12 de agosto de 2018

ROLINHOS SICILIANOS DE PEIXE

Fonte e foto: Cucchaio D'Argento


Lua vermelha, namorada do universo
território onde mora o meu guerreiro,´
é o farol do meu mundo submerso,
é o frasco, onde eu guardo o teu cheiro.
Lua de sangue, emissária da paixão,
deixa um rastro de magia, à tua passagem,
faz girar o mundo em tua direção,
e projeta em meus olhos, a tua imagem.
Lua de sangue, refletida no espelho,
depois da longa batalha com sol,
vai colorindo a minha boca de vermelho,
e incendiando a minha cama e o teu lençol.
Lua de sangue, que desperta os meus dragões,
e que aflora, a flor da pele, o meu instinto,
vem inundar, com um mar de sensações,
essa paixão e esse louco amor que eu sinto.




As noite de domingo são o meu pesadelo, e é por isso que eu sempre procuro motivos para eu dar boas risadas. Eu aproveitei ese momento para eu escrever um poeminha para eu homenagear a lua de sangue e os tomates, que também fazem parte da minha receita de hoje. Os tomates também merecem um pouco de carinho. ...muitos risos...
Nada é tão associado à culinário italiana, quanto o tomate. Mas o tomate, que se tornou um símbolo  cozinha italiana, é um imigrante das Américas, da região do Peru ou do México. A primeira referência gastronômica de um prato elaborado com tomates, foi o ano de 1692. Quando chegou à Europa, o tomate era considerado apenas como planta ornamental e temido como venenoso, quando ele é, em verdade, muito nutritivo, rico em licopeno que pode reduzir a incidência de câncer. Bem, mas nós não estamos aqui para falar do tomate como um remédio, mas sim como um saboroso elemento do nosso prato. Vamos para a cozinha, porque a vida pede mais cor e muito sabor. O prato de hoje é simples, delicado e saboroso e é típico da região de Messina, na Sicília. Essa receita é um jeito nobre para resgatar a reputação de um peixe que não é muito respeitado aqui no Brasil.  Esse prato é simples, mas cheio de vida. Servido com arroz, purê de batatas e uma alegre e colorida salada é uma boa refeição, acompanhado pela pessoa amada e uma taça de sauvignon blanc é uma celebração. Boa noite para você, que gosta de viajar através da gastronomia!  Boa noite para você, que curte as celebrações com a família e os amigos! Boa noite para você que curte uma celebração a dois! Boa noite para você que gosta de histórias!

Ingredientes:

12 fatias finas de peixe-espada (cerca de 1 kg)
70 g de queijo caciocavallo
manjericão e salsinha picadas a gosto.
farinha de rosca grossa
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto.

Para o molho:
8 tomates maduros, pelados, sem sementes e cortados em cubinhos
100 g de azeitonas pretas e sem caroço
2 colheres de sopa de alcaparras
1 cebola pequena
1 talo de aipo
azeite

Modo de fazer: Retire a pele das fatias de peixe-espada, em seguida, corte-as em retângulo, deixando de lado as sobras. Bata levemente, evitando quebrá-las, e tempere levemente com sal e pimenta do reino a gosto.
Em uma tigela misture o queijo ralado, as sobras do peixe picadas, farinha de rosca, manjericão e salsa picada, um pouco de azeite, sal e pimenta. Divida o recheio e espalhe sobre os retângulos do peixe, enrole e prenda com um palito de madeira. 
Aqueça um pouco de água com uma pitada de sal e escalde a cebola picada, até ficar transparente. Adicione então os tomates picados, o azeite, a alcaparras, lavadas e secas, e as azeitonas cortadas ao meio, e o aipo, depois de escaldado em água fervente, levemente salgada, e cortados em fatias.
Refogue tudo por alguns minutos, coloque os rolinhos sobre o molho, envolva-os, girando cada um deles no molho, cubra a panela e continue cozinhando por cerca de 10 minutos, em fogo baixo. Vire os rolinho de vez em quando, para que eles cozinhem por igual. Descubra, remova o palito dos rolinhos, e deixe terminar o cozimento por mais alguns minutos.  Retire do fogo, e sirva os rolinhos quentes ou frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário