19 de abril de 2015

BOLO MÁGICO

Fonte: Giallozafferano
 A saudade é a viagem da memória,
é um  retorno  a tudo aquilo que  passou,
é um retrato virtual da nossa história,
e de tudo o que a gente mais amou.
A saudade anda descalça, em minha infância,
ela monta em cavalos, sem a sela ,
ela se veste, com graça e elegância,
mas se mostra desnuda, na janela...
A saudade vem tomar banho chuva,
e ela caminha pelas noites de verão,
embriagada pelo cheiro bom da uva,
e saciada pelo gosto bom do pão.
A saudade renasce, como a lua,
e eu me encontro com ela, ao luar,
a saudade  também sabe que eu sou tua,
por isso eu venho sempre aqui, te encontrar...
A saudade atravessa continentes,
como um míssil, ou uma ave peregrina,
ela  se encontra, com você, e alegremente,
eu me torno, novamente, uma menina.

Muito, muito duro! Fim de domingo é sempre um drama. A noite está maravilhosa, fresca e limpa, porque choveu. Ainda assim, eu estou sentindo aquele amargo gosto de um fim de domingo.
Rindo, porque eu sou uma pessoa alegre, mesmo quando eu estou triste (wooops!) eu estou aqui, preparando uma doce magia. Um mágico e doce bolo, para um ácido fim de domingo. Boa noite para você que adora fins de domingo! Boa noite para você que, como eu, odeia fins de domingo. Eu aposto que todos nós iremos  ter um fim de domingo delicioso, comendo um fatia deste surpreendente e mágico bolo. Bem, com um processo muito rápido, esse bolo irá apresentar, após o cozimento, 3 camadas com diferentes texturas. Uma gelatinosa, um cremosa, como um pudim e uma como se fosse um pão-de-ló. O segredo para o sucesso deste ideal doce, porém, é a precisão! Você tem, de fato, adicione os ingredientes em ordem, respeitando a indicação da receita, caso contrário, as camadas não vai formar corretamente. Que delícia! Falando com você, eu até esqueci que é fim de domingo. ...risos e beijos e abraços...

Ingredientes 
1 xícara (chá) cheia de  farinha  de trigo
4 ovos à temperatura ambiente
1 colher (sopa) de água fria
1 colher (sopa)  de açúcar refinado
150 g de manteiga derretida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
500 ml de leite integral quente
1 pitada de sal
1 colher (chá) de suco de limão

Cobertura: 
Açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de fazer: Em uma tigela grande, derreta levemente a manteiga no microondas e deixe esfriar, até chegar na temperatura ambiente. Separe a clara das gemas, em recipiente separados. Adicione o açúcar às gemas e bata em uma batedeira por 10 minutos, até obter uma mistura clara e fofa. Sempre batendo, adicione uma colher de água com 1 colher de extrato de baunilha e uma pitada de sal. Adicione a manteiga derretida, em temperatura ambiente e bata mais alguns minutos. Peneire a farinha e misture com o auxilio de uma batedor aramado, para não perder a aeração. Aqueça ligeiramente o leite e misture. Bata as claras em neve e adicione a colher do suco de limão.
Misture as claras em neve com o resto da mistura, delicadamente, para não desandar a mistura. Unte uma assadeira quadrada 20 x 20 cm e forre com papel manteiga. As dimensões do recipiente são importantes para obter a espessura correta do bolo.
Despeje a mistura no refratário untado e  forrado com papel manteis, e asse em forno pré-aquecido a 130 graus por cerca de 70 minutos. Depois de cozido, retire-o do forno e deixe o bolo esfriar completamente em temperatura ambiente, em seguida, cubra com um filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas, pelo menos.
Quando o bolo estiver firme, desenforme, polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte, com um fio de nylon, de preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário