8 de outubro de 2022

RAVIOLI COM MASSA TRICOLOR EM ESPIRAL


Mistura de ingredientes,
uma espécie de magia,
que a gente morde com os dentes
e a alma sente alegria.
Comida é mais que alimento,
é algo que nos sacia,
ela envolve sentimento
comida é quase poesia

Todo mundo sabe que eu adoro trabalhar com massas, essas lindas massas
sedosas, coloridas e elásticas, que adquirem tantas e lindas formas.
As massas remontam às minhas origens,
trazem lembranças das nonas que nos transmitiram as suas
histórias e as suas técnicas.
São essas memórias que me inspiram a buscar novas formas,
novas harmonias e compartilhar as minhas experiências.
Eu acho que o conhecimento e a generosidade são ingredientes
que podem tornar o mundo mais gostoso de viver.
Quando eu compartilho, eu espero que possa ajudar alguém a agregar
valor, a trazer alegria e, quem sabe, até gerar renda,
com produtos mais atrativos.
Explicar esses processos é muito trabalhoso, e eu não sei se o processo
é compreendido, mas eu tento..
Eu espero que todos que aqui passam e levam algum conhecimento,
me deixem um sorriso.
Boa noite àqueles que gostam de comidas alegres, saborosas e coloridas!
Boa noite a todos que gostam de comidas mais conservadoras e tradicionais.
É isso que torna o mundo mais vibrante!
Viva a cor, viva o sabor, viva eu,  viva todo mundo! 
Só o bom humor nos salva!



Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo (uma xícara para cada cor de massa)
2 ovos
suco concentrado de beterraba (eu uso o equivalente ao volume da clara do ovo)
suco concentrado de espinafre.

Modo do fazer: Coloque uma xícara de farinha em uma tigela, abra um buraco no meio, separe a clara da gema do ovo e reserve. Coloque a gema e o suco de beterraba no centro da massa e misture, do centro para as bordas. Alguns italianos colocam uma pitada e sal e um pouquinho de azeite na massa, mas eu não uso nada, a não ser o ovo e o suco. Misture bem na tijela e despeje na bancada, amassando até obter uma massa bem firme e consistente. Se sobrar farinha solta, pingue algumas gotinhas do suco e agregue bem, até formar uma bola. Eu aprendi a fazer massas com uma italiana, a minha nona, e ela passava um pouco de azeite ao redor da bola de massa e enrolava no filme plástico. Eu faço isso religiosamente.😆

Repita a operação com a massa verde de espinafre, reservando a segunda clara, que será usada para preparar a massa branca.

A massa branca eu faço com 1 xícara de farinha de trigo. Abra um buraco no centro da farinha e coloque as duas claras. vá misturando do centro para as bordas, despeje na bancada e amasse, até agregar toda a farinha. Se sobrar alguma farinha seca, pingue algumas gotas de água até formar uma bola. Passe o azeite ao redor da bola e envolva em filme plástico. Deixa as massas descansar por 30 minutos. 

Técnica da massa em espiral usando a máquina de macarrão:

Abra as massas em três retângulos. Quanto mais finas estiverem as massas, mais delicada  espiral.
Eu usei  apenas 3 retângulos na espessura 3. Abrindo no número 6, você pode sobrepor mais massas, deixando a espiral ainda mais delicada e rica.
Passe um pano limpo e úmido sobre a massa branca, e coloque sobre ela,  a massa verde, batendo levemente a mão para que ela grude bem. Passe o pano úmido sobre a massa verde e coloque a massa rosa.




Abra as massas em três retângulos. Quanto mais finas estiverem as massas, mais delicada  espiral. Eu usei  apenas 3 retângulos na espessura 3. Abrindo no número 6, você pode sobrepor mais massas, deixando a espiral ainda mais delicada e rica.




Passe um pano limpo e úmido sobre a massa branca, e coloque sobre ela,  a massa verde, batendo levemente a mão para que ela grude bem. Passe o pano úmido sobre a massa verde e coloque a massa rosa.




Enrole firmemente no sentido comprimento.










Corte fatias com 1/2 cm de espessura. Quanto mais fino for o rolo, menor será o diâmetro da massa pronta. 





Inicie a abertura com o rolo, porque ajuda a manter o formato, e termine na abrir na máquina. Eu passo cada disco na máquina, aumentando o número aos poucos, para evitar a deformação do desenho. Eu passo no 2, depois no 4, e termino no 6.





Montagem da massa:

Umedeça o disco com um pano molhado, coloque o recheio no centro.
Eu usei um molde em formato de flor













Sobreponha com outro disco e cole bem, apertando as bordas










Corte no formato que preferir.











Eu escolhi o formato de flor


Essa massa eu fiz com recheio de cogumelos e cream cheese,temperado com um molho de azeite, tomilho fresco e tomates secos, servidos numa cama de um creme de queijo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário