16 de agosto de 2018

ROLINHOS SOFISTICADOS DE TILÁPIA


 É possível que você não possa compreender o que eu digo.
Talvez porque eu fale português, talvez por que eu fale de amor.
 E, se neste momento, eu caminho sozinha e no escuro;
 se eu não posso nem sonhar em dividir o meu futuro com você,
 eu compartilho com você, o meu passado.
 Eu divido com você, momentos de delicioso encantamento,
 e eu crio, sobre esses momentos, um paralelo universo.
 Eu levo você, pela mão, através dos arquitetônicos cenários do passado,
 através dos cenários das minhas memórias,
seguindo o caminho  dos meus sonhos.
No vasto universo dos meus sonhos,
 um vento frio, um vento de inverno, ele me traz o som da tua voz,
e a voz do vento traduz, para mim, as palavras que você não diz.
E são  as palavras que você não diz, 
são essas silenciosas palavras, espalhadas pelo vento,
 que eu escuto, porque você me fala de amor,
mesmo calado.


Nós estamos no mês do vento, o mês de agosto. Quando eu era menina, eu chamava esse vento, de vento azul, porque a o vento levantava a poeira e deixava os horizontes azulados. O vento azul me leva diretamente para a minha infância na roça, na fazenda. Rindo, eu me lembro que, desde que eu era uma menina, eu já gostava de inventar pratos, mesmo porque nós éramos pobres e a necessidade é uma grande incentivadora da criatividade. Então hoje, relembrando o meu tempo de menina, eu fui para a cozinha, para elaborar um prato autoral, com ingredientes simples e disponíveis. Aí está a minha criação, cujo sabor ficou incrível. Vamos para a cozinha, porque a cozinha é onde se processa a magia. Boa noite para você, que adora uma magia! Boa noite para você, que gosta de sabores delicados, mas desafiadores. Boa noite para você, que gosta de celebrar a vida.  Pegue uma taça de vinha, e celebre comigo! 

 Ingredientes:
4 pessoas
2 tilápias médias, sem pele e sem espinhas
1 dente pequeno de alho,
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 limão rosa (pode ser tahiti também) e um pouquinho de água.

Recheio:
100 g de queijo parmesão ralado grosso.
100 ml de creme de leite
raspas de 1 limão siciliano pequeno ralado

Molho:
2 colheres de azeite de oliva
50 g de tomate seco picado
1 ramilho de tomilho
1 colher de alcaparras lavadas e picadas
4 azeitonas pretas sem caroço picada
50 ml de vinho branco.

Modo de fazer: Corte cada filé da tilápia em duas tiras, dê algumas batidas (muito leves) com o martelo de carne nos filés mais grossos, para deixá-los com a mesma espessura, e tempere com meio dente de alho, sal, suco de meio limão rosa, sal e pimenta. Prepare o recheio, misturando o queijo parmesão com o creme de leite e as raspas de limão siciliano. Espalhe uma porção de recheio sobre o filé, enrole, e prenda com um palito de madeira.
Prepare o molho, levando uma frigideira o fogo, com 2 ou três colheres de azeite, e misture o tomilho desfolhado, para dar sabor ao azeite. Junte o tomate seco picado, as alcaparras e as azeitonas, regando tudo com o vinho branco. Ferva em fogo baixo para formar um molho. Se for necessário, junte um pouquinho de água. Coloque os rolinhos sobre o molho pronto e vá cozinhando, ainda em fogo baixo. Vá virando os rolinhos, cuidadosamente, até ficar cozido, por cerca de 10 minutos. Enquanto o peixe cozinha, há uma interação entre o molho o peixe e o recheio, formando um delicioso e encorpado molho. Sirva com purê de batatas e uma saladinha verde. Eu adoro servir, também, com arroz preto.
Ache o seu jeito, e bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário