30 de junho de 2015

BOLO PODRE DE CASTANHA DO BRASIL


Procurando você, seguindo o teu cheiro,
como um lobo faminto, no frio do inverno,
eu vejo o teu rosto no universo inteiro,
eu queimo o coração, no fogo do inferno.
Vagando pela noite, nas pedras da calçada,
sentindo o vento frio cortando a minha pele,
eu penso em você, e eu peço à madrugada,
que a noite nos esconda e o dia nos revele.
Andando equilibrada no fio da navalha,
pisando sobre a lava de um vulcão ativo,
a mente e a visão às vezes embaralha,
e ainda assim eu sonho, e mesmo assim eu vivo...



Rindo, eu concordo: eu sou muito persistente, guerreira e muito, muito teimosa. Até a minha poesia é! ...risos...
Noite de inverno, com uma intermitente lua lutando entre as nuvens. Eu gosto das quentes, perfumadas e estreladas noites de primavera, mas as noites de inverno clamam pelo aconchego, pelas conversas ao redor de uma mesa e pelo namoro ao redor do fogo. Não! Não existe nada mais romântico do que namorar ao redor do fogo de uma lareira.. Rindo, eu confesso! Eu gosto tanto, tanto de lareiras, que eu até tenho todos os apetrechos para lareira. Eu tenho pinça, pá, vassoura, atiçador. Eu só não tenho a lareira. Eu tenho, também, um problema técnico. Não faz mais frio em minha região.Bem, eu posso resolver esse problema ligando o ar condicionado. Mais um problema técnico. Eu também não tenho uma aparelho de ar condicionado, porque eu gosto de calor. Quando faz calor, eu prefiro tomar banho de esguicho, no jardim. Diante de tantos problemas, eu tenho duas alternativas. Ou eu desisto da lareira, ou eu vou morar em um lugar bem frio. 
Vamos para a cozinha!Magnífica e poderosa, as castanheiras do Brasil, destacam-se e dão um especial encanto, na paisagem amazônica. Ameaçada de extinção, essa magnífica árvore produz frutos muito apreciados no mundo todo, e está inserida na culinária amazônica e brasileira. A castanha-do-Brasil é consumida pura, torrada, em forma de farinha, leite e enriquece doces e sorvetes. Rica em proteínas e carboidratos, fonte de selênio e rica em gorduras, a castanha-do-Brasil, ou castanha do Pará, é também utilizada em produtos manufaturados e cosméticos e se constitui como uma importante fonte de renda para as comunidades amazônicas.
Bertoholletia excelsa ,ou  castanheira -do-Brasil
 foto Clóvis Miranda

A chefe Kalinka recriou um sobremesa típica amazônica, utilizando a castanha-do-Brasil

Depois deste curto elogio a esta incrível árvore e os seus frutos, eu estou certa que você quer ir logo para a receita. Vamos para a cozinha? Eu tenho certeza que você vai adorar esta delicado e delicioso doce, tão, tão brasileiro. Se você gosta dos frutos brasileiros, é possível que você também goste de mim, porque eu sou um fruto do Brasil. ...muitos risos....
Pegue o teu avental e siga-me, porque eu já vesti o meu.

Ingredientes:

500 g farinha de tapioca granulada
1 colher (sopa) manteiga
500 ml leite de castanha-do-pará
400 ml leite
1 lata leite condensado
1 lata creme de leite
200 g castanha-do-Brasil fresca lalada
100 g castanha-do-Brasil  ralada, para decorar

Leite de castanha do Brasil:
250 g de castanhas do Brasil
500 ml de água

Modo de fazer: Para preparar o leite de castanha, aqueça a água por 1 minuto no microondas. Coloque as castanhas com a água morna no liquidificar e bata até obter uma líquido leitoso. 
Prepare  o bolo, aquecendo o leite de vaca no microondas por 40 segundos e misture à farinha de tapioca, para hidratar. Misture o leite da castanha com o leite condensado, creme de leite, e adicione à farinha de tapioca. Tempere com uma pitadinha de sal e junte a castanha do Pará ralada. Misture tudo até ficar bem consistente. Despeje a massa em uma forma de alumínio com um furo no meio, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 8 horas.  Quando estiver bem firme, desenforme e decore com castanhas de Pará e sirva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário