13 de março de 2022

BOEUF BOURGUIGNON



Eu sou aquilo que eu sou,
uma estranha na qual eu aposto,
mas é sempre a mulher que eu não sou,
ela é sempre a mulher que eu mais gosto.


Domingão chuvoso pede o aconchego da mesa posta, da comida mais elaborada, de um bom vinho para espantar a melancolia. Hoje vamor de cozinha francesa. Apesar do nome pomposo, o boeuf bourguignon é um prato simples da cozinha francesa, que nós, com o nosso jeito atrevido, podemos chamar de um ensopadão metido a besta. É um prato com muitas camadas de sabor e, em sua verão original, quando feita sem trapaça, é feito com a panela aberta e com um longo, muito longo cozimento. Como eu não tinha tanto tempo, eu dei uma trapaceada, usei um tempo de panela de pressão para acelerar o preparo,  mas mantive a compostura. 😁.
Bom dia, para você, que está celebrando a alegria de viver ao redor da mesa! Bom dia, para você, que está celebrando a magia, ao redor do fogão. Bom dia, para você que, apesar de tudo e de todos, consegue enxergar a alegria de viver. Bom dia, para você, que eu amo tanto! Você faz parte do meu
 time!




Ingredientes:
Marinada
1 kg de músculo
1 xícara (chá) de vinho tinto
2 folhas de louro
6 ramos de tomilho




Ingredientes
Ensopado
200 g de cogumelos-de-paris frescos
2 cenouras
2 talos de salsão (sem as folhas)
500 g de cebola pérola (cerca de 25 unidades) 
3 dentes de alho
⅓ de xícara (chá) de bacon em cubos (70 g)
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de água
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
brotos de hortaliças a gosto para servir

Modo de fazer: Corte o músculo em cubos médios de cerca de 3 cm, coloque o vinho tinto as folhas de louro e os tamos de tomilho e adicione a carne. Misture bem, cubra a tijela com filme plastico e leve à geladeira para marinar, por 2 horas, no mínimo, não sendo recomendado passar de 12 horas.

Descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas de 1,5 cm. Lave, seque e corte o salsão em fatias grossas de 1,5 cm, na diagonal. Descasque e pique fino os dentes de alho e reserve. Descasque as cebolas, cortando a ponta e a raiz, e aferventando por 3 minutos. Após esse tempo de fervura, mergulhe as cebolas em água com cubos de gelo. O choque térmico ajuda a soltar as cascas. Prepare também os cogumelos. Muito embora eles fiquem mais saborosos sem lavar, eu os lavo em água com um colher de vinagre, escorro logo e os coloque sobre papel toalha. Depois os corto em quatro, se forem grandes e ao meio, se forem pequenos. Reserve tudo para os próximos passos.

Carne após a fritura.

 
Vamos voltar à carne: Escorra bem a carne, reserve o suco e as ervas da marinada .
Tempere a carne com 1 ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto, salpique com a farinha e misture com as mãos para envolver todos os cubos. Essa técnica se chama singer, e sua função é engrossar o molho durante o cozimento. 
Leve uma panela com capacidade de pelo menos 4litros ao fogo médio, regue com algumas colheres de azeite e dourte os cubos de carne, aos pouco, sem sobrepor os pedaços, para que dourem sem liberar o líquido da carne.Trasnfira a carne dourada para uma travessa e reserve.



Com a panela ainda no fogo, adicione o bacon, mexendo sempre, até dourar. Acrescente o alho, o extrato de tomate e mexa por 1 minuto. Junte agora o suco da marinada, reservado lá no primeiro passo, e adicione a água para dissolver os resíduos da fritura da carne.
Junte a cenoura e o salsão picados, volte a carne para a panela e misture. Acerte o sal e a pimenta. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por mais 1 hora e 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Esse é o jeito raiz de preparar o prato, mas como eu não tinha todo esse tempo, eu deu uma fraudada e cozinhei 30 minutos na panela de pressão. Após esse tempo eu abri a panela, adicionei as cebolas e as deixei cozinhar por mais 15 minutos. 
Após esse tempo descascadas inteiras ao ensopado e deixe cozinhar por mais 15 minutos até que a cebola, os legumes e a carne estejam macios.
Adicione, então, os cogumelos e deixe cozinhar por mais cerca de 5 minutos, ou até que o prato esteja encorparo e os cogumelos cozidos.
Desligue o fogo, acerte o sal e pimenta, a gosto, e sirva com brotos de hortaliças ou
com salsinha picada.
Nota pessoal: Muito embora não faça parte do prato original, eu sirvo com batatas fritas bem fina e crocantes e cortadas em xadrez.


Reflexão sobre as cebolas: A receita original pede aquelas cebola-pérola, usado em picles, que não são tão fáceis de encontrar. Eu usei cebolas pequenas, aferventei para descascar, mas eu as cortei ao meio, quando adicionei ao ensopado. Ficou maravilhoso. 
Ainda com relação à cebola, é possível também usar as cebolas douradas a parte, cortando ao meio, dourando a face cortada por 3 minutos em azeite, e o outro lado por um minuto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário