26 de março de 2015

FLAN DE TAPIOCA COM COCO E CALDA DE AMEIXA PRETA




Curiosa, eu colo o  rosto, no espelho, 
e eu me pergunto: quem está do outro lado?
Sem eu pensar,  num impulso exagerado,
eu pinto a boca, com o meu batom vermelho.
Mas eu não vejo a minha boca colorida,
na moldura desta fria superfície,
eu creio, ainda, que se o espelho se partisse,
eu beijaria a tua boca, refletida.
E se calada, eu renego  e eu duvido,
deste amor, que me parece uma crendice,
eu ouço as palavras, que você nunca disse,
mas que estão ecoando em meu ouvido.
Curiosa e sorrindo, fascinada,eu não sei se eu te criei, ou eu te pressinto,
mas, no espelho, a minha imagem projetada,
é a  perfeita expressão do amor que eu sinto.

Touché! Você pensou que hoje, somente hoje, eu não iria começar o nosso delicioso encontro na cozinha, sem um pouco de poesia. Frustrada esperança!  A vida tem muitos sabores! Sem um pouco de poesia, os perfumes e os sabores da vida tornam-se monótonos. É como cozinhar muitos pratos com o mesmo tempero. O que torna a vida e a comida apetitosa e interessante, são as sutis nuances dos temperos e da poesia. Sem essa poesia do ser, nós seríamos apenas um complexo e idiota fenômeno físico-químico. O que nos torna fantásticas criaturas, é a nossa capacidade de pensar e de criar, é a nossa maravilhosa capacidade de nós nos apaixonarmos, nós nos emocionarmos,  é a capacidade de nós vermos além  das montanhas, e além das telas. É essa poesia de ser, que nós torna capazes de amar alguém que nós nunca vimos, a poesia de ser nos torna capazes de beijar alguém atrás do espelho.
Eu falei demais! ...muitos risos....
Vamos falar, agora, sobre a sobremesa de hoje. É uma delícia com origem indígena. É da raiz da mandioca, que vem a tapioca, uma criação da culinária indígena. É leve, fresca e deliciosa, além de linda. É como um beijo da pessoa amada, depois de um banho de cachoeira. Acho que me fiz entender. ...muitos risos...
Boa noite para você, que já descobriu a poesia da vida! Boa noite para você que está procurando...

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 xícara (chá) de farinha de tapioca granulada e fina
4 colheres (sopa) de coco fresco ralado

Cobertura:
1 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara de açúcar

Modo de fazer: Coloque a tapioca em uma tigela. Misture os três tipos de leite, leve ao fogo até o ponto de fervura, e despeje sobre a farinha de tapioca, mexendo bem, até ficar um caldo homogêneo. Adicione o coco ralado, misture e reserve por 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Distribua em 8 taças individuais, cubra e leve à geladeira, por 30 minutos.
Enquanto isso, prepare a calda de ameixa, levando todos os ingrediente ao fogo baixo. Ferva até que as ameixa fiquem macias e a calda encorpada. Retire as sementes das ameixas, e pique grosseiramente. Retorne ao fogo e ferva mais uns minutinhos. Retire do fogo, deixe esfriar, e coloque uma porção em cada taça. Decore a gosto. Um raminho de hortelão, um canudinho de beiju, uma lasca de coco fresco. Tudo vai bem e fica lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário