17 de maio de 2015

PÃO RÚSTICO ITALIANO




Eu gosto de vestidos brancos e palavras coloridas.
Eu gosto  de sentimentos sólidos e pensamentos fluídos.
Eu gosto de sons concisos e eloquentes silêncios.
Eu gosto de brisa fresca e carícias quentes.
Eu gosto de palavras doces em contextos picantes.
Eu gosto da sombra das árvores e das noites claras.
Eu gosto de passos seguros, mas eu adoro pisar em estrelas.
Eu gosto da vida, mas se eu pudesse escolher entre todas as coisas do mundo, eu escolheria você.
Heheheh! Aqui estamos nós, mais uma vez! Mais uma vez é domingo, fim de domingo, o que é um sinônimo de fim do mundo. ...risos...
Eu estou presa em casa já faz 3 dias, e isto esta me dando a sensação de eu estar perdida no espaço.
Fim de domingo é, também, sinônimo de tédio. Mas eu tenho um eficiente remédio para o tédio. Amassar pão cura algumas dores da vida. Só você é capaz de curar todas as dores. ...muitos risos...
Vamos para a cozinha, porque a receita de hoje, é muito receita de pão dos campesinos italianos, como os meus avós. Eu adoro fazer pão! Amassar, apertar, esticar essas macias, sedosas e elásticas massas, é delicioso. Mas amassar pão, a quatro mãos, é um indescritível, amoroso e sensual prazer.
Preparar este tão antigo e sagrado alimento, com paixão, é uma deliciosa mistura, é um prazer que se espalha pelo ar, como o perfume do pão quentinho, saindo do forno. Este pão denso, cascudo e muito perfumado. Experimente comigo, esta receita. Pegue o teu avental e siga-me, porque eu já estou vestindo o meu lindo e branco avental. ...risos...

Ingredientes:
Pão
850 g de farinha integral moída na pedra
20 g de sal
350 gramas fermento base
2 colheres de mel

Fermento base:
50 g de farinha de centeio integral
50 ml de suco de maçã
200 g de farinha de trigo
200 ml de água morna

Modo de fazer:
Fermento base:  Misture a farinha de centeio com o suco de maçã em um recipiente tampado,e deixe em temperatura ambiente, por 24 horas. 
Depois de 24 horas, adicione 100 g de farinha de trigo e 100 ml de água morna. Tampe novamente e deixe fermentar por mais 24 horas.
Passadas essa 24 horas, adicione mais 100 g de farinha de trigo e 100 ml de água.
Deixe descansar,  até que a massa comece a formar bolhas, que é o indicativo de atividade fermentativa. Coloque em um recipiente de vidro, e conserve em geladeira.

Preparando o pão:
Para preparar o fermento para esta receita, separe 40 g de fermento base, e conserve-o por 1 hora em temperatura ambiente. Em uma tigela ou bacia grande, dilua o fermento em 200 ml de água morna e misture com 200 g de farinha de trigo.  Tampe e deixe fermentar por 12 a 16 horas, em uma temperatura de 26 a 27ºC. Depois da fermentação, adicione a farinha de trigo moída na pedra, o sal,  e o mel. Eu misturo metade de farinha de trigo normal à farinha de trigo integral.  Misture bem e amasse com gosto, com paixão, em uma superfície lisa e enfarinhada. Amasse até formar bolhas. Coloque em um recipiente coberto, em local sem vento, e deixe descansar por 3 horas. Divida a massa em duas partes e modele o pão ao seu gosto. A forma clássica deste pão é redonda, com um corte em cruz no centro. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Deixe descansar, até dobrar de volume, e asse em forno preaquecido, por cerca de 40 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário