28 de maio de 2015

BALAS DE COCO CARAMELADA

Perdida no espaço, na vasta escuridão,
eu sinto o perfume de flores que eu não vejo,
eu abro as janelas e as portas da prisão,
eu voo pela noite, nas asas do desejo...
O vento  do outono,  agitando as cortinas,
me convida a sonhar nas trilhas do jardim.
eu sinto o teu cheiro, entrando nas narinas,
eu navego feliz, em nosso amor sem fim...
Diante de você, eu dobro os meus joelhos,
eu fecho os meus olhos,  sorrindo fascinada,
eu beijo a tua boca, com meus lábios vermelhos,
eu molho o teu rosto, com lágrimas salgadas.
São tantas emoções que emanam do teu rosto,
são tantas as palavras de amor, que eu coleciono,
que eu sinto renascer, de um sonho decomposto,
o amor que foi embora, com o vento do outono.

Vento de outono, chuva de verão, frio do inverno e flores pelo chão. Assim é o Brasil! Todas as estações do ano se cruzam e se misturam em um só dia. É uma verdadeira bagunça do clima. Parece que o meu país tem uma verdadeira vocação para a bagunça. Bagunça na política, na  economia e até no clima. ...risos...
Com é, em tua região, a política, a economia e o clima?  Curiosidade a parte, vamos para a cozinha. Eu adoro receitas com coco, sejam elas doces ou salgadas. Eu adoro essas bala de coco carameladas. E você, também gosta de bala de coco? Eu acho que eu sou um pouco retardada. Eu parei na idade dos " porquês". ...muitos risos....
Eu prefiro cozinhar vestindo o predileto vestido de Eva (risos), mas eu cozinho usando o meu imaculado e lindo avental branco.  Vamos cozinhar juntos? Quando nós cozinhamos juntos, nós compartilhamos algo que exercita todos os nossos sentidos. Cozinhar, portanto, é um maravilhoso exercício sensorial. Até quando a comida não dá certo, é um belo exercício. É preciso resiliência, um elemento tão caro a todos nós. Boa noite para você que adora comer, boa noite para você que gosta de exercitar todos os teus sentidos, boa noite para você que gosta de compartilhar experiências, boa noite para você que gosta de bala de coco, boa noite para você, que, espertamente, gosta de mim! ...muitos, muitos risos...

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 gemas
100 gramas de coco ralado seco
1 colher de chá de  margarina

Calda:
2 xícaras de chá de açúcar cristal
1/2 xícara de chá de água
4 colheres de sopa de vinagre branco

Modo de fazer: Misture o leite condensado, as gemas, o coco ralado e a margarina em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo, mexendo sempre, até que a massa solte do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Faça bolinhas e leva à geladeira para secar.
Prepare a calda, misturando o açúcar e a água, em fogo baixo, sem mexer, até que a calda fique dourada. Misture o vinagre branco e misture, mexendo até a calda atingir o ponto de vidro. Misture. Para saber se está no ponto,  faça um fio  na água fria. Se ela ficar dura e crocante, está no ponto. Espete as bolinhas com um palito, mergulhe na calda e coloque em uma superfície untada, ou em papel manteiga. Quando secar, embale em papel  celofane, porque outros papeis podem grudar. Pode-se, também, colocar em forminhas bonitas, de preferência as de alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário