16 de abril de 2015

GARGANELLI PALHA E FENO COM AÇAFRÃO E FUNGHI

Essa energia, que de mim emana,
e se eleva no topo da muralha,
é a tristeza que me torna humana,
e a esperança, que às vezes falha...

Esse poder, que eu trago comigo,
iluminando o meu sorriso largo,
é a doçura de um desejo antigo,
escondido no elixir amargo.

Dividido entre o céu e o nirvana,
e os mistérios dessa nossa identidade,
está contida em nossa natureza humana,
toda a beleza da nossa humanidade....

Nós, os humanos, nem sempre estamos felizes, nem sempre estamos triste, mas nós estamos sempre procurando um bom motivo para nós continuarmos a nossa jornada. Eu tenho, como todo mundo, os meus momentos de questionamentos existenciais, eu também faço balanços sobre as perdas e ganhos que a vida tem me proporcionado. Sempre que eu faço esses questionamentos, eu sempre chego à mesma conclusão. A vida é doce, mas ela não é mole não! ...risos...
Eu creio que eu mantenho sempre viva e minha paixão pela vida, porque eu me encanto com as pequenas coisas, com as pequenas maravilhas da vida. Uma semente que germina, uma planta que eu julgava morta e que floresce, uma rajada de vento, um céu cheio de estrelas, uma brisa perfumada que entra pela janela, o sorriso do homem que eu amo, o perfume de um vinho, o sabor de um prato de comida bem feito. Tudo me encanta. E assim eu toco a vida. Eu não economizo a vida, porque ela é finita. Eu não economizo o meu amor, porque ele é infinito. Vamos para a cozinha? Hoje a receita é massa. E eu amo fazer massas. Eu sempre me repito, mas não me custa lembrar. Eu gosto de preparar essas massas elástica, macias, porque este ato tem uma certa sensualidade. Vamos! Tente! Experimente! Vamos preparar garganelli!
O garnanelli é uma massa muito lindinha. É um rolinho de massa canelado e o seu nome deriva da palavra garganel do  dialeto da região emiliana, porque a forma dessa massa lembra o esôfago do frango. Bem, é melhor não lembrar a origem do nome. ...risos...
Todo mundo sabe que eu adoro preparar massas. Aos poucos, eu vou descobrindo as técnicas de preparo das nonnas italianas. Cada pequeno passo que eu dou, eu me sinto feliz como uma menina. E, claro que eu divido essa alegria com você. Vamos para a cozinha, que eu te ensino a preparar garganelli. ...muitos risos...
Nós vamos preparar a massa e depois o prato. Aí vem a melhor parte. Nós vamos comer o melhor garganelli do planeta, acompanhado por um bom vinho tinto. Acho que eu te conquistei! ...muitos risos...
Mãos a obra! Pegue o meu avental e siga-me. Nós vamos preparar a massa, que é a mais divertida das etapas.

Massa verde:
1 xícara de folhas de espinafre limpas e secas
1 ovo grande
1 xícara (chá) de farinha de trigo.

Massa amarela
1 ovo
1 g de açafrão moído
1 xícara (chá de farinha de trigo

Modo de fazer:
Massa verde
Bata o ovo com as folhas do espinafre no liquidificador, até obter uma mistura fina e bem verde.
Faço um pequeno monte com a farinha e vá misturando o líquido do espinafre, até obter uma massa homogênea, elástica e lisa. Como o tamanho do ovo e o líquido contido no espinafre varia, acrescente farinha, se for necessário, para obter uma massa que não grude nas mãos. Faça uma bola, enrole com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Eu faço um ritual.  
Eu sempre coloco duas gotas de azeite de oliva nas mãos e passo ao redor da bola de massa, antes de envolver a massa com o filme.
Massa amarela: Bata o ovo com o açafrão e repita o procedimento da massa verde.
Abra a massa com uma máquina de preferência, ou com o rolo, se não tiver a máquina. Corte a massa em quadrados com cerca de 5 cm de lado. Se você tiver a tábua e o rolo, basta enrolar cada quadradinho, conforme a foto. Se você não tiver, improvise com uma caneta mais grossa, coberta com filme plástico.


Ingredientes:
160 g garganelli palha e feno
150 g de cogumelos misturado
100 ml de creme de leite
1 xícara de Brandy
1/2 dente de alho
1/2 cebola
1 g de moído açafrão
2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Lave os cogumelos com água e limão e despreze a água. Escorra e pique em fatia. Corte as cebolas e refogue em uma panela com o azeite.  Cozinhe-os em uma panela com açafrão e cozinhe em fogo médio, até ficar macio. Adicione um pouco de água, se for necessário. Após o cozimento misture com o Brandy. Desligue o fogo e adicione o creme de leite e uma pitada de pimenta.  Eu gosto de processar uma parte do molho, para dar mais sabor ao creme de leite. Desligue o fogo e reserve. Cozinhe os garganelli em abundante água fervente, com um pouco de sal. Escorra, e misture ao molho, bem quente. Prepare o prato polvilhe pimenta do reino moída na hora  e sirva

Nenhum comentário:

Postar um comentário