10 de abril de 2016

ROLINHOS DE MASSA FILO COM CAMARÕES OU LAGOSTA E PURÊ DE FAVAS.

Fonte e foto: cucchaio d´argento

O fins de domingo despertam o que há de pior em mim. E o que há de melhor, também.  A saudade de alguém que eu já fui, e não sou mais. Com a noite dos domingos, e do escuro da noite, chegam os cheiros e os perfumes da minha infância, a lembranças dos sabores, das imagens e dos fatos que sempre me encantaram e me surpreenderam. Uma delas, era o fato de, todos os anos, em determinados períodos, sem que ninguém plantasse ou cuidasse, alguns legumes e verduras nasciam e produziam, sob o comando da natureza. Havia, no sítio dos meus pais, um antigo vagão de trem, que era utilizado como depósito. Próximo dele, todos os anos, nasciam pés de feijão fava, que a minha avó usava para fazer uma maravilhosa sopa. A Fava (Vicia faba), é uma planta herbácia anual, que produzem vagens com sementes em forma de rim, com uma pele grossa e um tom esverdeado. Essa antiga leguminosa, já era citada em textos bíblicos. Há registro do seu uso pelos gregos, tanto seca,  quanto fresca, já nos anos 371 antes de Cristo. Bem, o meu objetivo aqui, não é a papel da Fava, na história de humanidade, mas sim, na história de minha vida. Você se lembra que ela nascia, todos os anos, espontaneamente, perto do vagão do sítio dos meus pais. Bem, a mina avó fazia sopa, mas hoje em dia, muito embora seja difícil  eu encontrar as Favas, eu faço um prato muito lindo sofisticado que pode ser feito com lagosta ou camarão. Vamos para a cozinha. Rindo, eu aviso que a minha cozinha nova é muito inspiradora, boa para cozinha e para namorar. ...risos....
Boa noite, para você que também tem lembranças de infância! Boa noite, para você que ainda tem perguntas não respondidas? Boa noite para você que nunca pensou no assunto! Boa noite para você que gosta de simplicidade! Boa noite para você que gosta de sofisticação. Com certeza você também gosta de mim! ...muitos risos...
Este prato é para aqueles momentos em que você realmente quer seduzir alguém! Deve ser servido acompanhado por uma taça de champanhe, claro! Ou duas! ...muitos risos...


Ingredientes
4 porções
2 lagostas ou 8 camarões grandes
1 laranja
1 limão rosa
1/2 colher (chá) de pimenta rosa moída
1 gema de  ovo
6 folhas de massa filo
100 g de feijão fava seca
brotos de agrião
40 g de manteiga
azeite extra-virgem e sal a gosto

Modo de fazer: Deixe o feijão fava de molho por 1 1/2. Leve ao fago  e cozinhe até as favas ficarem macias. Escorra e processe as Favas, até obter um purê. Leve ao fogo e refogue o purê, com azeite de oliva e tempere com sal. Eu cometo uma heresia. Eu douro um dente de alho espremido no azeite e depois refogo o purê e acerto o sal.
Se você usar  o camarão, ferva o camarão em uma panela com água levemente salgada. Eu costumo temperar os camarões, com sal, pimenta e suco de limão, antes de cozinhar. Cozinhe ligeiramente na água fervente. Se usar lagosta, ferva água em uma panela grande, com um pouco de sal, e cozinhe até ficar bem rosada. Retire do fogo, escorra e deixe esfriar. Quebre a cabeça e retire a carne da cauda e das garras. Misture os sucos da laranja, do limão rosa e a pimenta rosa ralada, e coloque as carnes para marinar na geladeira, por 30 minutos.
Retire a carne da lagosta ou os camarões do suco, e coloque para escorrer sobre papel toalha e ajuste  o sal. Coloque as folhas de massa filo, uma sobre as outras, separadas por filme plástico e corte em tiras. Pincele as tiras de massa com manteiga,derretida, pincele a carne de lagosta ou o camarão  com a gema batida. SE usar o camarão, revista cada um deles com a massa. Se usar a carne da lagosta. revista cada cauda e carnes das garras, em dois rolos, com as tiras de massa, coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga, e leve ao forno preaquecido a 180  graus, por cerca de 10 minutos, ou até ficar levemente dourado e crocante. Aqueça o puré de favas, e divida em 4 porções.
Se usar o camarão, coloque dois sobre cada porção de purê, se usar a lagosta, corte cada lagosta em duas partes, e coloque sobre cada porção de purê. Decore com brotos de agrião e sirva. Acompanhada com uma taça de champanhe, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário