preparar o meu próprio açafrão-da-terra, a minha própria cúrcuma.
Comprei raízes e, feliz como menina em loja de doce, eu aprendi a preparar a cúrcuma,
esse pozinho de pirlimpim dourado para fazer o meu pão.
Como adoro compartilhar e ensinar o que aprendi, seguem os passo para você também preparar o seu.
Não é aquilo que eu sei que me dá essa imortal alegria de viver:
 é aquilo que eu aprendo, compartilho e ensino.

Boa tarde, para você, que também gosta de aprender e compartilha o que sabe.
 Nós somos da mesma tribo! 😁😁😁😁

Ingredientes:

200 g de raiz de açafrão



Modo de fazer: Lave a raiz e seque bem. Corte em fatias e bata em um processador, ou rale. 
NÃO bata no liquidificador.
 Espalhe bem as raízes processadas em um assadeira e leve ao forno na mais baixa temperatura que conseguir de no máximo 100 graus, entre uma e duas horas (depende do seu forno) até que as raízes processadas fiquem bem secas. 
Mexa de vez em quando para ajudar na evaporação.
Você, pode, como no meu caso, usar um desidratador.
Essa quantidade secou em 40 minutos, a 80º C, com o ar circulando pelo aparelho. 
Quando estiver bem seco, você pode bater em um processador próprio para moer, ou bater no liquidificador, que foi o meu caso.
 Eu batí várias vezes, até observar a formação de um pó. 
Aí eu coloquei em um vidro esterilizado e fiz a dancinha do açafrão-da-terra. ...muitos risos...




Um comentário:

  1. .. interessante! gracias por nos dar a saber! eu utilizo o açafrão nas minhas receitas de pão, no máximo 3% sobre o total de farinha, para o pó mágico não interferir demais na massa. No mais é só alegria em fazer o nosso pão!!

    ResponderExcluir