21 de março de 2016

Pizza de batata e presunto cru, a la Bismarck

Fonte e fotos: cucchaio d´argento
Noite de lua cheia, brisa fresca, cheiro de jasmim. Há no ar, o som das asas de anjos,
os risos da menina que eu já fui, e surdo som do meu coração batendo, como um louco.
Dentro da minha mente, um exército de estrelas marcham em formação, e o meu cavalo branco passa, em disparada, carregando em seu dorso, uma loura e sonhadora garota. Eu me reconheço nela e eu sinto saudades de mim. Noite de lua cheia me trazem lembranças da minha vida na fazenda, noites de lua cheia tem o cheiro de uva madura, tem o cheiro de grama cortada, tem a adrenalina do medo, porque em minha terra natal, a mula sem cabeça era tida como uma fato. Quantas foram as noites de lua, em que eu cavalguei pelos pastos, enfrentando o meu medo de fantasmas. Essas mágicas noites de lua me trazem muitas imagens desbotadas pelo tempo, e são como fantasmas que se movem. Dentre todas as sensações que me trazem as noites de lua, a mais poderosa, a mais maravilhosa me invade, quando eu olho para o céu e eu sinto a tua presença. Sim, aqui estamos, você e eu, juntos, debaixo deste lindo céu estrelado. Boa noite para você, que também sente a magia das noites de lua! Boa noite para você, que também se encontra com as suas memórias. Boa noite, para você, que se encontra comigo.
Vamos para a cozinha. Noite está boa para uma pizza acompanhada de uma taça de vinho, ao lado das pessoas queridas. Vamos inovar, hoje, com uma delícia italiana. A pizza de batata Bismarck é um prato muito saboroso, composto de fatias finas de batata dispostos radialmente, coberta com os deliciosos frios italianos e o ovo. Fica pronta em 15 minutos, mas pode se tornar inesquecível. Como se pode esquecer de um prato apreciado em uma noite de lua cheia, ao lado da pessoa amada? ...muitos risos....
Mão à massa! Wooops! Mãos à batata! ...mais risos....

 Ingredientes:
2 batatas médias
4 colheres de sopa de molho de tomate
2 colheres de queijo parmesão ralado
50 g de queijo defumado
1 ovo inteiro
4 fatias de presunto cru
2 colheres de azeite extra-virgem
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Descasque as batatas, e corte em fatias muito finas e regulares. Se tiver, use um fatiador para cortar as fatias finas e uniformes.
Unte uma frigideira antiaderente com o azeite extravirgem, e disponha as rodelas em formato circular, até cobrir todo o fundo. Tempere levemente com sal e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Tampe a frigideira, tempere com um pouquinho de sal, e polvilhe com o parmesão ralado, e cozinhe, em fogo baixo, por 5 minutos.  Lembre-se que o queijo parmesão e o presunto cru são salgados.
Depois de 5 minutos, espalhe o molho sobre as batatas Disponha as fatias de queijo defumado em forma de flor e, ao centro da piza, abra um ovo cru, com cuidado. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino moída na hora. Tampe a frigideira, novamente, e cozinhe, em fogo baixo, por mais 5 minutos. Desligue o fogo, destampe a frigideira, disponhas as fatias de presunto cru, ao redor do ovo, sobre a piza. Deixe descansar por 2 minutos, e sirva.

Nota: Eu gosto mais de fazer este prato com as batatas fatiadas, mas você pode fazer, também, com purê de bata. Para garantir o cozimento das fatias de batata, eu costumo cozinhar levemente,  as batatas inteiras com casca, para depois fatiar. Se usar este método, não esqueça que as batatas devem estar "al dente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário