24 de maio de 2015

FERMENTO NATURAL QUASE RÁPIDO ...risos....

24 horas

Às vezes, eu penso que eu não sou deste mundo, porque eu tenho gostos muito particulares. Eu encontro alegria e prazer em coisas muito simples, quase invisíveis e até inesperadas. Não há nada mais delicioso do que o preparo de pães caseiros. Além de transformar qualquer construção em lar, já que o perfume do pão assado tem esse poder, é uma atividade fabulosa, sedutora e como eu sempre afirmo, quase sensual. Trabalhar essas macias, elásticas e fabulosas massas, que crescem em nossas mãos, é uma prática desestressante e fascinante. Mas há, na alquimia do pão, algo quase mágico, que são os fermentos naturais. Alguns processos são lentos, outros são ainda mais lentos, porque a natureza não tem pressa, mas o fermento que eu estou preparando, pasmem, ele é quase rápido. ...muitos risos....
Eu já postei uma fermento desenvolvido a partir da maçã e da farinha de trigo, cujo processo leva 22 dias, outros, a partir da água e da farinha de centeio, que demora uma semana, mas este, que eu estou preparando, demora apenas 3 dias.  Como eu já disse, ele é quase rápido. ...risos...
Para mim, preparar o fermento natural, é quase magia. Eu fico fascinada, quando aquela massa inerte começa a fermentar. Aquelas bolhinhas me seduzem mais do que as bolhas do champanhe. Experimente comigo esse inusitado prazer. Vamos para a cozinha?! ...risos...


Fermento base:
50 g de farinha de centeio integral
48 horas
Suco de 1 maçã vermelha
200 g de farinha de trigo
200 ml de água morna

Modo de fazer:
Fermento base:  Bata a maçã no liquidificador e coe, apertando a polpa para tirar bem o suco. Reserve o suco e descarte a poupa, ou use em outra receita. Misture a farinha de centeio com o suco de maçã em um recipiente tampado,e deixe em temperatura ambiente, por 24 horas. 
Depois de 24 horas, adicione 100 g de farinha de trigo e 100 ml de água morna. Tampe novamente e deixe fermentar por mais 24 horas.
Passadas essa 24 horas, adicione mais 100 g de farinha de trigo e 100 ml de água.
Deixe descansar,  até que a massa comece a formar bolhas, que é o indicativo de atividade fermentativa. Coloque em um recipiente de vidro, e conserve em geladeira.
Esse receita de fermento poderá ser a base de fermentação para várias receitas de pães. Aguarde novas fotos.
Como exemplo de uso aqui está o link para a receita do PÃO RÚSTICO ITALIANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário