4 de outubro de 2022

RAVIOLI TIGRADO DE PRESUNTO DEFUMADO E CASTANHA DO BRASIL


É um sonho de amor, é quase uma esperança.
Eu sonho com você ao longo dos meus dias,
eu giro em teus abraços no ritmo da dança,
eu beijo a tua boca em minhas fantasias...
É apenas um segredo, um código secreto,
o amor que eu  criei num cálculo impreciso,
você é o meu guerreiro, meu herói predileto,
e eu morro de paixão, perdida em teu sorriso.
É apenas a lembrança de um sonho que  fugiu,
é o laço da armadilha, é pura sedução,
é a força e o poder, do olhar que me atraiu,
que me faz desejar, o toque da tua mão...
É quase uma certeza, é um fogo que arde.
uma estranha sensação, é a chave do segredo.
Talvez você descubra, e seja muito tarde,
que a felicidade acorda muito  cedo.

Aqui estão os meus raviolis tigrados! Eu adoro comida bonita e gostosa.
Eu acho que eu já disse isso antes. ...risos...
Estampar essa massa é um processo simples com uma explicação
complicada. Eu pretendo aperfeiçoar, aos poucos a explicação.
 Eu tenho horror de ver receitas em vídeo.
 Eu fico impaciente assistindo vídeos, e eu só recorro a vídeos 
em situações muito especiais. Por isso eu publico as minhas receitas neste blog.
É para pessoas como eu, que preferem receitas escritas e ilustradas.
Boa noite para você que gosta de vídeo! Boa noite para você que 
gosta de receitas ilustradas! Boa noite para você que gosta de comida bonita!
Eu também adoro! Estamos juntos!
Vamos para a cozinha, preparar essa sedutora massa!


INGREDIENTES

Recheio
1 colher rasa de manteiga
1 cebola pequena picada
200 g de presunto defumado (fica bom também com presunto comum)
50 g de castanha do Brasil (do Pará)
1 colher (sopa) de nozes picadas
Alguns grãos de pimenta do reino
Suco de 1 laranja
1 colher (chá) de açúcar mascavo

Massa clara: 
3/4 de xícara de farinha
1 ovo

Massa marron clara:
3/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres razas de cacau
1/2 xícara (chá) de água

Massa marron escura
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de cacau
1/2 xícara (chá) de água

Massa negra
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (cafè) corante de lula
1/4 de xícara de água

Recheio do ravioli
1 colher rasa de manteiga
1 cebola pequena picada
200 g de presunto defumado
50 g de castanha do Brasil (do Pará)
1 colher (sopa) de nozes picadas
Alguns grãos de pimenta do reino
Suco de 1 laranja
1 colher (chá) de açúcar mascavo
Massa clara: 
3/4 de xícara de farinha
1 ovo
Preparando o recheio:
Leve uma panela ao fogo com uma colher de azeite e refogue as cebola picada até ficar transparente.
Adicione todos os demais ingredientes e cozinhe até reduzir o suco. Bata tudo no processador e reserve.
Eu gosto de acrescentar uma colher (rasa) de farinha de trigo para encorpar um pouco.


Ingredientes - Molho
5 dentes de alho
500ml de creme de leite
Sal a gosto
Alho-poró
200g de manteiga
200g de queijo parmesão
150g de queijo ementhal
Pistache laminado e tostado

Preparando o molho:
Numa panela, junte a manteiga e o alho e doure por dois minutos.
Acrescente o creme de leite fresco e a pimenta do reino moída na hora e leve ao fogo alto para ferver, mexendo sempre.
Sem parar de mexer, deixe cozinhar por três minutos e finalize com o queijo parmesão.
Desligue o fogo e reserve.

MONTAGEM DO PRATO

Em uma frigideira, coloque o pistache já triturado e toste, por quatro minutos
Monte os raviólis no prato, despeje o molho, coloque o pistache tostado, raspas de limão siciliano e um fio de azeite e pode servir.

Modo de fazer as massas: Prepare as massas, uma a uma, sempre usando o mesmo processo: junte os ingredientes secos em uma tijela, abra um buraco no centro, adicione a parte líquida, de cada receita, e misture, sempre do centro para as bordas, termine de amassar em uma superfície lisa, até obter uma massa homogênea e bem firme. Embale cada massa em filme plástico.
Eu tenho uma mania quase mística, de colocar uma pequena porção de azeite extravirgem nas mãos, e espalhar esse azeite ao redor de cada receita de massa. Deixe a massa descansar, enquanto prepara o recheio.

Prepare-se que agora é hora do show. Vamos preparar a massa tigrada, passo a passo.

1- Abra as massas, uma a uma, em forma retangular, com espessura entre 0,5 e 1,0 cm.  (Fig 1)

2- Corte uma tira de massa marron com cerca de 3 cm, pincele com um pouquinho de água
 e enrole.


3- Corte uma tira da massa negra com a metade da largura e enrole ao redor da metade da massa marron clara.

4- Corte outra tira de massa negra, com a metade da largura e cole na massa da mesma cor 

5- Corte uma tira de massa marron escura, suficiente para envolver todas as outras massas do rolo,
    comprima com delicadeza com as mãos, para que as massas colem umas nas outras. O rolo está              pronto para ser cortado.


6- Abra a massa clara, pincele com água, corte fatias de  meio cm e coloque essas fatias sobre a massa clara, sem muito padrão, ou seja, não coloque alinhado. As listas do animal são irregulares. 

Nota: Fica mais fácil fazer essa massa, estampando esse padrão sobre outra massa. Abra uma massa com a máquina, e vá colando o padrão animal sobre ela, e termine de abrir na máquina. Eu fiz com esse processo de estampa.

 
 Use o rolo para começar a abrir a massa. Você pode terminar de abrir a massa na máquina ou com o rolo.  Corte retângulos  de 5 x 10 cm ,coloque o recheio, pincele com água ao redor do recheio, e feche o quadrado.




4 comentários:

  1. Nossa esperacular e sua explicação foi excelente agradeço muito poder fazer parte desse grupo ppis estou apreendendo muito e está fazendo diferença no meu pequeno quiosque de massas artesanais meu muito obrigado

    ResponderExcluir