18 de outubro de 2022

BOLO SICILIANO DE LARANJA



 Nada no mundo me parece ter tanto poder de despertar
lembranças e nos fazer viajar, como os cheiros e perfumes.
Eu estou me lembrando dos cheiros que me fazem viajar no tempo,
 perfumes que me deixam tonta, que me tiram do chão...
Eu penso no cheiro doce e intenso do jasmim, numa noite de lua;
 no cheiro do amanhecer na floresta,
 no cheiro do pau d`alho e o cheiro de musgo depois de uma chuva.
 Eu me lembro do cheiro e da acidez do limão cortado, dos perfumes de um bom vinho, 
do Chanel 5 impregnado na pele, o perfume da lavanda depois do banho,
 o cheiro do chocolate no café da manhã,  do hortelã depois da rega.
 Minha memória gira como um caleidoscópio de tantos cheiros e perfumes... 
Há um perfume, entretanto, que se destaca!
É o  inebriante, delicioso, apaixonante  perfume  de
um bolo de laranja siciliano! Tem o perfume da fantástica ilha
do sul da Itália, tem cheiro da cultura ancestral, cheiro da história de antigas
civilizações, de laranjeiras produzidas em solo vulcânico.
O bolo de laranja da Sicília é certamente a sobremesa perfeita para todos aqueles que querem mergulhar no aroma cítrico e no sabor cítrico e aportar nos sabores da maravilhosa Sicília.
Eeeebaaaa! Vamos enriquecer a nossa mesa com esse bolo,
  amigo  do nosso coração,  rico em vitamina C,  que ajuda significativamente a promover a absorção de ferro. Que delícia comer algo que também cuide da nossa saúde. Rindo,
eu confesso que eu me exaltei um pouquinho, mas o que me move é a paixão. ...
Bom dia para você, que gosta de bolo! Bom dia para você, que gosta
do perfume da paixão! Bom dia para você que gosta de mim! ....muitos, muitos risos...


Receita original da Sicília (passo a passo)

Ingredientes
Forma de 25 x 10 cm:
2 ovos
170gr de açúcar
130ml de óleo de semente
1 laranja média
200 gr de farinha 00
10 grs de fermento em pó

Calda
Para a calda de açúcar:
120 gr de açúcar de confeiteiro
6 colheres de sopa de suco de laranja (aprox.)
1 pitada de corante laranja opcional
 
Modo de fazer:
 


Lave a laranja e seque. Retire as 2 pontas e corte em pedaços com a casca e bata até obter um creme espesso.
Misture, em uma tijela, os ovos (à temperatura ambiente) e o açúcar e bata em uma batedeira, de preferência, por alguns minutos, até ficar leve e fofo e dobrar seu volume. Adicione o óleo e continue trabalhando com um fouet. Adicione o purê de laranja e, por último, a farinha peneirada com o fermento, até obter um massa homogênai. A massa de pão de laranja está pronta!




Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada (eu cubro com uma tira de papel manteiga).
Asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 45 minutos, prateleira média do forno.




 Espete um palito no centro e se sair seco pode retirar do forno. Deixe esfriar e retire da forma.




Prepare o glacê colocando o açúcar de confeiteiro peneirado em uma tigela. Dilua um pouco do corante laranja em 6 colheres de sopa de suco de laranja e adicione ao açúcar de confeiteiro, mexendo. Você precisa obter um esmalte grosso, mas fluido. A quantidade de suco de laranja é indicativa, adicione aos poucos para não errar. Distribua o glacê sobre o bolo quente, e espalhe sobre toda a superfície. Eu uso um pincel de silicone. Salpique pedacinhos de laranja cristalizada.

O verdadeiro bolo de laranja siciliano é preparado em moldes longos e com fundos semi-esféricos, difíceis de encontrar no mercado, mas que você pode substituir como preferir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário